Ganhar dinheiro com blogs é possível? É possível trabalhar somente com blogs? Você nem imagina quantas vezes, nesses +9 anos na blogosfera, já ouvi ou li essa pergunta. As pessoas quando ficam sabendo que deixei um emprego público e uma cadeira de professor universitário pra viver exclusivamente de meus negócios online (onde os blogs são um dos pilares) não perdem tempo e já querem saber se isso é verdade mesmo. Se é possível ganhar dinheiro na internet, e com um blog.

Esse artigo foi publicado originalmente em 26 junho de 2014 e republicado (com atualizações) em 7 de julho de 2017.

Os e-mails e perguntas nas redes sociais então, nem se fala. São dezenas por semana. Você não faz ideia de como é trabalhoso conversar com uma pessoa pelo inbox do Facebook ou pelo chat do Google+ e explicar, em detalhes, que é possível ganhar dinheiro com blogs.

Por isso resolvi escrever esse artigo. Assim de agora em diante, posso encaminhar as pessoas para esse artigo. Será mais produtivo para todos.

6 mentiras sobre ganhar dinheiro com blogs (a #4 é a pior de todas)

Em vez de afirmar somente que é possível ganhar dinheiro com blogs, vou fazer diferente, vou listar algumas mentiras que as pessoas gostam de espalhar sobre ganhar dinheiro com blogs e que afastam as pessoas sérias desse negócio digital tão promissor. No final se tiver mais alguma mentira para acrescentar, basta usar os comentários.

6 mentiras sobre ganhar dinheiro com blogs (a #4 é a pior de todas)

1- Existe uma fórmula secreta

O ser humano gosta de se basear em fórmulas, de buscar segredos ocultos que abre todas as portas. Pensando nisso surgiram muitos treinamentos que focam na palavra “fórmula” ou então “segredo” para alavancar vendas.

Isso acaba por dar a falsa impressão de que se você não consegue ganhar dinheiro com blogs, é por que ainda não encontrou a fórmula secreta ou o segredo do negócio. Quando encontrar, tudo estará resolvido, num passe de mágica.

Sinto ser o portador da má notícia, mas trabalho com criação de blogs como negócio desde 2008 e não existe fórmula secreta ou segredo guardado a sete chaves. Uma breve pesquisa na internet, em blogs sérios, sobre como ganhar dinheiro com blogs e você vai entender que é necessário criar um blog num nicho específico, trabalhar com e-mail marketing e com marketing de afiliação (Hotmart, Monetizze (a que indico), ClickBank) e claro com programas de afiliados como Google Adsense, Cursos 24 Horas, Hotwords e outros.

2- Marketing de afiliação não funciona em blogs

Trabalhar com indicação de produtos ou infoprodutos somente com e-mail marketing. Em blogs isso não funciona. Essa é outra grande mentira. O blog, quando criado dentro de uma estratégia ampla que inclui também uma pesquisa de nicho e a criação de uma lista de e-mail marketing e seleção correta de produtos ou infoprodutos a divulgar, pode sim dar grandes resultados.

Claro que apenas colocar um banner na sidebar do seu blog e ficar esperando dezenas de vendas por dia será frustrante. Não vai acontecer. Mas se você trabalhar também os reviews e criar páginas de aterragem específicas pode se surpreender com o poder de geração de resultados de um blog com marketing de afiliação.

Outra estratégia que gosto muito de usar e ensino meus alunos dentro do Clube do Marketing Digital é sempre entregar um conteúdo baseado na solução de problemas. Você pega um problema, busca a solução, escreve sobre ela e, no final, dá uma dica extra, que pode ser a indicação de um curso.

Confira que, no final, falo sobre meu workshop como uma dica extra.

3- Google Adsense não vale mais a pena

Muitos ainda criam blogs com o foco total no programa de afiliados Google Adsense. E muitos acreditam que esse programa não vale mais a pena. Isso é uma das grandes mentiras sobre ganhar dinheiro com blogs.

Um ponto errado é criar um blog pensando em apenas trabalhar com o Google Adsense. Um ponto mais errado ainda é criar um blog e não testar se o seu nicho dá resultados com o Google Adsense. Outro erro também é investir em apenas um tipo de monetização no blog. Ou coloca GA ou coloca Marketing de Afiliação. Não deve ser assim, nunca.

Esse mês, por exemplo, acabei de receber + R$ 9 mil do Google Adsense. Num país onde o salário mínimo é de pouco mais de  R$ 900,00, acredito que é um valor razoável. Agora some-se a isso os ganhos com indicação de infoprodutos e outros programas de afiliados que trabalho e você terá um valor mais razoável ainda.

4- Um blog é a pior maneira de se começar um negócio online

Alguns afirmam que começar um negócio online com um blog é a pior coisa que você pode fazer. Indicam principalmente começar com e-mail marketing e criação ou indicação de infoprodutos.

Esse assunto já abordei, com detalhes no artigo “Por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online” e peço que leia o artigo para desmascarar de vez essa, que para mim, é a maior de todas as mentiras sobre ganhar dinheiro com blogs e internet.

5-  Você precisa entender muito do assunto

Para criar um blog num determinado nicho, muitos te fazem pensar que você precisa ser um especialista no assunto. Isso te faz desistir, muitas vezes, de começar um blog ou então de começar um blog com um assunto que você gosta muito.

Isso é uma mentira. Quando comecei o Quero Criar um Blog não era um especialista no assunto de criação e monetização de blogs. Eu gostava muito do assunto e queria muito aprender. foi o que fiz. Tudo que aprendia sobre o assunto eu testava e depois escrevia um artigo.

Essa é a diferença. Você vai se tornando um especialista no assunto, vai pesquisando, fazendo testes e aprendendo o que é certo e o que é errado dentro do assunto. Claro que existe nichos em que você não pode fazer isso. Por exemplo, como criar um blog de emagrecimento se você não é profissional da área? Ou como falar sobre tratamento de doenças se você não é um médico ou profissional da área de saúde? Nesses casos você vai acabar copiando conteúdo de terceiros, o que vai te prejudicar muito, pois plágio é crime e um negócio criado com uma base ilegal não pode durar muito.

No Clube do Marketing Digital falo justamente sobre a criação de negócios online com base sólida, criados a partir de algo que você entende (não precisa ser especialista) ou que você gosta muito, pois será necessário se dedicar pra alcançar os resultados esperados. São vários cursos lá, numa espécie de Netflix do Marketing Digital. Se ainda não conhece, acesse o link abaixo para entender como funciona.

6- É necessário criar uma rede de blogs

Essa é outra grande mentira. Você não precisa ter 50 blogs para ganhar dinheiro com eles. O que você precisa é ter uma estratégia de criação de blogs como um negócio, como ensino no Clube do Marketing Digital. Entender que está criando um negócio para durar muitos anos e não apenas um blog. Se você criar uma estratégia, saberá que deve criar um blog, monetizar ele, depois criar uma lista de e-mail marketing, usar o blog pra capturar os e-mails e depois trabalhar para monetizar essa lista com infoprodutos ou produtos físicos.

Conheço muitos ex-blogueiros que se cansaram de tudo. Sabe por que? Criaram uma dezena de blogs para conseguir ganhar algum dinheiro e depois se cansaram do trabalho imenso que tinham diariamente para atualizar todos os blogs e gerenciar a audiência. Isso é um trabalho árduo, cansativo e que te faz querer ficar bem longe de um computador por muito tempo. Não queira isso para você.

Também já falei sobre a criação de vários blogs no artigo “Por que criar um blog de lixo”, sugiro que leia.

Conclusão

Ganhar dinheiro com blogs é totalmente possível. Quem te fala o contrário ou não sabe do que está falando ou está tentando evitar mais um concorrente no mercado. O que você precisa é ter foco e saber muito bem o caminho que está trilhando. E, claro, não ficar apenas restrito a um blog. Não pense em criar um blog como um negócio na internet, mas sim criar um negócio na internet, onde o blog é uma das partes que vão te fazer gerar dinheiro e manter seu negócio rentável.

Qualquer dúvida ou sugestão, use os comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

56 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. O que você disse na conclusão resume tudo. Nada na vida vem de graça, você precisa de trabalho e dedicação. Mas às vezes também você está fazendo da maneira errada (como eu estava).

    Mas o blog vai muito além de apenas escrever algo para que alguém venha, leia e clique no anúncio te gerando uma renda. Blog é muito além disso. Você agrega conhecimento, transmite e cria uma rede de amigos, se podemos assim dizer.

    Quanto a esse outro cara da mentira #4 é incrível como pessoas caem na cilada. O cara mesmo tem um blog que alimenta para vender seus infoprodutos. A matéria é de 2013 e está no ar ainda hoje em 2018 e muitas pessoas caindo na conversa… Abra o olho.

    O cara alega que blog dá muito trabalho e vender infoproduto é mais fácil… Tirem suas conclusões. Uma ferramenta completa a outra, não é necessário dizer que “BLOG NÃO PRESTA” como esse outro cara disse mas tira sua renda de lá.

  2. Realmente uma falsa mentira ocorre, muito falam que blog não dá dinheiro… mas não é bem assim… o que ñ dá dinheiro é achar que o dinheiro virá fácil, sem trabalho duro, foco e persistência.

  3. Meus Parabens Pelo Excelente texto!
    Infelizmente, criou-se na internet uma gama de Mitos e Mentiras para que as pessoas consigam vender suas soluções mágicas para ganhar dinheiro fácil na internet. Já Mataram o SEO para vender cursos de Redes Sociais, mataram o E-mail marketing para vender cursos de Criação de Blog e depois ressuscitaram o email marketing para vender cursos de Inbound Marketing.
    A Grande verdade é que se você tem uma mentalidade voltada à criação de um negócio, tem foco para colocar para rodar as estratégias e tem vontade de aprender coisas novas, você consegue montar um negócio Lucrativo na Internet sem muitas dificuldades.

  4. Obrigado! Gustavo Freitas , por todos os seus conteúdos de grande relevância, você é um dos poucos nA INTERNET QUE é totalmente verdadeiro com seus alunos.

    Sabe tive que sair do Clube do Marketing Digital (nota 10 – e indico com louvor o clube e assim que puder retornarei, pois não estava podendo acessar- DOENÇA- )

    assim que tiver condições físicas de estruturar um dos pilares de um negócio digital ( Blog – Tenho um configurado como plugins , otimizado wordprees a respeito perca de peso tenho o tema conversionWP ) Baseado nos conhecimentos no clube

    Quando tiver as condições físicas mínimas de confeccionar artigos, e-books( iscas digitais ), página de captura retornarei ao clube para adquirir mais alguns conhecimentos.

    Adquiri independente o clube os seus cursos email marketing para iniciantes, venda realizada,, curso Wordpreess, construção e-book em uma semana , porém não consigo fazer nada , pois passo muitas horas durante o dia dormindo, porém sei que é um momento transitório que vai passar ( mesmo sabendo que esta demorando muito a passar )

    Cheguei a pensar a iniciar um negócio redação freelancer, pois sou jornalista, mas tenho receio de não suportar o rojão, pois se me pedirem 10 artigos para um dia sei que não conseguirei fazer, talvez consiga fazer 2 a 3 em um dia , mas não é certo. Então estou cheio de ?

    Não sou ninguém mas vejo que falta criatividade na internet, algo diferente, não falo em reinventar a roda, mas faze-la roda-la de forma diferente.

  5. Oi, Gustavo!

    Eu nunca valorizei muito o Adsense, mas depois de um vídeo seu me interessei e vi que existe mesmo vida, e muita vida, no programa de afiliados do Google.
    O conteúdo do CMD está bacana e tem ajudado.

    Obrigada por compartilhar.

  6. Pensava que já tinha lido este artigo, rs.
    Bom, logicamente nem todas as formas de ganhar dinheiro na Internet são seguras. O que posso dizer é que o Adsense é sério, e faz o pagamento devido.
    Abraço.

  7. oi eu tenho 14 anos to fazendo um blog!
    depois que meu blog tiver razoavelmente famoso pretendo min inscrever no Google adsense e ganhar dinheiro pela internet só que meus pais atá que eles vão acreditar nisso primeira coisa que eles vão pensar é “golpe”
    só que por um lado desde que eu tinha meus 11 anos eu era muito inteligente eu consertava todos os celulares dos meus vizinhos e da minha família
    meus pais já reconheciam que eu era inteligente!!
    com meus 13 anos comecei a mexer em computadores e aprendi de cara varias coisas por exemplo baixar (videos,musicas,imagens,jogos,aplicativos,livros e etc)
    logo eu comecei a baixar musicas pro meu pai pra minha família e os amigos dele meu pai sempre teve orgulho de min

    já agora com meus 14 anos eu sou tipo o técnico da família formatei meu computador porque ele deu problema eu ajudava e ajudo todo mundo quando se trata de celular e computadores, dai claro baixando tanta coisa na internet e claro que eu pensei
    porque sera que essas pessoas colocam isso na internet?
    elas fazem isso de grassa?
    ai eu fui logo pesquisando achei algumas coisas sobre blogs e começei a pesquisar sobre blogs logo achei o blogger e criei um ,um não varios,ate achar o meu blog diverdade , e tai eu achei ele to gostando dele e acho que esse eu vou conseguir ir a diante mais voltando pro começo da minha mensagem!!
    meus pais se eu bem conheço eles meu eles vao falar pra min esquecer isso?
    so que min veio uma coisa na cabeça que eu motivo desta mensagem!!
    Cara eu seria melhor num blog se eu fizesse um curso de webdesign? já que eu gosto tanto de informatica
    e meus pais com certeza iam acreditar que ganhar dinheiro na internet não era balela
    porque tipo onde minha mae trabalha tem um cara que trabalha la que fez esse curso e ele tava dizendo pra ela que e difícil achar trabalho pra quem fez esse curso, eu falei pra ela uma vez que eu vou fazer um curso de webdesign e ela min disse esse caso ai!!
    ai eu falei pra ela que quem faz esse curso ou trabalha para uma empresa ou trabalha fazendo um site na internet!! ela nao disse nada mais acho que ela entendeu
    entao cara e isso eu descobrir que eu me amarro em internet e que eu posso ganhar dinheiro fazendo o que gosto de fazer!!

    mil descupas pelos erros ortograficos e que eu to sem tempo de corrigir agora!!

    1. Parabéns Ramon, admirável sua história. Sobre ser Web Designer eu te aconselho sim já que vc gosta tanto assim de informática. Hoje em dia com o WordPress e Joomla, se tornou mais fácil das pessoas criarem seu próprio site. Mas sempre existirá comerciantes, empreiteiras, empresários, políticos, profissionais liberais (engenheiros, nutricionistas, eletricistas ) querendo ter um site para seu negócio.
      Se vc tentar cursos gratuitos no youtube e tutoriais no google, vc pode ser um Web Designer sem precisar pagar pelo curso.
      Se vc aprender bem o Joomla e o WordPress, vc já é 50% Web Designer, o resto ficará por conta de códigos html, php, javascript quer vc precisará aprender pesquisando e aprendendo sobre os mesmos.

      Boa sorte e Parabéns pela disposição em aprender.

  8. Parabéns pelo artigo! Muito bom!

    Gustavo, não sei se mais pra frente você teria tempo de criar um artigo de como você foi escalando seu negocio até conseguir milhares de visitantes todo o mês.

    Toda pessoa que vive bem de internet, sempre consegue milhares de visitantes para seus links de afiliados ou produtos mensalmente.

    No seu caso, você poderia falar como alcançou esses números? Por exemplo: Foi através dos seus blogs bem posicionados no Google? Foi através de redes sociais? Foi através de e-mail marketing? Foi através de anúncios pagos? Claro que que você uniu algumas dessas táticas ou todas…

    Mas você poderia fazer um artigo detalhando um pouco de como começou e como foi aumentando sua audiência e quais foram os meios.

    Acho que seria um artigo de enorme sucesso e seria um grande exemplo, já que você é um cara que realmente sabe ganhar dinheiro na internet!

    Abraços!

  9. Bom dia. Tenho 3 blogs mas ganho mais com o principal “Arte com tinta e Linha”, mas se recebesse o que você conta aqui, cairia desmaiada rsrsrsrsr. Eu sou uma dessas pessoas que já leu muito sobre essas mentiras que você conta pra nós, mas no meu caso o tiro deles saiu pela culatra, porque há muito já deixei de ler alguns blogs, por causa desse tipo de coisa e pela falta de educação do dono do blog e conheço muita gente que já fez isso. Eu ainda tenho muito que aprender. A maioria das coisas que você diz aqui eu nem sei se é de comer ou passar no cabelo, mas vou te tomar como exemplo e vou me esforçar para aprender mais. Eu recebo pouco do adsense, uma média de R$300,00 e de dois em dois meses rsrsrsrsrsrsrs. Não sei como se cria e monetiza essa lista de e-mail marketing, mas vou tentar aprender. Muita coisa ainda não fiz porque tenho pavor de trabalhar no HTML do blog. Aliáz até deixo aqui essa sugestão. Que você ensine, mas não pra quem já sabe, com aquela linguagem dificil de entender, mas sim para gente como eu, a trabalhar no HTML. Vejo muito por aí, encontre a “TAG” tal e coloque o “CÓDIGO” tal logo abaixo…. E eu fico perdida me perguntando: como assim logo abaixo??? Nem um exemplo dão. Isso quando não colocam, procure o código tal ou algo parecido…. Meu DEUS eu enlouqueço, não consigo entender. sei que estão tentando me dizer algo, mas o que???? Aí vou nos comentários das pessoas e vejo, legal cara aprendi até que enfim…E eu me sinto a pessoa mais burra do planeta kkkkkkkkkkkkk… Ajude gente como eu a prender isso? Dê exemplos, faça prints mostrando o que é logo abaixo e onde é esse logo abaixo rsrsrsr. Te garanto que não sou a única e se um de nós compartilhar vc vai se assustar com o número de suas visitas e eu compartilho rsrsrsrsrsr… Obrigada, por sua maravilhosas postagem, apesar de ser a leiga que te digo, você abriu meus olhos assim como vai abrir de muitos de nós. Seu blog é maravilhoso….Obrigada e me desculpe o desabafo…

  10. Muito boa as suas dicas Gustavo. Então, no meu blog eu trabalho somente com GA e gostaria de trabalhar com um outro tipo de afiliado, qual você me indica? Quero saber o quanto o meu blog pode ser rentável com outro tipo de afiliado.

  11. Caro Gustavo, não conhecia ainda você e fiquei sabendo de seu artigo por acaso pesquisando na internet.
    Eu gostaria de saber a sua opinião a respeito de um curso, o segredo do adsense de Jonathan Taioba que eu já comprei e ainda não começei a estuda-lo.
    Se possível, a sua opinião me ajudará muito.

  12. Muito obrigado pelas dicas de hoje. Realmente com a quantidade de informações que existem na internet hoje, todos nós ficamos confusos e as vezes não sabemos qual o caminho a seguir. Muito obrigado pelas dicas de hoje e abraços ao autor.
    Gustavo/RS

  13. Excelente artigo, acredito que é possível ganhar dinheiro com blogs, mas na minha opinião os resultados só aparecem no médio-longo prazo, não existem receitas milagrosas, comprei um curso que usa essas palavras chaves “fórmula, segredo, etc”. Prometem lucros rápidos em poucos dias, apesar do curso ser bom, os resultados serão frutos de muito trabalho e dedicação. Valeu

  14. É verdade, hoje o que tem de produtos direcionados pra ganhar como afiliado, vixi… minha caixa de entrada vive cheia… não recebo nada direcionada a blogs, a não ser as pessoas específicas ao qual estou na lista ! Você realmente consegue abrir nossa mente atravé s destes belos artigos…parabéns !!!

  15. Olá Gustavo, tudo bem?

    Muito boa a postagem, digo sem falsa modéstia. Sabemos que para ter presença online, o blog, gostem ou não, sempre será uma ferramenta a mais que irá te beneficiar.

    Forte abraço,

    Jan Carle

  16. Muito bom artigo. Fiquei até mais aliviado por que o “tiroteio” de informações, muitas vezes envoltas em má fé, deixam o iniciante meio que perdido.
    Ainda bem que existem pessoas como você Gustavo.
    Valeu.

  17. Ótimo artigo Gustavo, lembrando também que a maioria das pessoas que não ganham dinheiro com blog ou internet são fracassadas por não terem comprometimento e serem pessoas indisciplinadas na questão de administrar seus projetos, hora divulgam hora não, hora atualizam hora não, e um dos grandes segredos de se ganhar dinheiro com internet no meu ponto de vista é manter a consistência, isto vai gerar de médio a longo prazo resultados muito satisfatórios.

    Abraços e muito Sucesso a Todos!

  18. Eu realmente gostei do texto,me deixa um pouco com pé atrás em relação a criar mais um blog…mas ainda sim,a melhor saber antes do que se ferrar depois.

  19. Olá, Gustavo
    Realmente, há muitas lendas sobre desenvolver um blog, mas você foi direto ao ponto e com um entendimento de quem conhece de verdade o assunto, parabéns.

  20. Disse Tudo Gustavo! Òtimo artigo! existem muitos mitos sobre ganhar dinheiro com blogs, e muita gente acreditas nesses mitos e quando descobrem a realidade sobre os blogs elas desistem, pois ganhar dinheiro com blog é possível, mas é trabalhoso principalmente no início, tem que gostar mesmo.

  21. Tem algumas pessoas que estão ciando uma confusão e acaba confundindo os iniciantes. Não vou citar nomes, pois não é ético.

    Mas quando se deve usar um Blog e quando se deve usar um site para ter um negócio?

    1. José Carlos,
      blog e site é a mesma coisa hoje em dia. Hoje é mais uma questão de nomenclatura. Eu posso chamar o Quero Criar um Blog de site ou blog, vai muito pelo dono do projeto.
      Abraço.

  22. Você fala com propriedade, com firmeza e sabedoria. Já ouvir falar de todos estes erros e de todos o que mais me incomoda é o 4, pois sei que a melhor maneira de se começar um negócio pela internet é com a criação de blogs.

    Não existe formula e segredo o que existe é muito estudo, dedicação, tentativas, erros e acertos. Sou prova que pode dar certo. Mas ainda estou caminhando, mas estou tendo resultados incríveis que não teria se estivesse empregada em qualquer órgão público ou empresa privada.

    Aprendi muito com seus ensinamentos e principalmente com seu incentivo e conversas, imagino o que as pessoas não estão aprendendo em seus cursos.

    Parabéns pelo excelente trabalho e pelo artigo esclarecedor.

    Abraço.

  23. Excelente meu professor!

    Seus artigos sempre me orientando nessa vida de blogueiro. As pessoas tem que entender que o caminho é longo, não é fácil se ganhar dinheiro com isso, mas tendo persistência e é claro, acima de tudo, bom conteúdo, se chega lá! Abraços!

  24. Olá Gustavo, ótimo artigo! Penso que um dos erros mais comuns é ter aquela falsa esperança de achar as palavras mágicas para fazer o seu blog ou seu negócio bombar e ganhar fortunas. Não existe uma formula só, é um conjunto de estratégias que devem ser testadas, trabalhadas e que no final acabam dando certo. Comprei teu curso “Como criar um blog de nicho” faz tempo, e hoje em dia já estou ganhando dinheiro com meus blogs. Obrigado pelas dicas! Um abraço.

  25. O Gusto Freitas, ou melhor o Catedrático Gustavo Freitas é mestre no assunto, nas 6 mentiras que prova ao contrário dos que espalham estas notícia, perceba que ele cita diversas vezes a palavra ‘NICHO” meu amigo pegue um dicionário e aprenda o significado da palavra, A verdade é você criar um blog em um assunto que você conheça, que tenha condições de escrever este assunto; digamos que o seu conhecimento dê para você escrever sobre 5 anos. Digamos que você goste de pesca, sabe tudo sobre pescaria, isto é que é nicho. Faça o curso Método Start e-mail Marketing para Iniciante, você será mais um dos que vão ganhar dinheiro na Internet, não é fácil tem que trabalhar.

    Boa sorte para quem queira fazer o Curso.

    Grato,
    Nalcyman Loud
    Recife, 26 de junho de 2014.

  26. Falou tudo Gustavo, o trabalho com blog não é uma coisa simples de se manter, porem é muito viável desde que se tenha um propósito bem definido. Tenho visto inúmeros textos desencorajando novos blogueiros a realizarem seus projetos e subliminarmente criando empecilhos. O mais típico é o item #4 do post, que vai direto ao ponto e mata de uma vez esta mentira.

  27. O que eu acho terrível é alguém que copia o título de outro como veja o “segredo” e todos tem a mesma ideia de usar o mesmo título.
    A criatividade vai embora.
    Claro que para alguns podem funcionar nas aberturas dos emails e no meu caso que faço parte de alguns news quando recebo as propagandas com os mesmos títulos nem abro mais.
    Hoje o meu grande foco para ganhar dinheiro é com o Google Adsense e o Hotmart.