O post de hoje foi motivado pelo comentário de um de nosso leitores, o Alexandre K. Cordeiro no artigo onde apresentava templates magazine para blogs onde ele disse o seguinte:

Aviso: Esse artigo foi publicado originalmente em 8 de março de 2013.

“Olá Marilúcia,
Achei alguns bonitos, mas não utilizaria pelo fato de não serem responsivos.
Abraço!”

Com o crescente aumento do uso da internet via dispositivo móvel como o celular e o tablet o template responsivo ajuda o blog/site a caber em qualquer tamanho de tela.

Segundo estudo apresentado na Mobile World Congress (MWC 2013) realizado no final de fevereiro em Barcelona, Espanha indica que o consumo de dados móveis de celulares e tablets já equivale a 12 vezes o que a internet convencional tinha no ano 2000 e isto é algo impressionante, daí percebe-se a importância de se usar um template que se adeque aos mais variados tamanhos.

O que é um template responsivo

Template Responsivo
Imagem: Reprodução

O template responsivo é um layout que se adapta a qualquer tamanho de tela independentemente do dispositivo que esteja sendo usado para acessar, desde um celular com tela de 2” polegadas, até uma TV de 50”, como o próprio nome já diz (responsivo) ele consegue responder a qualquer tamanho de tela para se adequar da melhor forma de acordo com o dispositivo usado, seja ele um PC, um notebook, um netbook, um tablet, uma TV. Ou seja, o mesmo layout é usado para diferentes telas sem a necessidade de redirecionamentos ou aplicativos e plugins para identificar o formato da tela, o que torna o site mais amigável e leve para celulares, por exemplo.

Vantagens do Template Responsivo

  • Um único design (layout) para vários tipos de tela
  • Deixa o blog/site mais leve para dispositivos móveis
  • Evita redirecionamentos
  • É mais amigável para o visitante
  • Evita conteúdo duplicado e punições dos mecanismos de busca

5 templates responsivos gratuitos para blogger

Como templates responsivos não são tão populares na plataforma blogger e não são tão fáceis de adapta-los além de que muitos são pagos, tragos neste post 5 templates responsivos gratuitos para ajudar seu blog a caber em qualquer tela.

1. Responsival Template

Responsival template

Demonstração                                                               Baixar

2.RBSimple

RBSimple_responsive

Demostração                                                                     Baixar

3. Copyblogger V2

copyblogger-v2-responsive-blogger-template

Demostração                                                                   Baixar

4. MyTimeline Responsive Blogger

MyTimeline_responsivo

Demostração                                                                          Baixar

5. MyExtraNews Responsive Blogger

MyExtraNews_responsivo

Demostração                                                            Baixar

 

Conclusão

Agora que você já tem uma noção do que seja um template responsivo e com o crescimento exponencial do acesso a internet através de celular e tablets nada melhor do que se pensar ou até mesmo já começar a usar os Templates responsivos em seu blog.

Se achou o conteúdo interessante deixe aqui sua opinião.

Abraço.

 

 

Marilúcia Santos

A cada dia lutando para torna-se uma blogueira profissional. Adora internet e tecnologia. Administra o Como Escreve ,o Blogando...

Participe da conversa

32 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá!! Boa noite! Adorei os templates, mas, infelizmente o que mais se adequaria com o estilo do meu blog não está mais válido o endereço. Tem algumas postagem mais recente com novo templates para blogspot?!

  2. Ótimos templates, estava a procura de um template responsivo simples, mas que oferecesse qualidade. E essa lista foi justamente o que estava procurando. Obrigado!

  3. Templates responsivos gratuito é muito difícil de encontrar, eu já uso um responsivo, porém tiver que comprar, para quem deseja ter um template responsivo esses aí são ótimos, parabéns pela escolha Gustavo.

  4. Boa noite pessoal…

    gostei de alguns templates aqui, mas não entendi como configurar RBSimple… Ex. mudança de idiomas, organização dos post na página inicial do blog, etc…

    Se puderem me ajudar desde já agradeço.

    Att

    Paulo

  5. Eu já tive a oportunidade de utilizar este tema Copyblogger. Não gostei muito.
    No inicio ele é até bacana, mas assim que você tenta extrair mais dele, te deixa na mão.

    Desta lista, me pareceu que o Responsival é o melhor.

  6. Alô Pessoal,

    Gostei muito dos templates e comentários. Gostaria de saber como instalar no blogger.

    Obrigado,
    José

  7. Oi Marilisa òtima postagem… Eu que estou a caça de um bonito templete responsivo.
    Vc poderia explicar melhor essa frase: “Evita conteúdo duplicado e punições dos mecanismos de busca” Como vc sabe publico releases que chegam de jornalistas e esse conteúdo é publicado em inúmeros jornais on line… Fico no aguardo Bjs

    1. Querida Bebel, com o template responsivo não há a necessidade de se criar um outro endereço para será acessado por aparelhos móveis, portanto não haverá nem conteúdo duplicado e nem punição dos mecanismos e buscas.

      Abraço, qualquer dúvidas sabe como falar comigo.

  8. Olá, Marilúcia. Esse tema está cada vez mais relevante e logo não haverá mais como o blogueiro deixar de ter um template responsivo. No WordPress, o único de me lembro é o Resizable da Theme Junkie, que é pago. Achei muito bonitos os templates, embora não sejam da plataforma que utilizo. Valeu.

    1. Olá Valter! Você tem razão quando diz que em breve se tornará necessário a o uso do template responsivo dado o aumento do número de acesso através de dispositivos móveis. Existem alguns temas WordPress responsivos gratuitos, não é fácil encontrá-los, no caso do blogger ainda é mais difícil. Em breve vou trazer aqui alguns temas wordpres gratuitos.

      Abraço.

  9. Olá Marilúcia.

    Todos os templates são ótimos, mas eu gostei do 5 ele e ideal para o meu blog de noticias, irei conversar com os redatores do meu blog para tratarmos da nova mudança do layout, se eles gostarem eu irei mudar e colocarei o link do blog aqui para você conferir como ficou.

    Abraços.

    1. Que bom que você gostou Samuel, ele é ideal mesmo para blog de noticias, um template clean, com 3 colunas e slide bem elegante, além de ser responsivo, claro!

      Se mudar vou querer conferir como ficou, qualquer coisa entre em contato comigo.

      Abraço.

  10. Olá Marilúcia,

    realmente são ótimos templates, e por serem responsivos são ainda mais excelentes, já que templates responsivos para blogger são dificil de achar.

    Parabéns e obrigado por compartilhar.

    Abraço!