Quando acesso o WordPress baixa um arquivo download.gz. Se você está passando por esse problema, fica comigo nesse artigo que vou te mostrar como resolver esse problema, pois passei por isso ontem (na verdade descobri isso ontem, mas já tinha dias que estava acontecendo).

Esse problema me fez perder 70% de minhas visitas

Se você está passando por esse problema preciso te alertar que ele me fez perder 70% de minhas visitas. Por quê? As pessoas chegavam a meu blog e quando clicavam para abrir a página, o que acontecia era aparecer uma página em branco e começar a fazer o download de um arquivo chamado download.gz.

Então se o seu blog está com queda nas visitas repentina, fique atento, esse pode ser o problema. Veja só o gráfico com as visitas dos últimos dias.

Quando acesso o WordPress baixa um arquivo download.gz Como resolver

Como pode ver as visitas caíram drasticamente. Esse é um blog que funciona bem no piloto automático e me gera uns $10,00 por dia no Google Adsense.

Só descobri isso por conta de uma amiga que acessou o blog e me informou do erro. Eu perdi visitas e dinheiro nesses 7 dias, aproximadamente $50,00.

Quando acesso o WordPress baixa um arquivo download.gz: Como resolver

Se Quando você acessa o WordPress baixa um arquivo download.gz, isso precisa ser resolvido imediatamente. No caso da minha instalação do WordPress o problema aconteceu por que a hospedagem atualizou a versão do PHP, só que no meu arquivo .htaccess ainda tinha a referência a versão anterior do PHP.

O que fiz foi abrir meu arquivo .htaccess, apagar todo o conteúdo e salvar ele em branco. Depois fui nos links permanentes do WordPress, salvei em um formato qualquer e depois voltei para o formato que uso, que é a url + o nome do post e pronto, tudo voltou a funcionar. Simples assim, depois que se descobre, mas fiquei uns bons 30 minutos testando várias coisas, inclusive desativando todos os plugins.

Como limpar o .htaccess

Existe duas maneiras que conheço.

1- Através do painel ou ftp

Acesse o Cpanel de sua hospedagem ou use um cliente de FTP como o Filezilla. Abra o arquivo .htaccess e limpe todo o conteúdo e salve ele.

Faça as configurações nos links permanentes do WordPress na área administrativa de seu blog em Configurações – Links permanentes.

2- Através do plugin Yoast SEO

Se você usa o plugin Yoast SEO, acesse SEO – Ferramentas – Editor de arquivos. Limpe o conteúdo do .htaccess e salve.

Faça as configurações nos links permanentes do WordPress na área administrativa de seu blog em Configurações – Links permanentes.

Pronto, tudo voltará a funcionar.

Aviso importante

Se não tem experiência com esse tipo de procedimento, entre em contato com o suporte de sua hospedagem e informe a eles que precisa excluir ou limpar o conteúdo do .htaccess.

Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gustavo,

    Uma das causas comuns desse problema é fazer a compactação gzip via plugin de cache (WPSC, W3TC ou outro).

    O correto é que o servidor faça isso, até porque “custa mais barato” em termos de processamento fazer direto no webserver a compactação do que no PHP.

    Ouvi dizer que você hospeda seus sites numa empresa muito boa. 🙂 Quando tiver problemas novamente entre em contato com o suporte. 😉

  2. Gustavo, um dos meus blogs, sofreu uma queda de 50% também. Nota-se que a data começou no dia 14 de março…. Quase o mesmo período que vc também teve o problema, Já ajustei aqui. Vamos ver se retornar os acessos. Obrigado mais uma vez pela ajuda!