4 dicas para criar uma isca digital que vai conquistar seu público alvo [a #3 é o pulo do gato]

Criar uma isca digital, não é uma tarefa tão complexa, mas precisa seguir alguns passos para dar resultados, então preste bastante atenção, pois nesses anos que estou no mercado digital, tive que aprender a entender alguns aspectos antes de pensar na minha isca digital, então vou te passar aqui 4 dicas para criar uma isca digital que vai conquistar seu público alvo, e se você colocar em prática, vai entender que essa não é uma parte complicada do seu negócio, basta tirar um tempo para fazer seu planejamento.

Entenda uma coisa, de uma vez por todas!

Uma Isca Digital ou Recompensa Digital (como eu gosto de chamar), não tem como objetivo só capturar o contato do seu visitante. Na verdade está bem longe disso e vou te mostrar aqui todo o potencial dessa estratégia.

Muito além de “apenas” trazer mais um lead para sua lista e funil de vendas, a Isca Digital tem como papel principal entregar valor e gerar uma rajada de reputação para você, como empreendedor e vendas para o seu negócio, como um todo.

Minha experiência nesse mercado, principalmente tirando dúvidas, é que pouquíssimos “profissionais” desse mercado usam com maestria o modelo de isca digital perfeito para seu negócio online. Não estou falando apenas de ter um funil e uma lista, pois vai muito além disso e você verá no final desse artigo o que quero dizer.

Como diz a Graciela Barbieri,

Estão deixando dinheiro na mesa

4 dicas para criar uma isca digital que vai conquistar seu público alvo [a #3 é o pulo do gato]

4 dicas para criar uma isca digital que vai conquistar seu público alvo [a #3 é o pulo do gato]

Agora vamos as dicas para te ajudar a criar uma isca digital que vai conquistar seu público [não perca a #3 de vista], e preste bastante atenção e, se não entender alguma, basta deixar uma pergunta nos comentários que vou te ajudar a entender.

1- Pesquise muito bem o seu nicho ou micro nicho de atuação

Parece besteira, mas muitos profissionais querem criar algo que resulte em leads nas suas listas, mas não estão dispostos a fazer o mínimo esforço para conhecer seu público alvo.

Então a primeira dica é essa. Procure conhecer muito bem o seu nicho de atuação e seu público alvo. Entender como se comportam, o que precisam e o que você pode acrescentar, gratuitamente, a vida deles, sem prejudicar o seu negócio.

Uma sacada aqui é sair do computador e perceber como isso funciona no mundo offline. Por exemplo, se o seu nicho de atuação é futebol, tente sair da frente do computador e vá assistir um jogo ou um treino de um clube de futebol profissional ou amador. Tente entender como o seu público, que são os torcedores, se comportam e de que eles estão precisando.

2- Relacione 3 problemas do seu público alvo

Agora que você já conhece muito bem seu nicho, descubra, pelo menos, 3 problemas do seu público alvo para que você possa se concentrar na solução. Não precisa, claro, ser os maiores problemas desse nicho, mas precisa também ser problemas que atrapalham a vida deles a ponto de procurarem pela solução até encontrar.

Por exemplo, no caso de pessoas que estão pensando em começar a trabalhar com blogs um dos problemas seria “como conseguir assuntos para escrever no blog”. Relacione esses problemas e, no próximo passo, você vai começar a modelar a sua isca digital.

Gaste o tempo que for necessário para chegar a esses problemas, pois quanto mais pesquisar aqui, melhores resultados você terá com sua isca digital.

3- Foque na solução de um desses problemas

Conseguiu descobrir os problemas? Agora é a hora de escolher um deles e começar a criar uma isca digital que vai conquistar seu público. Eu não gosto de focar no problema, e quem me segue sabe disso, gosto de focar na solução do problema, algo que chamo de Técnica FSP (vou falar sobre ela em breve).

Dê a solução para um desses problemas. Pesquise e dê seu melhor, entregue um conteúdo fantástico (não se preocupe muito com o formato nesse momento, na próxima dica vamos falar sobre isso) para sua audiência, realmente dando a solução correta para o problema.

Isso vai conquistar sua audiência e eles vão perceber duas coisas principais:

  1. Você quer realmente ajudar
  2. Você entende do que está falando

Um exemplo prático:

Meu público alvo sempre te dificuldades na criação de blog, não somente em usar ferramentas como WordPress ou Blogspot, mas num passo inicial, bem antes desse, que poucos iniciantes sabem, que é encontrar o nicho ou micro nicho correto para trabalhar. Sabendo desse grande problema do meu público alvo fui lá e dei a solução criando o e-book “4 nichos rentáveis e 7 ideias para criar um blog de micro nicho de sucesso”.

4- Escolha o formato de isca correta

E agora chegamos a última dica. Você precisa escolher escolher o formato de sua isca digital. Pode ser um e-book, um infográfico, um vídeo, um mini curso em vídeo, etc. Os formatos são diversos, mas você vai precisar testar. Em alguns nichos as pessoas amam e-books, em outros elas preferem um vídeo único e outras dão mais valor quando saber que serão vários vídeos, formatados como um mini curso.

Como descobrir o melhor formato? Eu recomendo que preste novamente bastante atenção no seu nicho de atuação. Pesquise e veja o que já está sendo usado pelo mercado, pela concorrência e tente fazer ainda melhor.

Eu testo vários formatos até chegar ao que dá mais resultados, isso dá trabalho, mas também dá resultado em leads e vendas no meu funil. Então, na minha opinião, vale a pena testar sempre.

Dica Extra – Como criar uma isca digital de alta conversão

Como disse no início do artigo, uma isca não pode ser encarada apenas como uma maneira de capturar e-mails, ela precisa ser encarada num cenário macro, não somente no momento da conversão do lead, mas também naquilo que ela vai agregar a seu negócio, a sua marca, a sua autoridade no nicho de atuação.

Como quase ninguém faz isso, quase ninguém também ensina, mas para nossa sorte temos a Graciela Barbieri que sabe fazer e não tem medo de ensinar a quem tem coragem de ir atrás e aprender.

Sigo ela há muito tempo e estou em algumas listas dela, sabe por quê? Quero ter acesso as soluções que ela me propõe em suas páginas de captura. E, como dica extra, quero te apresentar um curso sensacional que ela está liberando gratuitamente, nesse curso você vai aprender a:

  1. O que é e Como Usar O Poder da Isca Digital de Alta Conversão Para Turbinar Suas Vendas Online
  2. Como Encontrar a Isca Digital que o Seu Público Vai Amar
  3. Como Deixar a Isca Digital no Automático, gerando Mais Autoridade e Vendas Para o Seu Negócio Online

Eu já fiz esse curso gratuito e posso te dizer é fantástico! Para participar, basta clicar no link abaixo.

→ Quero fazer o curso gratuito!

Qualquer dúvida sobre as dicas ou sobre o curso gratuito da Graciela, basta deixar um comentário.

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Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: https://querocriarumblog.com.br/

9 Comentários

  1. Excelente dica!!! Estou começando no marketing digital e achei super interessante seu post!!!

  2. José Alexandre Pereira

    Me desculpe a Graciela, mas quem fala isso de “Estão deixando dinheiro na mesa”, é o Érico Rocha, e faz muito tempo já.
    Mas enfim…. o artigo, que é o que interessa, tá muito bem feito.
    Parabéns, patrão. Show de bola

    • José, obrigado pelo comentário.
      Quanto a frase, sempre ouvi ela pela Graciela.
      Abraço.

  3. Ótimas dicas. Sobre o Curso Gratuito da Graciela, super Recomendo. Podem confiar galera! Gustavo só recomenda o quer há de melhor. Abraços

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