Erros que cometi ao criar meu primeiro blog e como você pode fazer para evitá-los. Esse artigo foi publicado originalmente em 7 de agosto de 2013 e atualizado em 03 de maio de 2023.

Qual a minha experiência com blogs para compartilhar isso com você? Bom, criei meu primeiro blog em fevereiro de 2008. Até hoje já criei mais de 100 blogs e já escrevi mais de 8 mil artigos em diversos assuntos, então acho que posso compartilhar com você algumas dicas para evitar que cometa os erros comuns aos iniciantes em blogs.

Hoje, quando começo o planejamento de um novo blog, já tenho os passos corretos que tenho que executar para criar um blog de sucesso. E eles estão baseados nos erros que já cometi…

Não aprendemos a andar com nossas próprias pernas ouvindo histórias de sucesso e seguindo um passo a passo onde tudo dá certo, aprendemos quando cometemos erros e temos que nos adaptar a uma situação adversa. Desse ponto vem a experiência necessária pra se vencer em qualquer situação ou profissão.

Com blogs não é diferente. É importante conhecer a história dos blogueiros que chegaram ao sucesso, mas tão importante quanto conhecer seus sucessos será conhecer seus erros, e isso poucos vão revelar, por isso resolvi criar o artigo e falar sobre 7 erros que cometi ao criar meu primeiro blog. Tenho certeza que lhe será muito útil.

7 erros que cometi ao criar meu primeiro blog

Vou relacionar para você os 7 principais erros que cometi ao criar meu primeiro blog, para que você não cometa esses mesmos erros e comece da maneira correta seu projeto de sucesso.

7 erros que cometi ao criar meu primeiro blog

1- Não fiz um planejamento

Não ter feito um planejamento foi meu primeiro e maior erro. Se tivesse feito um planejamento já no início do projeto, certamente não teria tido tanto trabalho depois.

Planejamento é essencial em qualquer empreendimento e também em nossa vida pessoal. Falhei em não pensar nisso e criar um blog sem planejamento. Sempre faça o planejamento antes de criar um blog.

Alguns pontos essenciais num planejamento são:

  • Definir o público do seu blog, pesquisando sobre o assunto
  • Selecionar os principais problemas desse público e focar em resolver esses problemas
  • Em quais redes sociais vai atuar
  • Qual plataforma vai utilizar
  • Como vai monetizar esse blog
  • Etc…

2- Não criei um blog de micro nicho

Como não fiz um planejamento e nem pesquisei sobre o assunto, acabei não criando um blog de micro nicho e sim um blog bem genérico, onde falava de vários assuntos soltos e sem nenhum tipo de conexão. Isso não fez muita diferença no começo, pois a concorrência profissional era pequena, mas alguns meses depois senti o erro de maneira brutal.

Hoje crio apenas blogs de micro nicho focados na solução de problemas do meu público alvo. Além de ser mais fácil de gerenciar, também é mais fácil de realizar a monetização do projeto. Sempre crie blogs de micro nicho.

3- Não planejei meus primeiros artigos

E a falta de planejamento continua me assombrando… Não planejei meus primeiros artigos, apenas comecei a escrever sobre o que me interessava e não sobre o que interessava ao meu público alvo (que público alvo?).

Se tivesse planejado meus primeiros artigos os resultados seriam infinitamente superiores, pois estaria escrevendo sobre assuntos relacionados a uma temática, tentando solucionar um problema ou então criando tutoriais dentro da área de atuação do blog.

Sempre planeje seus artigos e posso te garantir que os resultados serão muito, mas muito superiores. Se já tem artigos escritos, veja no artigo abaixo alguns motivos para reescrever seus artigos (o que fiz com esse artigo).

4- Não procurei aprender o básico sobre SEO

Quando comecei não sabia nada sobre SEO. Na verdade nem sabia que existia algo assim, mas quando conheci, no começo, não dei a importância devida e isso foi um erro GRAVE.

Aprendi tudo que precisava sobre SEO e hoje ao criar um novo blog tenho essa importante variável em conta ao realizar o planejamento do blog e dos primeiros artigos e tem feito muita diferença nos meus negócios.

Mesmo hoje que meu foco é quase que 100% em tráfego pago ainda me preocupo em escrever seguindo as diretrizes básicas de SEO, pois tráfego nunca é demais.

5- Não utilizei redes sociais

Outro erro grave. Demorei muito para me render as redes sociais e entender que elas eram mais que “diversão”. Quando entendi esse ponto os resultados começaram a aparecer. Mas não somente isso, comecei também a fazer novos contatos, parcerias e amigos.

Hoje ao se criar um blog não cometa o erro de não criar uma página de fãs no Facebook e contas em outras redes sociais de nicho espalhadas pela internet.

Outro ponto importante relacionado a redes sociais é o tráfego pago. Demorei também para entender isso, mas quando entendi, os ganhos foram estratosféricos. No link abaixo você tem acesso a meu treinamento gratuito sobre Tráfego Pago para Blogs.

→ Acesse agora o curso gratuito sobre tráfego pago

6- Tentei ganhar dinheiro com o blog desde o primeiro dia

Esse foi outro grande erro. Ao criar o blog, comecei a ler a respeito de como ganhar dinheiro com blogs e me deixei levar logo nos primeiros dias.

Resultado, fiquei muito desapontado, pensando seriamente que tudo que tinha lido era uma grande mentira. Fiquei frustrado e desanimado com o projeto a médio e longo prazo, pois não se tornaria a renda que pensei.

Não pense em ganhar dinheiro com seu blog no começo. Trabalhe o conteúdo e quando tiver um número de visitas superior a 300 visitas por dia, comece a ler e pesquisar sobre como ganhar dinheiro com blogs.

7- Não capturei contatos

Esse erro eu só percebi muitos anos depois de começar com meu primeiro blog. Ter uma estratégia de captura de contatos desde o início do blog pode fazer toda a diferença, principalmente se o blog estiver num nicho muito propício a venda de infoprodutos, produtos ou serviços.

Você pode capturar contatos através de:

  • E-mail marketing
  • Manychat
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Notificações Push e outros

Se quer aprender a trabalhar com e-mail marketing, tenho um treinamento gratuito no meu canal do Youtube.

Conclusão

Falar sobre acertos, metas alcançadas, cases de sucesso sempre é fácil, mas nem sempre passa experiência necessária para os que estão começando.

Por isso resolvi escrever esse artigo com os 7 erros que cometi ao criar meu primeiro blog e espero que te ajude na criação de seu próximo blog.

E você, que erros cometeu ao criar seu primeiro blog? Deixe um comentário e ajude a enriquecer a experiência do artigo.

E, para finalizar, quero te convidar a conhecer a minha comunidade Google Adsense Club, onde você aprende a criar um blog de micro nicho, fazer tráfego pago e ganhar dinheiro com Google Adsense (em dólar).

→ Quero conhecer a Comunidade

Leia também

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

42 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Bom dia.
    O item 4 reflete muito o início de um blog, nao buscamos estruturar os artigos, conteúdos estruturais e backlinks.

    Excelente dicas, abraço.

  2. Gustavo, vejo você sempre falando de micro nichos, mas uma dúvida que tenho é: Como ganhar com Adsense num blog que provavelmente vai dar poucas visitas? Por que pela minha experiencia pra dar uma boa grana tem que ter no mínimo umas 100 mil visitas mês. Isso não procede?

  3. Muito Legal as Dicas, e vale a pena seguir a risca todos eles, e mais outras Dicas Complementares nos Comentário Muito Legal mais parece um Saga um Legado é Importante para todos que estão Começando, Obrigado por enriquecer nossa Web com Conteúdo Satisfatório. ah sobre blogs já tive Vários mais sempre volto para mesmo nicho e que Comecei mesmo sem Experiência não Desistir quem quiser Conhecer: https://www.videomensagemdeaniversario.com/

  4. Top!! Só faz 1 ano que tenho blog, e de 4 meses pra cá, eu aprendi muita coisa. Hoje já faço um artigo com palavras chaves e vou monetizando. Ninguém já nasce sabendo de tudo. Essa história de reescrever os artigos e maravilhoso.

  5. Que Artigo fantástico, eu estou na sua lista, e diversos e-mails nem vinha abrindo, e a vi um tema que me chamou a atenção, abriu e vim cair nesse artigo, que pelo que percebi, é de longa data, mas esta atualizado… Ha um ano e meio mais ou menos criei meu blog, e vem me interessando por outros nichos e fazer blog, e se tivesse pesquisado mais, não teria errado no inicio, errei um pouco, mas logo aprendi, mas estou achando fantástico você reescrevendo novos artigos e colocando em prática o que já foi ajudado a alguns anos atrás e é ótimo e estou aqui lendo os artigos do blog para aprender, gostei muito dessa idéia em reescrever alguns artigos antigos…

    parabéns, e em breve quero fazer seu Curso de Adesense

    1. Edson, obrigado pelo comentário. Gosto muito dessa questão de reescrever artigos, faço muito isso, afinal ferramentas e experiências evoluem e por que não colocar isso nos artigos?
      Abraço.

  6. Artigo atualíssimo e com boas dicas para iniciantes ou mesmo para os adormecidos no entuito de ter o próprio blog monetizando na web. Excelente!

  7. Também cometi o mesmo erro Gustavo, estou reformulando todo o meu blog e agora é foco nas estratégias que levam conhecimento ao meu público.

    Quando comecei a escrever artigos com tutoriais em vídeos as visitas aumentaram muito.

    Obrigada pelas dicas. Aprendemos a cada dia.

  8. Gustavo
    só agora que cheguei a esse artigo, se tivesse lido ele há 10 meses quando comecei não tivesse perdido 8 meses. Há 2 meses que estou seriamente com meu blog e custei aprender todo isso que você mencionou.
    Posso deixar uma dica? Coloque esse artigo no home de seu blog. Acho Importantíssimo que muitos blogueiros iniciantes saibam dele!
    Abraços,

  9. Gustavo, o seu livro ‘Como criar um Blog de Nicho” é realmente muito bom, pois é fácil de entender. Mas tenho uma dúvida, tem profissionais que dizem não precisar de “um blog” para começar, uns se pronunciam até mesmo contra isso. Outros falam de sites, fico confusa sobre isso.
    Abraços,
    Meire

  10. Muito bom, é um ótimo artigo aprendemos muito com nossos erros mais aprendemos muitos com os erros dos outros também.
    Valeu meu amigo um abraço!!!

  11. Olá Gustavo!

    Acredito que o primeiro erro seja o mais comum. Criar blogs genéricos.
    Apesar de eu ter um blog de nicho (marketing digital) muitas vezes ainda me sinto tentado a escrever sobre outros assuntos do meu interesse mas tenho me contido bem e já planejo criar outros blogs de nicho.

    Sucesso.

  12. Olá, Gustavo. Além dos que você já arrolou, alguns erros que cometi foram 1) não manter uma rotina coerente de publicação de artigos, 2) utilizar imagens grandes, 3) não observar a “concorrência”, 4) não ter um autorresponder, 5) não perguntar o que minha lista desejava, 6) não divulgar diariamente o blog, 7) não criar parcerias… e por aí vai.

    Sempre tive dificuldades com planejamento, mas a dica que deixo é “arranje tempo para seu blog, antes de se arrojar a blogar!”

  13. tirando o ‘6- TENTEI GANHAR DINHEIRO COM O BLOG DESDE O PRIMEIRO DIA’, os outros erros todos eu cometi e na maioria em ainda insisto 🙁

    Esse 6 eu só não cometi porque acho estranho quando vejo isso em blogs alheios…a pessoa tem dois posts ou praticamente nenhuma participação de leitores, mas meia dúzia de anúncios espalhados pelo blog.

    Claro que eu adoraria ‘viver’ como blogueira, mas creio que só colocarei anúncios no blog quando esse tiver uma visitação e participação dos leitores mais fixa. Hoje ainda é muito inconstante, sobe e desce dependendo da minha participação/divulgação na blogosfera e em redes sociais.

    E eu já tive a fase de ficar mudando de blog, por várias razões. Agora no Pitacos de Lua estou tentando evitar isso, porque mudar de endereço toda hora se já não é bom na vida real, o que dirá na virtual.

    Dos outros acho que o pior erro é ‘2- NÃO CRIEI UM BLOG DE NICHO’. Isso de abrir um blog e sair postando qualquer coisa é complicado, principalmente se vc não é muito social e não tem ‘trocentos’ amigos pra entrarem no seu blog só porque, afinal, é blog de amigo.

    Blog de variedades até pode ter, mas tem que ter pelo menos algumas coisas definidas que as pessoas saibam que vão encontrar por ali, agora é que to conseguindo estabelecer alguns temas fixos, em dias idem, no blog além dos posts ‘o que deu vontade de escrever hoje’

    Mas confesso que levar o blog ‘a sério’, ainda é um problema, tenho crises de ‘preguicite de escrevititi’ aguda que costumam durar dias. Talvez essa coisa de não ter nicho atrapalhe muito porque em penso em tantas possibilidades do que postar que no fim acabo não me decidindo por nenhuma,aí o dia passa(as vezes vários), o blog fica sem atualização e o que eu tinha conquistado junto aos leitores volta pro zero

  14. Ainda bem que hoje tem você e outros excelente profissionais para nos auxiliar com dicas sobre tudo isso.

    Mas mesmo assim, eu também já errei muito e tenho a cada dia buscado melhorar, consertar os erros.

    Tenho percebido bastantes bons resultados.

    Parabéns pela publicação e sinceridade sempre demonstrada em sua escrita!

    Abraços!

  15. Caro Gustavo!

    Eu cometi todos esses erros e continuo cometendo por falta de conhecimento adequado ou por seguir dicas erradas.

    Na internet, temos a facilidade de encontrar centenas de dicas e tutoriais. Mas muitos blogueiro escrevem sobre aquilo que pensam e não sobre aquilo que é realmente correto.

    Mas considero blogar como um ato contínuo de aprender todos os das. Pois os procedimentos na internet mudam. O Google está sempre mostrando formas de mostrar links ou então de ocultá-los.

    Enfim, todos os blogueiros devem ler muito. Quer saber? Devem ler mais do que escrever.

    Sucesso a todos!

  16. Gustavo, o artigo e a tua sinceridade colocada está excelente. É por isso que gosto daqui. Tudo é natural. Em relação aos erros, vejo que pequei em alguns também… Sempre somos sujeitos a erros. Continue firme amigo e é sempre uma honra comentar aqui. Abraço.

  17. Olá Gustavo
    Vou contar um pouco da minha experiência.
    Em maio de 2010 criei um blog para divulgar algumas das minhas experiências na área de reparação eletrônica. Eu já era conhecido no ramo pois, escrevi num jornal técnico por mais de 5 anos. Depois me afastei por falta de tempo.
    Na época nem sabia direito o que era blog. O blog ficou parado e de repente vi que mesmo parado tinha mais de 15 mil visitas.
    Um colega me chamou atenção para isso e disse você está perdendo dinheiro.
    Aí retomei o blog no inicio deste ano com a intenção de ganhar dinheiro.
    Ao mesmo tempo comecei a estudar sobre blogs. Comprei deu curso sobre blog de nicho. Já li uma vez e agora vou começar a ler de novo e por em prática.
    Estou na fase de planejamento.
    Preciso urgente de um plano de um plano B pois em janeiro de 2015 estarei aposentado compulsoriamente como funcionário público e grana vai cair mais ainda. Pouco de pouco é menos ainda.
    No mês de setembro vou ter um mês de licença e pretendo colocar o blog no ar cara nova no wordpress.
    Ainda tenho que estudar muito para ver como faço esta migração de forma segura.
    Aí sim pretendo pensar nos programas de afiliados e vender alguns info produtos meus. Livros sobre eletro eletrônica. resolução de questões de concursos técnicos e o que vier mais.
    Sigo vc há mais de 6 meses e outros blogueiros tb. Gosto do seu trabalho e Smania, me parecem mais pé no chão.
    Essa é minha experiência.
    Hoje, ainda trabalhando de forma empírica tenho uma media de 40 visitas dias. Percebi que é pouco pra ganhar dinheiro. Por isso estou trabalhando firme do planejamento. Estudando muito. Ainda preciso aprender sobre redes sociais, pois não me rendi a elas.
    Quem sabe até o final do ano eu consigo virar o jogo.
    Abraços
    Paulo Brites

  18. Gostei bastante do artigo, praticamente sintetizou todo o trabalho que se deve fazer na criação de um blog. Bem mais proveitoso que muito artigo gigantesco que tem por aí.

  19. Valeu Gustavo, com certeza este artigo se encaixa como uma luva na minha situação, estou lendo-o com muita atenção e carinho.
    Como falei ante serei um case para você seja de sucesso ou não… kkk brincadeira.
    estou começando de novo agora com suas dicas.
    se puder de uma olhada :
    http://aprendaefaca.com/java/
    Especifico na área que trabalho e conheço.
    Abraço e muito obrigado
    Seu material sobre como criar um blog de nicho tem me ajudado muito.

    1. Rubens,
      que bom que o artigo foi útil pra você.
      Apenas uma dica, se eu fosse você registrava um domínio específico pra esse blog, em vez de utilizar um domínio que já tem.
      Tente colocar a palavra java no domínio.
      abraço.