Como criar um e-book de sucesso no final de semana? Será possível? Você me dirá no final do artigo.

Eu também poderia chamar esse artigo de “os 8 degraus que separam o sucesso do fracasso”, mas preferi não o fazer, mas fica aqui o registro. A imagem que irei utilizar no artigo encontrei no Facebook e não sei o autor, se alguém souber me informe para que coloque os devidos créditos.

Esse artigo foi publicado, originalmente, em 16 de novembro de 2012 e atualizado em 29 de setembro de 2020.

Eu vou lhe passar algumas dicas que adquiri com a experiência de já ter escrito alguns e-books que fizeram sucesso e que podem ser acessados no Gustavo Freitas.Net. Com essas dicas você será capaz de criar um e-book de sucesso em apenas um final de semana. Esse é o desafio que tenho pra você ao final do artigo, se prepare.

Como criar um e-book de sucesso no final de semana

Você acha que consegue criar um e-book de sucesso em apenas um final de semana? Se você prestar bastante atenção na imagem abaixo e estiver, pelo menos, no terceiro degrau (“Eu quero fazer”), eu posso lhe ajudar a subir os degraus restantes nesse artigo e quem sabe ter nos comentários do artigo o link para download de seu e-book.

155913_390556914354655_257375264_n

Se você não quer subir os dois primeiros degraus, sinto muito, mas não posso lhe ajudar a criar um e-book de sucesso, quem sabe em outra época, quando você estiver “querendo fazer”.

Eu quero fazer

Tudo na vida começa nesse ponto. Você ouve sobre algo e pensa “Eu quero fazer” e começa a conversar sobre o assunto e a se interessar por buscar conhecimento que lhe ajude a realizar esse desejo. Lembra-se de como um blogueiro realiza todos os seus desejos? Então mãos a obra, já que você quer, você pode subir mais um degrau e ir para o próximo nível.

Como eu faço?

Nesse ponto eu já posso começar a lhe ajudar. Como criar um e-book de sucesso? O primeiro passo é planejar seu e-book. Qual o assunto que ele irá abordar? Qual será o público-alvo? Já existem outros e-books sobre o assunto?

Após fazer o levantamento desses dados sugiro que escreva uma série de artigos no seu blog sobre o assunto. Foi assim que meu primeiro e-book foi escrito, o “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense”. Criei uma série de 6 artigos sobre como ganhar dinheiro com o Google Adsense e no final, vendo que a procura foi muito grande, transformei essa série de artigo em um e-book de sucesso.

Leia também: Como ganhar dinheiro com Google Adsense

Compilando o e-book

O primeiro passo foi copiar meus artigos para o Word (ou outro editor de textos que preferir). Depois fiz a formatação e escrevi a introdução, a apresentação do autor e fiz a conclusão do e-book. Como não sou bom com ferramentas de edição de imagens fui em busca de um profissional que pudesse fazer o trabalho, no caso o Jan Carle, que fez toda a arte gráfica (capa e banners para divulgação) do e-book.

Após isso foi somente salvar como pdf (o próprio word tem essa funcionalidade) e pronto, meu e-book estava pronto pra ser distribuído. Coloquei ele em meu servidor e escrevi o artigo de lançamento, explicando em detalhes o que iriam encontrar no e-book e como baixá-lo gratuitamente.

Escrevi também um press release (um texto jornalístico informando do lançamento do e-book) e enviei para alguns amigos blogueiros e pelas redes sociais. No texto eu prometia que todos que escrevessem um artigo anunciando o lançamento do e-book seriam retribuídos com um link em um artigo especial que criei para apresentar os blogs que estavam ajudando na divulgação.

Coloquei também os banners criados em blogs de amigos e em meus blogs também, ajudando assim a tornar o e-book ainda mais conhecido. Escrevi também alguns Guest Posts que me ajudaram a ganhar ainda mais visitas para o artigo de lançamento do e-book.

A parte mais demorada foi escrever a série de artigos, como eram 6 artigos, escrevi um em cada dia, levando assim 6 dias pra escrever a série de artigos. Depois para compilar levei 2 dias, revisando, analisando algumas palavras que poderiam ser mudadas, adequando os textos escritos para um blog para uma linguagem um pouco diferente.

Eu vou tentar fazer

Você vai tentar fazer o seu e-book de sucesso? O primeiro passo então é definir sobre o que irá falar. O interessante é que fale sobre o assunto de seu blog, pois assim terá mais facilidade em escrever e até mesmo poderá utilizar artigos que já foram publicados.

Se o seu blog é sobre criação de blogs, você pode criar uma série de artigos ensinando como criar e configurar um blog no WordPress e depois compilar o e-book e colocá-lo para download.

Se o seu blog é sobre carros, você pode criar uma série com os carros mais caros da história e depois compilar o e-book e colocá-lo para download.

Eu já dei algumas ideias, agora é com você!

Eu consigo fazer

Depois que fizer os primeiros passos, o planejamento e tiver a certeza que consegue fazer é hora de colocar a mão na massa, comece a escrever sua série de artigos. A cada artigo que você escrever será um passo a menos para lançar seu e-book de sucesso.

Eu vou fazer

Conseguiu planejar escrever seu primeiro artigo da série? Parabéns, você vai fazer, tenho certeza, afinal está no último degrau. O mais difícil? Certamente, mas também é o passo final, não desista, vá em frente, termine sua série de artigos e comece imediatamente a formatar seu e-book de sucesso.

Sim eu Fiz

Se você chegou a esse degrau o mérito é todo seu, comemore e continue divulgando seu e-book. Agora é o momento de divulgar o máximo possível para que todos tenham acesso ao seu conteúdo.

Dica Extra

Para te ajudar ainda mais, gravei uma palestra onde detalho os passos necessários para você desenvolver seu e-book de sucesso.

Junto com essa palestra (aproximadamente 40 minutos) coloquei também 3 outros vídeos que vão te ensinar a criar capa para seu e-book e banners para divulgação.

Se quiser ter acesso a esse conteúdo, basta usar o link abaixo.

Quero ter acesso a palestra

Conclusão

Espero que o artigo lhe ajude a criar seu primeiro e-book de sucesso. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que respondo o mais rápido possível.

Leia também

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi Gustavo!

    Estou no degrau “Como eu faço”. Peguei todas as dicas e estou definindo qual tema irei abordar. Muito obrigada pelas informações! Quando ficar pronto, te aviso 😀