Eu sou do tempo em que tudo era muito complicado de se fazer num blog. Você acha que hoje é complicado? Então imagine ter que alterar códigos de um template para colocar algo simples como um botão para compartilhar seus artigos com as redes sociais? E isso era apenas uma das coisas que tínhamos que fazer, muitas vezes sem entender nada de códigos e programação.

Não era raro um blogueiro desesperado nas redes sociais pedindo socorro após tentar incluir algo no blog. E como isso era desesperador. Por conta disso, sempre recomendo aos iniciantes ter um blog de testes. Um blog onde se possa fazer as alterações primeiro para depois colocar no blog real. Se algo der errado, seu blog ainda estará no ar. Se não conseguir fazer voltar o blog de testes, basta criar outro. Simples assim.

Nesse artigo vou te mostrar como criar um blog de testes no WordPress.org sem precisar contratar uma hospedagem. Mas é somente para testes e não para pensar em criar um blog e trabalhar com ele. Agora se você trabalhar com a plataforma Blogger e está querendo ter também um blog de testes nessa plataforma, indico o tutorial incrível que o Adelson Smania criou no Gerenciando Blog.

6 motivos para você criar um blog de testes agora

6-motivos-para-criar-um-blog-de-testes-ainda-hoje

Alguns motivos que vejo para a criação de um blog de testes estão relacionados abaixo. Claro que você pode ter vários outros:

  • Testar atualização de plugins
  • Testar atualização de templates
  • Testar atualização do wordpress
  • Testar novos plugins
  • Testar novos templates
  • Testar posicionamento de banners e anúncios

Vou enfatizar um pouco mais esses motivos para que você entenda a real necessidade de ter um blog de testes no WordPress.

1- Testar atualização de plugins

Plugins recebem atualizações constantes. É muito importante manter seus plugins atualizados pois as atualizações trazem melhorias nas funcionalidades, no código e também na segurança. Mas uma dessas atualizações pode entrar em conflito com outro plugin que já tenha no blog ou com seu template, então é importante testar esse plugin num blog de testes primeiro.

2- Testar atualização de templates

Assim como os plugins, os templates também recebem atualizações. E essas atualizações também podem causar conflitos com seus plugins e outras partes do seu blog. Então sempre teste essas atualizações no seu blog de testes.

3- Testar atualização do wordpress

O wordpress também recebe várias atualizações e muitas delas podem gerar conflito com seu template ou plugins. Ter um blog de testes para testar essas atualizações é muito importante para evitar problemas com seu projeto principal.

4- Testar novos plugins

Quer testar um novo plugin? Como viu nos tópicos anteriores isso pode causar dores de cabeça para você. Então teste novos plugins num blog de testes.

5- Testar novos templates

Quer trocar o template do seu blog? Faça testes primeiro num blog de testes e depois, quando tudo estiver perfeito, leve o novo template para seu blog principal.

6- Testar posicionamento de banners e anúncios

Quer fazer teste visual de posicionamento de banners e anúncios ou códigos do Google Adsense? Então use seu blog de testes, assim você não incomoda seus visitantes no blog principal até encontrar o melhor posicionamento.

Como criar um blog de testes no WordPress.org

Não sabe como criar um blog de testes no wordpress.org sem ter que pagar uma hospedagem para isso? Eu conheço duas maneiras de fazer isso. A primeira é usando a hospedagem e o domínio que já possui. Você pode criar um subdomínio ou instalar o wordpress no seu domínio /teste. No meu caso ficaria http://querocrirumblog.com.br/teste.

A segunda maneira é usando um serviço de hospedagem gratuito. Eu tenho uma série de vídeos gratuitos que te ensina a fazer isso de maneira muito simples, usando a Hospedagem Livre. Basta clicar no link abaixo e seguir a dica dos vídeos.

Depois que terminar de criar seu blog de testes, é só começar a… fazer testes, é claro.

Espero que tenha gostado da dica e qualquer dúvida, deixe um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótimo Post Gustavo, eu fiz um blog de testes em um provedor de hospedagem gratuita. Usava o LocalHost mas acho que deixando ele online, consigo visualizar as modificações melhor.
    Abraços

  2. Excelente artigo Gustavo, acho extremamente importante para qualquer blogueiro que gosta de se aventurar em modificar seu template ter um blog de teste. Bjinhoss lilás.

  3. Òtimo artigo Gustavo! eu mesmo já tive muita dor de cabeça, mesmo com a facilidade do WordPress as vezes alguma coisa sai errado e para concertar dá um trabalhão. ter um blog de testes vai evitar dor de cabeça e as vezes até perda de dinheiro.