Por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online
Nesse artigo vou te mostrar por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online. Tenho certeza que você, ao final do artigo (isso mesmo, é necessário ler todo o artigo antes de tirar uma conclusão ), vai entender por que criar um blog não é a melhor maneira de começar um negócio online.
Esse artigo foi escrito em 28 de abril de 2014 e atualizado em 15 de março de 2018.
Trabalho com blogs desde 2008 quando criei o GF Soluções. Em 2009 criei o Quero Criar um Blog e em 2011 o Gustavo Freitas.Net. Já criei mais de 100 blogs de sucesso, o que me tornou um Problogger, ou blogueiro profissional. Então acredito que tenho ALGUMA autoridade para falar sobre o assunto.
Se hoje tenho uma empresa, devo grande parte disso ao fato de ter começado meus negócios com um blog e esse artigo é uma crítica e uma resposta para algumas pessoas que pensam que podem enganar, facilmente, as outras.
Quem sou eu para falar sobre isso, não é mesmo?
Eu sou metablogger (escrevo dicas para ajudar pessoas a criar e manter blogs) desde 2008, quando existiam poucos metabloggers e não existia cursos para aprender a criar negócios online. Já escrevi mais de 3 mil artigos com solução de problemas para blogueiros. Todos gratuitos e disponíveis nos três blogs citados acima.
Já publiquei mais de 15 e-books gratuitos que ensinam desde a criar um blog até a ganhar dinheiro com ele. Então acredito que posso falar sobre esse assunto, pois eu ajudava gratuitamente muito antes de grande parte desses “empreendedores digitais ou gurus” surgirem afirmando que não é um bom negócio.
Apenas um ponto interessante. Eles possuem blogs e seu negócio passa pela estratégia de um blog, com produção de artigos para atração de seu público e divulgação de sua página de captura, cursos e vídeos. Estranho não é mesmo?
Quem me conhece sabe que não sou de escrever artigos para levantar discussões, mas após abrir inscrições para o Clube do Marketing Digital, recebi diversos questionamentos.
São pessoas que afirmam que criar um negócio online baseado em blogs não é uma boa opção e que eu estou procurando enganar as pessoas com meu treinamento.
Essas pessoas são iniciantes e estão sendo influenciadas por “profissionais” que já estão no mercado e sabem que esse treinamento vai realmente preparar profissionais para ganhar dinheiro com blogs. E que esses alunos não vão mais precisar de outros cursos para isso.
- Primeiro, como já disse acima, possuo mais de 3 mil artigos gratuitos publicados e estou ajudando blogueiros desde o ano de 2008. Então tenho uma reputação a zelar.
- Segundo, se larguei um emprego público e uma cadeira de professor universitário para me dedicar exclusivamente a meus negócios online (que tem como um dos maiores pilares meus blogs), certamente isso funciona para mim e pode funcionar pra você também.
Então esse artigo não é simplesmente um artigo para dar início a uma discussão sobre quem está certo ou errado, mas para mostrar que o Clube do Marketing Digital funciona e por que ele funciona.
Vou relacionar alguns questionamentos que tenho recebido e mostrar por que o Clube pode funcionar também para você.
1- É muito difícil criar um blog
Esse foi um dos questionamentos que recebi. Criar um blog em WordPress é uma das tarefas mais simples que existe. Hoje todos os serviços de hospedagem possuem instalação automática do WordPress. Com apenas alguns cliques você tem seu blog instalado.
O restante é apenas seguir uma receita de bolo e configurar o blog. Nada que uma pessoa que esteja disposta a criar um negócio de sucesso não consiga fazer após ler um tutorial ou assistir alguns vídeos.
No Clube você tem a sua disposição o curso WordPress para Blogueiros, que te ensina tudo que precisa para criar um blog profissional no WordPress.
2- Existem muitos blogs e a concorrência é muito grande
Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando quando o negócio é criação de blogs profissionais. Temos muitos blogs amadores, criados de qualquer maneira e sem nenhum planejamento. E esse é o ponto central. É o momento de se profissionalizar, de ganhar o mercado, de se estabelecer com um negócio de sucesso. O medo de quem afirma algo assim é justamente da concorrência qualificada.
É uma maneira de evitar que mais pessoas se qualifiquem e entendam como criar um blog profissional, para criar um negócio online rentável, assim como é o meu.
No Clube você tem a sua disposição o curso Como encontrar micro nichos rentáveis e sem concorrência, onde ensino os 4 métodos que utilizo no meu negócio.
- Método Tradicional
- Método Afiliados
- Método Social
- Método Start
Você vai se surpreender com o tamanho de mercado que ainda está disponível para quem sabe o que e onde procurar.
3- O certo é começar com e-mail marketing
Tenho um curso de e-mail marketing dentro do Clube, o E-mail Marketing para Iniciantes. Os alunos que fazem esse curso sabem muito bem que se pode começar uma lista de e-mail marketing sem usar um blog. Mas deixo claro para eles que não é o melhor caminho.
Algumas pessoas afirmam que começar com e-mail marketing é o melhor caminho, mas isso não é verdade. É muito mais difícil manter uma lista de e-mail marketing do que um blog. Mas eles não querem que você saiba disso.
Por exemplo, onde você vai conseguir as visitas para sua página de captura?
Vamos falar sobre algumas maneiras gratuitas.
- Google – É muito difícil que consiga alguma visita do Google para apenas uma página de captura, por melhor que você tenha configurado a parte de SEO dessa página.
- Facebook – Gratuitamente está cada vez mais difícil conseguir visitas do Facebook, mas você pode tentar fazendo bastante spam nos grupos. Será que é dessa maneira mesmo que você quer construir seu negócio online?
- Outros blogs – Usando guest post e outras maneiras de conseguir visitas. Difícil blogueiros deixarem você criar um conteúdo apenas para apontar para uma página de captura, mas você pode tentar…
Quando perguntar a essas pessoas elas vão te sugerir comprar visitas com anúncios no Facebook Ads. Se você não pode pagar, não tem como começar seu negócio… É isso que eles querem que você pense.
O ideal é começar com um blog e depois criar a lista de e-mail marketing. As visitas orgânicas do blog podem ser direcionadas para a página de captura, sem problema algum. E tudo isso você aprende dentro do Clube do Marketing Digital.
Conclusão
O mercado digital no Brasil está em franco crescimento. E isso inclui estratégias como blogs, e-mail marketing, infoprodutos, programas de afiliados e muito mais. Esse é o momento ideal para entrar nesse mercado de maneira profissional.
Não estou falando de ter um blog como hobby ou então criar um blog de qualquer maneira e se der certo, ótimo.
Estou falando em se qualificar, se preparar para entrar no mercado de maneira profissional e criar não somente um blog, mas um negócio online baseado em blogs. Eu posso te ajudar a tornar isso realidade, por isso criei o Clube do Marketing Digital.
→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital
Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários e vou te responder.
64 Comentários