Você precisa entender que “APENAS” conteúdo de qualidade não é o suficiente para ter milhares de visitantes nos seus artigos através dos mecanismos de pesquisa (ou do Google, se preferir falar claramente) e esse artigo é justamente para lhe ajudar a não ficar no “APENAS”.

Esse artigo foi publicado no dia 26 de novembro de 2012 e editado em 26 de março de 2019.

O que é conteúdo de qualidade?

Muito se fala em conteúdo de qualidade, mas o que é isso realmente? Vamos começar entendendo cada uma das palavras.

De acordo com o dicionário online Michaelis,

  • Conteúdoadj (lat vulg contenutu) Contido. sm 1 Aquilo que está contido ou encerrado em algum recipiente. 2 Assunto, tema, matéria de carta, livro etc.; teor, texto.
  • Qualidadesf (lat qualitate) 1 Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza. 2 Excelência, virtude, talento. 3 Caráter, índole, temperamento. 4 Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão: Artigo de primeira qualidade. Trabalho de qualidade inferior.
Apenas conteúdo de qualidade não é o suficiente
Imagem: Pexels

Conteúdo de qualidade então pode ser definido como “um assunto ou tema que se distingue dos demais pela individualidade e pela excelência, de acordo com um certo padrão”.

Quando falamos em artigos publicados em sites e blogs o conteúdo de qualidade, de acordo com a definição que “montei” acima, baseado no Dicionário Michaelis, fica bem fácil de ser identificado. E você pode descobrir se o seu conteúdo é de qualidade apenas respondendo as perguntas simples abaixo:

  • Você entende mesmo do que está escrevendo ou apenas juntou partes de informações pela internet e reescreveu?
  • Você escreveu um artigo único ou é apenas mais uma informação sobre o assunto?
  • Se você não entendesse do assunto e procurando nos mecanismos de pesquisa chegasse ao artigo, você entenderia do assunto ou não?

Não ficando no “apenas”

É lógico que é necessário investir em conteúdo de qualidade, mas não é o suficiente e muitos blogueiros com textos maravilhosos e completos amargam pouquíssimas visitas em seus artigos.

Quer saber por que isso acontece?

Simples, por que “APENAS” conteúdo de qualidade não é suficiente, já que a concorrência é muito grande. É necessário que você também saiba escrever voltado para os mecanismos de pesquisa (técnicas de SEO), mas sem perder a qualidade.

Você não precisa se tornar um expert em SEO ou contratar uma empresa especializada, mas tem que aprender pelo menos o básico do SEO.

No Clube do Marketing Digital existem cursos e palestras que vão te ajudar muito com o SEO, mas não somente com esse ponto, já que existem vários outros.

Clube do Marketing Digital

Dicas de SEO básicas

Já escrevi aqui no Quero Criar um Blog um artigo com 9 dicas de SEO, básicas, que poderiam lhe ajudar a melhorar seu blog. Sugiro que leia.

Agora vou estender um pouco mais o assunto, focando exclusivamente na produção de conteúdo, mas que fique bem claro, não posso lhe ensinar a produzir conteúdo de qualidade e nem lhe garantir que utilizando essas dicas você terá conteúdo de qualidade.

O que posso lhe garantir é que se você não tem conteúdo de qualidade pouco lhe ajudará essas dicas.

Definir a palavra chave

Qual o tema do assunto que irá abordar? Qual a palavra chave que gostaria de posicionar nos mecanismos de pesquisa? Descubra e procure utilizá-la no texto algumas vezes, dando destaque a ela (negrito) e começando seu texto com essa palavra chave.

Pelo menos 500 palavras

Uma recomendação que todos concordam é que artigos com menos de 500 palavras possuem mais dificuldade de se manter nas primeiras posições das buscas, então procure produzir mais conteúdo, mas não apenas repetindo palavras ou o sentido geral, lembre-se que o conteúdo tem que ser de qualidade.

Slug do artigo

Slug é a url que é criada para o artigo. Procure não deixar essa url muito grande, tanto no Blogger quanto no WordPress você pode editar o slug facilmente, então dê preferência no slug para a palavra chave que quer posicionar e evite as Stop Words.

Stop Words – Como funcionam palavras de parada? – Mestre SEO

Utilize tags de cabeçalho

As tags de cabeçalho h2, h3… são muito importantes pra categorizar um texto e os mecanismos de pesquisa dão muito valor aos textos que os usam. Não adianta você negritar o título e o subtítulo de um artigo, você tem que utilizar a tag h2 para os de 1º nível, h3 para o 2º nível e assim por diante.

A tag h1 não deve ser utilizada, pois ela é utilizada no título de seu artigo, automaticamente pelo seu template (ou deveria, se não sabe, procure saber se isso acontece).

Utilize imagem com tag title e alt

Utilize imagens em seus textos e sempre coloque a palavra chave nas tags alt e title da imagem.

Renomeie também a imagem com a palavra chave, isso melhora o ranqueamento nas pesquisas por imagens.

Palavra chave no título

Além de colocar a palavra chave no slug é importante também que ela esteja no título do artigo.

Links de saída

É importante também ter links de saída em seu artigo, seja para outros conteúdos do seu blog ou para outros sites e blogs que possam complementar o assunto abordado.

Ninguém é capaz de escrever um artigo sobre um conteúdo e abordar todos os pontos e não deixar nada faltando. O Google pensa assim também. Nesse artigo coloquei vários links de saída.

Leia bons conteúdos sobre o assunto

Nem só de textos na internet, vídeos e cursos online vive o bom escritor. Leia livros também. No quesito livros posso te indicar um que já li e outro que estou começando a ler e vai te ajudar muito.

O primeiro é o “A arte de escrever para web e produzir conteúdos poderosos” do Paulo Maccedo. Para conhecer mais sobre o livro, basta clicar na imagem abaixo.

a arte de escrever para web paulo maccedo

O segundo é o livro “Copywriting – O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano” também do Paulo Maccedo, lançado recentemente. Para conhecer o livro, clique na imagem abaixo.

Copywriting livro paulo maccedo

Conclusão

Como disse no início apenas conteúdo de qualidade não é o suficiente. Espero que agora tenha entendido o porque da frase. É necessário fazer mais, ou será um conteúdo de qualidade que ninguém conseguirá encontrar, ficando restrito a seus amigos nas redes sociais.

E você, o que acha? Apenas conteúdo de qualidade é o suficiente hoje? Deixe seu comentário e vamos conversar a respeito.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

26 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom conteúdo Gustavo Freitas, a concorrência cada dia aumenta mais e nós temos que criar sempre ótimos conteúdos na web, as dicas de SEO vou seguir tudo a risca para poder melhorar nesta parte do meu site.

  2. Artigo claro, direto e com toda informação que precisamos. Se analisado mais a fundo, mostra todas as técnicas que você citou, um verdadeiro estudo de caso. Obrigada por compartilhar conosco.
    Abraço,
    Cris Prata

  3. Olá Gustavo,

    Eu aplico essas dicas em todos os meus artigos e posso dizer que realmente funcionam muito bem.

    Outro detalhe importante que eu aplico e que poucas pessoas dão importância é o tamanho do arquivo de uma imagem. Eu geralmente compacto elas bastante, assim o carregamento do artigo fica rápido.

    Parabéns pelas dicas!

    Abraço!

  4. Muitas dessas técnicas eu já sabia e utilizava em meu blog, rsrs. Mas confesso que vacilo muito as vezes deixando algumas passar em branco, e outras das dicas do amigo Gustavo eu não conhecia. Me ajudou muito para relembrar algumas técnicas e aprender outras.
    De fato, apenas conteúdo de qualidade não é suficiente. Eu mesmo já escrevi bons conteúdos e não me preocupei em trabalhar o SEO, resultado? Muito pouco visualizado na web. Mas colocando as dicas do amigo em prática acredito que melhora. Vou colocar em prática. Obrigado pelas dicas Gustavo.

  5. Ola Gustavo poxa vida como é bom encontrar blog como este com essas dicas super excelente eu mesmo não sabia agora eu sei vou estudar mais e mais e aplicar essas dicas que são relevante em meu blog valeu Gustavo muito bom artigo

  6. Com essas dicas e um bom conteúdo se faz um artigo excelente, aliás parabéns pelo artigo, direto e útil. Seu título é totalmente válido, não é a toa que os blogs estão tomando conta das Serps, pois naturalmente já são em parte otimizados, e pensar que até pouco tempo atrás grandes portais de notícias praticamente desconheciam SEO.

  7. Pois é, Gustavo. Muito bom e esclarecedor o artigo. Nos meus artigos, tento ser o mais completo possível da minha maneira (como você escreveu: “que se distingue dos demais” – tento me diferenciar dos outros, para que não fique a mesma coisa). Concordo com o que está no artigo, não basta apenas isso, mas fazer algo de qualidade para que possa ajudar a conquistar novos leitores e fazer com quê o Blog cresça. A união deste dois resultará em sucesso.

    Abraços!

    1. Alan,
      obrigado pelo comentário.
      O caminho é esse mesmo, seus artigos já são excelentes, só falta mesmo aplicar um pouco mais essas técnicas e certamente o sucesso será ainda maior no Mundo do Futebol.
      Abraço.

  8. Olá Gustavo. Bom na minha opinião conteúdo é o que salva qualquer site. Penso que a qualidade aliada com técnicas de SEO é muito importante na criação do artigo que vamos publicar Artigo maravilhoso. Agradeço em nome de todos os blogueiros. Valeu parceiro.

  9. Gustavo,

    Concordo com você! A ideia que a blogosera tem passado é: o conteúdo é o mais importante (concordo também!), porém as pessoas ficam com a impressão que os outros fatores pouco influenciam neste sentido. É um conceito um pouco “errado” que está sendo criado e tem prevalecido também.
    Excelente artigo e bastante direto neste ponto!

  10. Ótimas dicas Gustavo, eu comecei a usar algumas dessas técnicas a algum e tenho notado que as páginas que eu tenho usado estas técnicas realmente estão recebendo muito mais tráfego do que as demais.
    Abraço!