Esse artigo é participante do “Desafio Blogueiros: Vamos escrever um ebook em conjunto”, iniciado pelo Hugo Costa no Sites e Blogs.

SEO deve ser, sempre, uma preocupação constante de um blogueiro que planeje chegar a algum lugar na blogosfera. Sem os mecanismos de busca e principalmente o Google nossos artigos ficariam restritos a uma pequena quantidade de leitores limitada pelo nosso conhecimento nas redes sociais e contatos de e-mail.

Não estou dizendo que você precisa ser um especialista em SEO, mas como blogueiro você precisa conhecer e colocar em prática técnicas de SEO básicas, principalmente quando escreve seus artigos. Por isso se você quer se fazer conhecer e ter seus artigos lidos e comentados pelo maior número de pessoas possível, precisa estar atento a essas 9 dicas para melhor o SEO de seu blog.

Dica 1 – Palavras-chave

As palavras-chave em um texto são um ponto importante e que só podem ser definidas pelo autor do artigo. Então quando for escrever sobre um assunto saiba exatamente quais são as palavras-chave que você  precisa colocar no texto para ser melhor indexado pelos mecanismos de busca, mas sem perder a lógica humana, pois não se esqueça, por mais que procuremos escrever para ser bem indexado nos mecanismos de busca, nosso objetivo é levar informação a pessoas e não a máquinas.

Por exemplo, nesse artigo estou abordando dicas para SEO, então já sei que a palavra-chave SEO deve aparecer no texto, mas outras palavras-chave relacionadas podem também ser utilizadas para tentar melhorar a indexação nos mecanismos de pesquisa. Para essa tarefa de encontrar outras palavras-chave relacionadas a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords pode ser muito útil.

Dica 2 – Dê atenção as primeiras palavras de seu artigo

Quando os mecanismos de pesquisa indexam seu artigo, se você não preparou um resumo para aparecer automaticamente (como faz o plugin All in on SEO Pack e outros no WordPress), o que irá aparecer é o seu título e os primeiros 160 a 200 caracteres do texto. Então é muito bom se preocupar com esse início, colocando ali as principais palavras-chave de seu artigo, mas novamente lembro, estamos escrevendo para humanos e não para máquinas, então escreva de maneira natural.

como aumentar as visitas do blog

Dica 3 – Negrite suas palavras-chave no artigo

Quando terminar de escrever seu artigo, negrite as suas palavras-chave, deixando bem claro para os mecanismos de busca que aquelas palavras-chave são importantes para o contexto do artigo. Novamente lembro que não escrevemos para máquinas e sim para humanos, então tome cuidado para seu texto não ficar todo negrito. Não abuse dessa técnica.

Dica 4 – Sempre que possível utilize imagens em seus artigos

Além das imagens ajudarem a quebrar o texto, dando descanso para o leitor e acrescentando o sentido do artigo, elas também podem ajudar a aumentar as visitas de seu blog. Para isso é necessário ficar atento a alguns detalhes:

  • Tag Alt – Nessa tag colocamos um texto que descreva o que é a imagem. Se a imagem, por algum motivo, não abrir, esse texto irá aparecer no lugar dela. Os mecanismos de pesquisa utilizam essa tag para encontrar o conteúdo que o usuário está procurando. Coloque um texto relacionado a seu conteúdo e suas chances de aumentar as visitas do blog aumentarão.
  • Tag Title – Nessa tag colocamos o texto que aparece quando passamos o mouse sobre a imagem. Geralmente eu coloco o mesmo texto que coloquei na tag Alt.
  • Nome da imagem – Procure nomear a imagem com um nome bem parecido com o que ela representa dentro do artigo. Exemplo, se estou colocando uma imagem nesse artigo e ela representa uma técnica de SEO, posso nomeá-la como tecnicas-de-seo-para-aumentar-as-visitas-do-blog.jpg.
  • Tamanho da imagem – Dê preferência a imagens mais leves, além de abrir o artigo mais rapidamente, elas também serão melhor indexadas.

Outro detalhe é tomar cuidado para não infringir direitos autorais inserindo imagens sem permissão em seu blog. Os mecanismos de pesquisa podem lhe punir por isso e todo o trabalho terá sido em vão, além de correr o risco de ter que pagar direitos autorais ao proprietário da imagem.

Dica 5 – Descubra como estão procurando por esse assunto

Uma boa maneira de ter um artigo bem visitado é saber como ele está sendo procurado nos mecanismos de pesquisa. Para isso você pode fazer duas pesquisas simples. A primeira é utilizando o Google, comece a digitar o assunto e confira as sugestões para o tema. Você também pode digitar apenas a palavra-chave principal e analisar os resultados.

Outra maneira é utilizando a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Digite a palavra-chave principal e vá trabalhando os resultados e melhorando sua busca até encontrar o termo exato que deve trabalhar em seu texto.

Dica 6 – Utilize tags h2, h3

Quando estiver escrevendo seus artigos preste atenção as tags de cabeçalho (h1, h2, h3) e procure utilizá-las. Elas irão dividir seus texto em seções, tornando a leitura mais fácil e também irá dizer aos mecanismos de pesquisa exatamente onde uma seção terminou e outra está começando.

Nesse texto, por exemplo, o título utiliza a tag h1 que não deve aparecer mais em nenhum outro momento. Cada dica está entre uma tag h2 e se houvesse necessidade de separar algum texto dentro das dias, utilizaria uma tag h3 e assim por diante.

Dica 7 – Link outros artigos de seu blog

Se você possui outros artigos em seu blog relacionados ao artigo que está escrevendo, aproveite para deixar seus leitores conhecer também esses artigos. Os mecanismos de pesquisa também seguem esses conteúdos e dessa maneira você pode melhorar a indexação de outros artigos e consequentemente aumentar as visitas em seu blog.

Dica 8 – Pense bem no título do artigo

Um bom artigo começa pelo titulo, que em alguns casos pode ser responsável por 50% do sucesso do seu texto. Mas nem por isso você precisa, obrigatoriamente, iniciar seu artigo pelo título. Escreva seu artigo e defina um título provisório, mas só escreva o título definitivo depois que o artigo estiver pronto. Dessa maneira você poderá utilizar as palavras-chave mais relevantes do artigo também no título do artigo, quando possível.

Dica 9 – Reescreva seus artigos antigos

Agora que você já conhece essas dicas para melhorar o SEO de seu blog e artigos, talvez seja o momento de visitar seus artigos e, em alguns casos, reescrevê-los para melhorar o SEO, já que algumas dessas técnicas simples de SEO podiam não ser de seu conhecimento naquele momento.

Conclusão

Como você pode perceber nesse artigo, nem sempre será necessário a utilização de técnicas fantásticas para melhorar o seo de seu blog, muitas vezes pequenas atitudes já fazem a diferença.

Espero que tenha gostado e nos faça saber sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo?

Se você gostou do artigo, baixe, gratuitamente, o e-book colaborativo “Melhores dicas de SEO” do qual esse artigo é parte integrante.

Veja também:

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

35 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo

    estou criando um novo projeto, na realidade um mini-blog e estou com muita dificuldade para efetuar a divulgação dele.
    Como você me orientaria a fazer uma divulgação eficiente e rápida?

  2. Saudação Gustavo!

    Suas dicas são sempre ótimas, tenho certeza que quando postas em práticas surtirão um grande efeito positivo dentro de um blog,parabéns pelo artigo e a participação na criação do ebook, o que só fez aumentar a qualidade do mesmo. Abraços!

    1. Mirko,
      fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Quanto a participação no e-book colaborativo, foi um imenso prazer participar com pessoas tão talentosas e fazer novas amizades.
      Sucesso.

  3. Uma das coisas que nunca mais eu faço e tentar alterar o css. Uma vez fui seguir uma dica e foi terrível pela falta de conhecimento deixei várias coisas alteradas fora do padrão precisei pagar uma pessoa para acertar as besteiras que tinha feito.

    AInda não consegui achar os sites que fala para não usar as palavras chaves em negrito pois são em inglês e não lembro pelo que estava procurando no google.

    1. Claudio,
      o ideal é sempre ter um backup atual de seu layout, por mais que você tenha experiência… mais ainda para quem não tenha esse tipo de experiência. #ficadica.
      Abraço.

  4. Muito bom o artigo, são técnicas realmente simples mas que de médio a longo prazo fazem muita diferença, mais um participante do Ebook do Hugo Costa e com um post realmente de qualidade, parabéns.

    Sucesso pra você!

    Att,
    Alexandre – Blog Dinheiropolis

  5. Aqui mas uma vez no artigo. Olá pessoal vamos compartilhar esse artigo e dá uma força ao nosso amigo Gustavo Freitas, Um dos melhores artigos merecem ser divulgados. Mas todo blog/site está de parabéns aqui.

  6. Muito bom o artigo!
    Realmente reuniu ótimas dicas quanto a melhorar o SEO de nossos projetos.
    As vezes, podemos pensar que somente com a ajuda de um plugin para SEO, tornaremos o projeto bem otimizado. Mas o importante é mesclar entre essas suas dicas + plugin(s) + estudos aprofundados.
    Abraço!

  7. Olá Gustavo,

    Bem completo o artigo, acredito que foram citados 9 pontos realmente importantes, em destaque, acredito fortemente que abusar das palavras-chaves dentro do artigo, como o “negrito”, poderão soar como uma estratégia totalmente inversa ao esperado.

    Abraços

  8. Gustavo recebi no meu email em um dos sites em inglês que acesso não lembro mais o link no qual a pessoa dava também outras referências para não usar em negrito as palavras chaves e percebi que no Brasil é muito divulgado essa técnica.

    Nunca usei por achar que seja feio no texto mas realmente tem a dica de editar o css mas ainda não pretendo usar dessa forma porém anotada a dica tanto do site em inglês como a sua indicação ficarei neutro nesse caso.

    Editei o meu template e ja deixei no automático o h1 para evitar de esquecer.

    Peguei a dica de usar os posts relacionados no site do Paulo Faustino pois antes não usava e realmente ajudou bastante nas visitas mas como disse deixei também o outro plugin que ajuda nos posts relacionados com textos quem clicar em qualquer um deles é lucro pois deixa o visitante mais tempo no site.

  9. Ótimo artigo Gustavo.
    Muitas das dicas eu já conhecia, mas, é sempre bom ler sobre SEO. Quando comecei com meu blog não conhecia muito sobre SEO, então, sempre que posso aproveito para fazer a otimização em artigos antigos.
    Abraço.

  10. Ja andei lendo alguns não aconselhando a usar essa técnica Negrite suas palavras-chave no artigo. Eu nunca usei até por achar que fica feio opinião pessoal.

    Eu utilizo o 2leep para mostrar os posts com imagens e da um excelente resultado e junto logo abaixo utilizo um outro plugin que realciona os posts com textos.

    Sempre faço mais uso do h1 as outras não dou atenção.

    Excelentes dicas e parabéns.

    1. Cláudio,
      nunca li nenhum texto aconselhando a não usar a técnica de negritas as palavras-chave, poderia me enviar pelo menos um artigo pra analisar? Por enquanto continuo recomendando.
      Quanto ao H1 ele só deve aparecer uma vez no texto e geralmente os templates colocam o título do artigo automaticamente com a tag H1.
      Não citei nenhum plugin para relacionar posts pois o objetivo do artigo era mostrar tarefas que podem ser realizadas em qualquer plataforma e durante a escrita, mas obrigado por compartilhar conosco,
      abraço.

    2. Claudio,

      eu também sou da opinião do Gustavo … nunca tive oportunidade de ler que o negrito era desaconselhado … bem pelo contrário.

      Quanto à questão estética é facilmente contornável. Você pode editar o seu css para que o negrito fique com o mesmo aspecto do texto normal. Assim você não fica incomodado com o aspecto e os motores de busca continuam a ver que é negrito e a dar enfase ao conteúdo.

      Abraços

  11. Olá Gustavo,

    parabéns pelo artigo …. está muito bom. Será um prazer e uma honra poder contar com este artigo no ebook do desafio que lancei.

    Obrigado por divulgar e participar.

    Abraços