A blogosfera é hoje o motor da criação e transmissão de conteúdo ao redor dos quatro cantos do mundo. Enquanto que há meia década atrás apenas pessoas com muitos recursos e capacidade mediática conseguiam fazer chegar as suas palavras para lá do oceano, hoje o milagre da comunicação em rede – mais especificamente da internet – permite que qualquer um, através de um dispositivo com acesso à internet, possa tornar as suas palavras públicas para pessoas de todo o mundo através de uma simples conexão de dados.

Esta revolução permitiu que o cidadão comum ganhasse finalmente uma voz global, que pudesse utilizar para difundir as suas experiências, devaneios, ideias, dúvidas e testemunhos por todo o planeta.

Hoje, não só as grandes corporações e empresas já não dispensam uma forte presença online, como também pessoas comuns partilham conhecimento e todo o tipo de conteúdo diariamente na internet.

Como Criar um Blog?

Mas como também eu usufruir do poder da blogosfera e da internet em geral para alavancar o alcance das minhas opiniões e ideias? A solução passa por colocar o meu conteúdo online, através de plataformas comummente denominadas de blogs.

Existem várias plataformas para a criação e manutenção/gestão de blogs (essas plataformas são conhecidas de CMS’s (Content Management System, ou numa tradução livre para português, Sistema de Gestão de Conteúdo).

Os mais conhecidos e utilizados da atualidade são o WordPress.org e o Blogger.

Ambos são sistemas totalmente gratuitos. No entanto, o WordPress.org requere uma instalação e implementação server-side. Ou seja, necessitará de adquirir um servidor (ou recorrer a um server partilhado) onde instalar o framework e a partir do qual ele possa rodar.

Aprenda abaixo, passo-a-passo, como criar um blog gratuito no Blogger/Blogspot de forma bastante simples e mais importante, sem qualquer custo (sim, é totalmente grátis criar um blog no Blogger)…

Assim sendo, para quem não planeia ou tem como investir na aquisição de espaço em um servidor próprio/partilhado, o Blogger costuma ser a opção mais acertada.

Como criar um blog grátis no Blogger

1) Desde o dia em que a Google optou por centralizar todas as suas contas em um mesmo sistema centralizado (o Google Accounts), a primeira etapa passa por fazer login com a sua Conta Google no seu browser de preferência. Pode efetuar o seu login através deste link.

2) Feito o Login, clique em Criar um Blog.

3) Agora escolha um nome para o seu blog, um endereço através do qual o mesmo pode ser acedido (pode utilizar gratuitamente qualquer endereço disponível com a extensão .blogspot.com ou utilizar um nome de domínio próprio que tenha adquirido. Todas as definições desta página podem ser alteradas a qualquer momento através da página de Configurações do blog.

criar-blog

4) E é isso. O Blog propriamente dito está criado. Se tentar agora mesmo aceder ao endereço URL que escolheu para o seu blog já poderá ver o estado atual da sua página, uma vez que ela fica automatica e instantâneamente acessível nos quatro cantos do mundo.

5) Como pode verificar, atualmente não existe qualquer post publicado no blog (ao contrário de sistemas como o WordPress, o Blogger não adiciona qualquer texto-modelo predefinido ao seu blog.

Assim, para adicionar novos posts, basta aceder a Postagens > Nova Postagem (ou então clique no ícone laranja, assinalado com o número 1 na imagem). Da mesma forma, para adicionar widgets ao seu blog e preenchê-lo melhor, basta aceder a aba “Layout“, através do menu demonstrado com o número 2 na imagem abaixo representada.

criar-blog2

Daqui para a frente, o céu é o limite. Crie o conteúdo que sempre sonhou criar, adicione ao blog o que quiser, retire o que achar que não fica bem. Um blog é mais do que seu espaço pessoal – é um reflexo de você mesmo!

Para o ajudar a personalizar e melhorar a sua experiência com a plataforma Blogger, estaremos trazendo em breve novos posts sobre o Blogspot. Fique atento!

Antonio Faneca

Responsável pela criação de um dos principais metablogs de referência na blogosfera brasileira, António trabalha atualmente como redator web (web writer). É também responsável pela empresa...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.