Nesse artigo vou compartilhar com você 7 motivos para reescrever seus artigos o mais rápido possível. Esse artigo foi escrito em 3 de fevereiro de 2011, quando já tinha escrito uns 2 mil artigos em meus blogs (hoje tenho +7 mil artigos publicados) e tinha acumulado uma experiência enorme em produção de texto para blogs, e hoje estou atualizando ele, ou seja, fazendo o que falo no título, reescrevendo o conteúdo.

Esse texto vai te ajudar a entender a necessidade de reescrever um conteúdo, tanto do ponto de vista do SEO, como do ponto de vista do conhecimento que o conteúdo está passando.

Esse artigo contém um conhecimento bem legal para quem quer aprender a fazer SEO onpage, mas não pense que esse é o único objetivo desse texto, o objetivo aqui é também te ajudar a produzir um conteúdo melhor, que realmente ajude outras pessoas a resolver o problema que o artigo está propondo.

7 motivos para reescrever seus artigos o mais rápido possível

7 motivos para reescrever seus artigos o mais rápido possível

Tudo muda. Regras dos mecanismos de pesquisa, informações que você inseriu no seu artigo, e por isso é interessante sempre estar atento e atualizando, quando necessário seus artigos. Vou te mostrar 7 motivos para reescrever seus artigos, mas existem vários outros, é claro.

1- Erros de português

Quando escreveu o artigo você cometeu algum erro de português e não percebeu. É melhor editar o artigo o mais rápido possível. Erros de português costumam afastar os leitores mais criteriosos. Se for um blog de autoridade então, faça isso o mais rápido possível.

2- Atualizar sua opinião sobre o assunto

Talvez quando escreveu o artigo você tinha uma opinião sobre o assunto abordado e hoje, após outros fatores, mudou sua opinião. É importante manter os artigos de seu blog de acordo com sua opinião no momento para evitar problemas e conflitos com outros artigos e comentários em outros blogs.

Agora o papo é SEO

De agora em diante os motivos são o bom e velho SEO, a indexação nos mecanismos de pesquisa. Quando escrever os artigos, talvez não entendesse bem de SEO, então agora é a hora de voltar a esses artigos e atualizá-los.

3- Atualizar os links do artigo

Se você colocou links internos e externos no seu artigo, pode ser que algum deles já não funcione mais, fazendo o visitante ir para páginas de erro. É melhor corrigir o artigo, pois nem o visitante, nem o Google, gostam de seguir links que não levam ao objetivo informado.

Aqui no Quero Criar um Blog, que tem 12 anos e possui +1 mil artigos publicados, sempre acontece isso. Existem plugins como o Broken Link Checker, que te ajuda a controlar esse tipo de ocorrência.

4- Melhorar a indexação no Google

Quando você atualiza um artigo o Google é avisado (se o seu blog estiver sendo indexado pelo mecanismo de busca) e visita seu artigo para entender o que mudou. Essa visita pode levar seu artigo para uma posição melhor em relação a anterior nos resultados de busca.

Claro, para isso, você terá que fazer as correções certas. No final do artigo vou te dar uma dica extra, para conseguir fazer as mudanças onpage necessárias.

5- Colocar as tags H2, H3

Talvez quando escreveu seus artigos não sabia que é importante escrever seus artigos utilizando tags de marcação para melhor posicionamento no Google. Reescreva então os artigos dando o destaque devido a cada parte do conteúdo.  Veja que nesse artigo usando o cabeçalho (H2) para escrever o título principal e o cabeçalho (H3) para escrever os 7 motivos.

Isso é muito importante para o Google entender seu conteúdo, e, acima de tudo, ajuda o leitor a encontrar o que realmente precisa e ter uma leitura agradável.

6- Linkar outros artigos de seu blog

Depois que você escreveu sobre aquele assunto pode ter escrito outros artigos que seriam interessantes para o leitor. Então reescreva o artigo e coloque esses links, isso irá aumentar o número de pageviews de seu blog e ainda será mais um caminho para o Google encontrar o conteúdo novo de seu blog, pois ele também vai seguir esse link.

→ 5 dicas para escrever um título de qualidade para seus artigos

7- Linkar outros artigos fora de seu blog

Outros artigos sobre o assunto foram escritos em outros blogs, que podem colaborar para o entendimento do seu ponto de vista, reescreva o artigo e coloque um link para esse novo conteúdo.

Pode parecer besteira, tentar indexar melhor no Google mandando seu visitante para fora dele, mas o Google gosta desse tipo de ação e seu visitante vai gostar ainda mais.

→ As maneiras de diversificar seu negócio online no Brasil [vídeo]

Dica extra – Como escrever bons artigos

Tenho uma dica extra para você.

Muito além de reescrever seus artigos, é importante saber escrever da maneira que te traga mais resultados.

No treinamento Google Adsense Experts 3.0 tenho um módulo exclusivo sobre criação de conteúdo, onde explico em detalhes, passo a passo e na prática, como escrever artigos que dão mais resultados com o programa de afiliados Google Adsense.

E tenho também um módulo exclusivo sobre Seo onpage e offpage que pode te ajudar muito a ter grandes resultados com tráfego que vem do Google.

Se você quer ter grandes resultados com seu blog, o Google Adsense Experts é o caminho mais curto, pois você não vai sozinho, eu estarei com você em cada etapa.

Para conhecer o treinamento, basta usar o link abaixo.

→ Quero conhecer o Google Adsense Experts 3.0

E você, já usa essa técnica de reescrever seus artigos antigos? Concorda ou discorda dela? Deixe um comentário e vamos conversar sobre o assunto.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

30 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Interessante mais parte de SEO um saco, as vezes fico espantado com velocidade indexação de algumas paginas web como g1 outras emissoras de noticias quase instantâneo

  2. Meus parabéns amigo Gustavo excelente artigo, sempre aprendo muito com o amigo, sou meio desorganizado .rs e nos últimos tempos tenho tentado me organizar, com artigos como esse nos ajuda a esclarecer um monte de coisas, grande abraço, e mais uma vez obrigado por dividir seu conhecimento.

  3. Concordo muito Gustavo. Reescrever artigos é uma oportunidade de melhorar algo que fizemos. O resultado é sempre melhor. É bom porque podemos oferecer uma experiência melhor para o leitor que chega no blog.

  4. Olá Gustavo!

    Concordo com essa técnica.

    Aliás, já a observo há algum tempo aqui no Quero criar um blog e passei a aplicá-la em alguns de meus blogs.

    Vou praticá-la ainda mais e compartilhar seu artigo.

    Paz e sucesso!

  5. Eu venho fazendo isso com alguns artigos, por exemplo no meu blog de informática, coloquei mais dicas no artigo pra quem estava com problemas de seguir o tutorial e só recebi elogios nos comentários. Com tempo deve subir um pouco nas posições do google.

    Ainda não vi o ConSeo e vou dar olhada. Sem duvida seus cursos sao muito bons Gustavo, vi isso no Clube do Marketing digital, um outro parceiro seu que é produtor também é o Victor Palandi, comprei um curso dele recentemente e também recomendo.

    Abraço e sucesso

  6. Olá Gustavo, obrigado pelos vídeos e artigos. Tenho acompanhado suas publicações e gostado bastante. Sou novato nos assuntos de internet e SEO e tenho uma dúvida. Eu tenho meu site principal e mais uns poucos secundários, além deles, ainda tenho redes sociais, além de postar artigos no Administradores.com e outros. Gostaria de saber se posso postar um artigo no site principal e nos outros lugares em que publico sem ser penalizado pelo Google. Se sim, quantas vezes posso publicar o mesmo artigo?

  7. Bem interessante este assunto, sempre que posso estou reescrevendo meus artigos, atualizando principalmente, pois algumas informações podem ficar defasadas e aprendi isso com você, antes tinha receio em fazer isso, se poderia ser prejudicial para o SEO, mas não é!

    Muito show!
    Sempre aprendendo muito com voce

  8. Olá Gustavo Freitas, tudo bem?

    Estou lhe acompanhando há alguns meses e gosto muito do seu trabalho sobre marketing digital. Acompanho você e mais alguns colegas seus da mesma área, porque pretendo fazer um trabalho com blog, mas com outro nicho: a enfermagem, pois sou enfermeiro, já tenho alguns anos de atuação na área hospitalar e pretendo compartilhar minha experiência com os mais novos.

    Abraço.

    Cordialmente,

    Paulo Soares

  9. É Gustavo seu conteúdo, o seu blog é rei fico olhando será se um dia o meu blog que é tão magricelo vai ficar um pouco mais recheado? Parabéns pelo exemplo de profissional que você é , e também por ajudar tanto as pessoas que em muitos casos estão patinando e não consegue sair do lugar, sabe Gustavo isto é coisa minha eu estou na fase de aprender a andar e cair eu gosto de entender por exemplo como editar um vídeo , que eu ainda não sei ,ter conexões corretas com as redes sociais , e por aí vai. são fases do nosso próprio crescimento é também legal mas
    Então é isto!
    Um Abraço!
    Flávia Rodrigues.

    1. Obrigado Flávia pelo comentário. Pode ter certeza que quando comecei, lá em fevereiro de 2008, não tinha esse conhecimento. Todos começam do ponto zero.
      Sucesso.