Escreva o título perfeito!


Afinal, porque nos preocuparmos tanto com os títulos de nossas postagens?! Perdemos tanto tempo procurando um tema decente para nossos artigos; outras tantas horas {{exagero é meu nome}} pesquisando sobre o tema; depois nos perdemos em longuíssimos minutos revisando e procurando como divulgar nosso post… Ainda vamos perder tempo com o título?! Diga, sinceramente, qual link você sentiria uma vontade maior de clicar:

Muito provavelmente você clicaria no primeiro título, certo? Agora imagine você que os links tenham chegado a você através do Twitter e através de duas pessoas diferentes. Pois, é. Muitas vezes não nos damos conta de que um bom título pode ser o diferencial entre ser lido e ser ignorado, quantas visitas perdemos só porque não temos paciência para pensar em um bom título?!

 

Saiba escolher o título

 

{{Crédito: Anna Dias – não acredite em mim}}

Fazer um bom título não é apenas pensar no interesse que o leitor direto terá ao ler aquela frase, mas pensar também nas tais táticas de SEO, ou seja, é preciso pensar quais palavras-chave estarão colocadas no título de nosso post; são as tais palavras-chave que irão ajudar seu blog a se colocar nas primeiras colocações dos mecanismos de busca {{do Google, que é o que importa}}. Os usuários do WordPress têm uma vantagem: além do título podem customizar a url do artigo, de modo a colocar só as palavras que importam na tal url. O mesmo não ocorre com o blogger, muito embora ainda exista o que possa ser feito:

  • Publicar o post só com as palavras chave como título e depois salvar como rascunho, modificar o título e publicar novamente é uma destas ações
  •  

Contudo não nos enganemos. O título em sí é muito importante para o SEO, ainda que se modifique a url é preciso colocar as palavras-chave no título final também. A esta altura os leitores mais ansiosos já estão pensando em títulos absurdos, irreais, tudo para chamar a atenção. É bom saber que um título que não reflita aquilo que está escrito no artigo depõe contra o autor e não em favor. Ou seja, usando um título mentiroso, muito provavelmente, o autor ganhará no curto prazo mas perderá com toda certeza esses mesmos leitores nos próximos posts. Dito isso, as minhas dicas {{em forma de fórmulas matemáticas}} para um bom título são:

  • Frase curta (A)
  •  

  • Frase com proximidade ao assunto tratado no post (B)
  •  

  • Frase com palavras-chave (C)
  •  

  • Frase que atraia a curiosidade do leitor(D)
  •  

  • (A)+(B)+(C)+(D) = título perfeito
  •  

Como se sabe, a perfeição não existe. Mas não custa nada tentar encontra-la.

Escreva o título perfeito!
Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Caipira Zé do Mér

Ator formado e estudante de Letras - USP. É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado. Você me encontra também no blog ImprenÇa, no Twitter e no Facebook.

Website: http://www.imprenca.com

5 Comentários

  1. Wagner Chapeu

    Olá,
    Obrigado pelas dicas, estou estudando muito essa questão e com poucas leituras já venho melhorando meus trabalhos.
    O meu único problema é que não escrevo artigos ainda, meu nicho é divulgação de eventos e não posso inserir muitas informações próprias, pois pode alterar as informações passadas pelo organizador do evento.

    Descobri mais uma vez, é estudando e praticando que vamos aprendendo o dia a dia..
    Obrigado,
    Abraços,
    Du Chapéu/BH

  2. vitoria

    valeu! valeu mesmo! como sou iniciante,vou seguir a dica de um profissional!
    vou aguardar a resposta.

  3. Olá Zé do Mer,

    É a primeira vez que comento aqui no QCB!
    Valeu a dica útil!

    Como vc disse a perfeição não existe! Gostei das dicas!
    Esforçar-se em fazer um título que tenha a palavra chave como a primeira palavra e que não seja maior que 66 caracteres é uma dica forte também. Some isso as dicas que vc deu!

    Obrigado pelo post!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.