Você sabe onde quer chegar com seu blog? A grande maioria dos blogueiros não (mesmo os que dizem que sabem) e um dos motivos pra isso é que eles não planejaram objetivos para o blog e não se pode medir o que não se conhece.

Esclareço esse ponto no e-book gratuito abaixo. Faça o download logo, pois em breve ele deixará de ser gratuito.

Quanto seu blog ainda precisa pra chegar aos 3.756?

Pense na seguinte situação:

Um homem precisa percorrer uma distância de 3.756km pra chegar até um local onde poderá descansar, passear, enfim ser feliz… é um local excelente onde muitos já se encontram e ele também gostaria de estar, mas lá só chegam os que se esforçam muito. Por quê? Eis a explicação.

caminho do sucesso

O problema é que o homem terá que fazer o percurso a pé. Não pode utilizar nenhum tipo de veículo como bicicleta, moto, carro, avião, barco. E tem que ser caminhando, não pode correr.

Um homem em marcha normal percorre aproximadamente 1,5m em cada segundo e pode manter por longo tempo esta caminhada. (Colégio Web).

No nosso caso vamos considerar um homem que consegue, por 10 horas/dia, manter o ritmo de 1,5m. Já temos então a sua velocidade. Em quantos dias esse homem conseguirá alcançar seu objetivo (andar os 3.756km)?

Teremos que fazer um pequeno cálculo. O homem do exemplo terá uma velocidade média de 5,4km/h (para converter de m/s para km/h multiplica-se por 3,6 – espero que o Profº Ediglay Alexandre fique orgulhoso) e percorrerá 54 km por dia. Como o percurso é de 3.756km ele levará 70 dias (arredondado) para cumprir seu objetivo.

O que isso tem a ver com meu blog? Pode ter tudo a ver, como nada… Se você fosse esse homem e conseguisse se dedicar a caminhada por somente 2 horas/dia, na mesma velocidade, quanto tempo levaria para alcançar o objetivo? E se sua velocidade fosse de apenas 3,6km/h?

Está começando a entender? Você precisa, pra levar seu blog ao sucesso, ter objetivos traçados (planejamento), definir seu ritmo ideal de caminhada (dedicação ao blog) para somente depois saber quanto tempo levará para alcançar os objetivos. Alcançar objetivos é a maior prova de sucesso que pode existir.

Qual o seu objetivo de sucesso?

sucesso ou fracasso (Small)

Qual o seu objetivo de sucesso? Alcançar 1.000 visitas por mês? por semana? por dia? por hora?

Ter milhares de seguidores no Twitter, assinantes de feeds e fãs na página do Facebook?

Quem define o sucesso é você! Não deixe ninguém lhe dizer qual a métrica do seu sucesso. O homem que chega ao final da caminhada em 70 dias é um vencedor. Mesmo que outros cheguem com 56 dias e pensem que ele fracassou.

Comece a planejar a caminhada

Vamos traçar um objetivo de sucesso fictício. Ter 1.000 visitas por dia num blog no nicho de esportes aquáticos. Então vamos lá, essa conta será um pouco diferente. Já conhecemos o percurso que são o alcance das 1.000 visitas/dia. Qual a velocidade? Qual o tempo gasto?

Vamos definir a velocidade com um cálculo particular que tenho pensado em compartilhar com vocês já há algum tempo. Mas precisamos pensar antes… o que é mais fácil, conseguir 10 visitas por dia em um artigo ou conseguir 1.000 visitas dia num blog? Eu penso que conseguir 10 visitas em um artigo, então vamos começar com essa tarefa, conseguir 10 visitas por dia em um artigo.

O primeiro passo é descobrir quantos de seus artigos tem, pelo menos, 10 visitas por dia. Não sabe como fazer isso? Então leia o artigo abaixo.

Trabalhe agora em duas frentes e se esforce muito.

1- Melhorar as visitas dos artigos que estão abaixo de 10 visitas por dia (em média). Se necessário reescreva seus artigos. Se necessário apague seus artigos (tenho feito muito isso ultimamente, mas fica pra um próximo artigo).

2- Trabalhe também com seus artigos com mais visitas, procure destacar outros conteúdo dentro deles que estejam relacionados e também identificar quais fatores os fazem melhores em visitas do que os outros.

Assim que terminar essa tarefa veja quantas visitas você tem em média por dia. Vamos supor que 100 visitas/dia. Então faltam “apenas” 900 visitas/dia para alcançar a meta. Se você escrever mais 90 artigos e todos alcançarem 10 visitas/diárias você chegará a seu objetivo de 1.000 visitas/dia, então o que você precisa saber é qual a sua velocidade de produção de artigos de qualidade (precisa ter pelo menos 10 visitas/dia).

Se você consegue escrever um conteúdo de qualidade nesse ritmo levará 90 dias. Se você consegue produzir 3 levará 30 dias e assim por diante.

Ah, você já tem mais de 100 artigos e não tem 1.000 visitas/dia? Então o que você precisa não é produzir mais conteúdo e sim olhar para seu conteúdo e entender o que está acontecendo.

Conclusão

O artigo é introdutório e uma chamada a consciência de cada blogueiro. Não quis com ele me aprofundar em técnicas de SEO, redes sociais e outros meios de conseguir visitas, pois o ponto aqui não é esse. É lhe mostrar o que precisa ser feito para alcançar o sucesso, e o primeiro passo é justamente saber o que é o sucesso pra você.

Agora é com você. Qual o seu objetivo? Qual a sua velocidade? Quanto tempo levará pra conseguir alcançar o objetivo? Se quiser, deixe sua resposta nos comentários, mas já vou adiantando, perguntas sobre matemática não serão respondidas…rs.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

32 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Nossa muito obrigada realmente um conteúdo de grande valia, vou colocar em pratica tudo que eu li. É uma pena que nem todos da importância a conteúdos como esse, mas uma vez parabéns

  2. Olá Gustavo, olha, gostei muito dos 3756, inicialmente para falar a verdade achei tranquilo atingir o objetivo do trajeto, já fiz lindas viagens pelo nosso LINDO nordeste e até superei e muito esse trajeto rodando mais de 6 mil Km, mas ao desenvolver a leitura percebi que o percurso deve ser alcançado a pé, ai é que o caldo entorna, rsrsrsrs. Mas na verdade, você passou foi uma ideia de como será desafiador e longo, até difícil esse caminho. Gostei das 1000 visitas ao dia inicialmente hoje é a minha meta inicial 1000 visitas dia. Em tempo, estava também lendo o comentário do André e fiquei feliz pelo importante sucesso dele em quase dois anos alcançar 30.000 visitas dia, muito bom. Na minha realidade 1000 visitas dias ainda é uma meta bem distante, mas ao ler o seu artigo, confesso que recebi uma “alfinetada”, acredito que com meta, determinação, disposição e muita força de vontade alcançarei os 3756, parabéns pelo artigo, acrescentou muito.

  3. A definição de metas e objetivos devem ser traçados para conseguirmos sucesso, na verdade em todo os ramos, trabalho, estudo, vida pessoal e até mesmo nosso querido blog.

  4. Caro Gustavo,

    Dica fantástica!!!

    Estou neste exato momento com 80 artigos, então acredito que precisarei reescrever artigos e atentar par destacar conteúdos que tenham tido boa visibilidade.

    Você deu o exemplo das 1000 visitas/dia e é algo que de fato preciso até pra efeito de rentabilizar adequadamente com os produtos que promovo.

    Fico entusiasmado por me mostrar esse artigo. Qualidade em vossso trabalho é o que não falta, realmente SOBRA!

    Grato por tudo novamente.

    Paz, saúde e sucesso.
    Até breve.

    1. Juliano,
      só posso agradecer o comentário, e confessar que gosto muito de escrever esse tipo de texto ilustrativo. É bem mais fácil de se fazer compreender do que indo direto ao ponto. Pelo menos é o meu pensamento.
      Faça o que disse, analise seus textos e vá em busca das mil visitas.
      abraço.

  5. Olá Gustavo!

    Este é um daqueles artigos que devemos ter num e-book.

    Sensacional!

    Gosto da forma como você explica, deixa tudo bem claro.

    É uma técnica que ainda não conehcia, e lendo percebi que é fácil e eficiente.

    Obrigado pelas excelentes dicas.

    Abraços e muito sucesso!

      1. Gustavo tenho uma pergunta. Porque mesmo com tecnologias para evitar o spam como esta da CommentLuv os blogueiros deixam como nofollow os links? Acho que mesmo de modo a ter visitas por interesses estes blogues passam a ter mais indicações na internet e mais pessoas visitando e entrando para compartilhar link. Acho que é algo para se pensar, o que acha?

  6. Olá Gustavo!

    Fugindo heim… rsrs!

    Interessante notar como alguns blogueiros vem destacando seus textos, de forma nada habitual, fazendo comparações com áreas aparentemente incomuns para um blog.

    Devo confessar que esse foi o único que comentei e é claro que mais gostei. Simplesmente por conter alguns cálculos matemáticos (é normal).

    Lembro-me de um comentário que fiz em dos seus artigos no GFSoluções, sobre o tema sucesso: http://gfsolucoes.net/nao-ha-espaco-para-voce-na-blogosfera/

    O pensamento continua o mesmo. Hoje ou amanhã o blog completa 1 milhão de visualizações e comentaristas de peso como o Adelson Smania, professores, alunos, entre outros…

    Esse é o meu maior prazer. É a minha forma de ver o sucesso, num modesto blog sobre Matemática. Não sou hipócrita, já dá pra ganhar alguns trocados com ele (risos), no qual investirei nele mesmo comprando livros e sorteando para os assinantes. É divertido fazer isso.

    Grande abraço e obrigado pela citação.

    1. Edigley,

      Eu sempre gostei desse tipo de comparação, tira um pouco da “mesmice” que ronda a blogosfera.

      Escrever mais um artigo sobre sucesso, visitas, monetização… não seria nada produtivo, não é mesmo?

      Então gosto de ir para as comparações.

      Abraço e obrigado por compartilhar conosco o que é o sucesso para você.

      Abraço.

  7. Olá Gustavo!

    Excelente artigo e inspirador!

    Eu tenho como objetivo (graças ao artigo) ter 1000 visitas por dia, agora é saber como postar mais e melhor e ainda analisar o que precisa ser melhorado.

    Eu já tenho mais de 100 artigos, então preciso rever qual precisa ser reescrito e qual precisa ser deletado, apesar de ter deletado muitos assim como você anda fazendo.

    AbraçO!

    1. Rafael,

      conheço vários de seus artigos e os que já li, gostei muito. Talvez tenha muitos artigos tratando do mesmo assunto (não sei se é isso) ou outros que perderam a “validade”.

      Já é muito chão percorrido ter os 100 artigos, pode ter certeza.

      Abraço.

  8. Infelizmente muitos desistem logo nos primeiros meses até mesmo por falta de capital para investir em hospedagem e dominio alguns vem tentando com hosts grátis e aconselho a não parar porém o que complica para quem esta começando e não sabe é a escolha do nicho e muitos vem decidindo de forma errada e logo se percebe que é necessário mudar.

    Parabéns pelo tópico e o valor é a consequencia do trabalho e dedicação.

    1. Sinceramente,
      não acredito que alguém possa desistir de um blog por falta de dinheiro pra investir em hospedagem e domínio, já que temos ótimos exemplos de blogs e blogueiros de primeira linha que estão no Blogger, como o Adelson Smania e a Juliana Sardinha, só pra citar dois grandes.

      Agora concordo com a segunda parte, realmente no começo você não tem muita noção de onde está pisando e escolhe o nicho errado, por isso mesmo acho importante primeiro profissionalizar o blogueiro e depois o blog, por que se tiver que parar aquele blog e começar outro, o conhecimento está com você.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

  9. Olá Gustavo, esta é a primeira vez que comento por aqui. Parabéns por seus blogs e seu sucesso na internet.
    Estou escrevendo somente para apoiar seu texto, um blog é feito de trabalho, muito trabalho.
    Tem muita gente que não nasceu para ter um blog, é uma triste realidade. Estas pessoas querem o sucesso instantâneo e isto é impossível.

    Serei franco em contar que festejei as primeiras 30 visitas por dia, quase chorei ao alcançar as 300, pulei de alegria ao chegar às 3000 e hoje sigo trabalhando pois acabo de ultrapassar as 30.000 visitas por dia em meu blog. Ele completará 2 anos em dezembro.

    Foram 2 anos de trabalho pesado, 1 ano trabalhando part-time, logo 1 ano full-time e isso não veio por acaso, tudo é conseguido com muito esforço.

    Blogar não é para os fracos e as estatísticas não mentem, são pouquíssimos os blogueiros que conseguem algum sucesso na internet, não vem ao caso nem número de visitas, este é somente um número, que gera dinheiro, mas existem blogs muito menores ao meu que certamente rendem mais.

    O fato é que grande parte dos “blogueiros” inicia um blog e começa a olhar números, não foca em trabalho e tudo se perde no momento que a empolgação vai embora e o dinheiro não vem.

    Um conselho baseado em minha experiência para os iniciantes, somente pensei em monetizar meu blog depois de 1 ano de produção de conteúdos diariamente. Hoje vivo dele e sou muito feliz assim. Não foi fácil, mas hoje em dia é ainda mais difícil.

    Grande abraço.

    1. André,
      um prazer ter seu comentário aqui no QCB. Concordo com tudo que disse e acrescento, só não comemora a cada vitória no blog quem não está ali por prazer, mas apenas em busca de “dinheiro fácil” que, claro, não encontrará em blogs.
      Grande abraço.

  10. Gustavo adorei essa dica, de postar os artigos mais lidos do blog gostei muito e ja estou estudando e trabalhando para publicar o meu nos meus dois blog de nicho um abraço.

  11. Excelente! A começar pelo título. Parabéns!!!
    Tenho um blog de nicho download, que é super competitivo, o http://www.vibeconnexion.net, mas estou engatinhando….quero chegar lá.

    Obrigado pelas dicas, visito sempre este site!

    Pena que você não ativou o serviço de feed, o Bloglines não consegue adicionar sua url.

  12. Olá Gustavo,

    hoje você nos presenteou com um artigo de excelência!!!!

    O assunto é muito interesante e a abordagem, com a história do homem que caminha é sensacional. Fiquei até com inveja de não me ter lembrado desta (brincando) 🙂

    Os objectivo são primordiais. Eles nos permitem saber a rota por onde devemos navegar.

    Porque navegar ao sabor do vento nunca dá grandes resultados .. não é verdade?

    Bem, poxa … mais uma vez parabéns … belo artigo.

    Bom fim de semana.

    1. Hugo,

      obrigado pelo comentário, esse artigo veio como um raio…rs… só tive tempo de correr, sentar na frente do computador e o escrever.

      Objetivos são tudo na vida, sem eles estamos fadados ao fracasso, simplesmente por não saber o que é sucesso para poder alcançá-lo.

      Bom final de semana pra você também.

      1. Adorei seu artigo muito tenho explicado.
        uma dica para alcança metas e controla o seu tempo,hoje estou utilizando
        a Gestão de Tempo Técnica Pomodoro estou muito satisfeita estou alcançando 70% das minhas metas.