Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense (para sites e blogs em qualquer nicho)

Se está em busca de dicas para aumentar o CPC no Google Adsense, eu posso te ajudar. As dicas que vou passar nesse artigos funcionam para sites e blogs em qualquer nicho de atuação.

Antes de começar as dicas, quero aproveitar para explicar alguns termos importantes do Google Adsense, que confundem a cabeça dos iniciantes nesse programa de afiliados.

CPC

O CPC é o valor que você ganha cada vez que um usuário clica em seu anúncio. O CPC dos anúncios é determinado pelo anunciante. Talvez alguns anunciantes queiram pagar mais por clique do que outros, dependendo do que estejam anunciando.

CTR

A taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) é a porcentagem de impressões que levaram a um clique. CTR = Clicks / Impressions.

RPM

A RPM de impressões é a média de ganhos para cada mil impressões.
RPM de impressões = (ganhos estimados / impressões) * 1.000.

Impressões

Uma impressão é contabilizada para cada solicitação de anúncio que retorna pelo menos um anúncio para o site. Ela representa o número de blocos de anúncios (para anúncios da Rede de Display) ou consultas de pesquisa (para anúncios da Rede de Pesquisa) que exibiram anúncios.

Ganhos estimados

O saldo de sua conta relativo ao período selecionado. Esse valor é uma estimativa sujeita a alterações no fim de cada mês, quando é feita a verificação da precisão dos ganhos.

Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense

Como explicado acima o CPC é definido pelo anunciante, então quando falamos em aumentar o CPC, não existe como fazer isso. A pergunta está formulada da maneira errada, na verdade o que precisamos é descobrir como atrair os anunciantes que estão pagando mais, pois não tem como “obrigar” o anunciante a pagar mais, se ele não quiser.

Para aumentar o CPC uso algumas estratégias que já falo e ensino há muito tempo, mas vou reforçar aqui.

Critérios personalizados

Se ainda não utiliza, comece a criar critérios personalizados para seus blocos de anúncio. Você poderá controlar qual bloco está rendendo mais, mas não é apenas isso.

Você também pode dizer para o anunciante sobre o que é seu blog, qual o tipo de público o visita e ainda em que local do blog está aparecendo aquele bloco de anúncio.

Grandes anunciantes podem restringir os anúncios apenas a alguns blogs e sites e, se você conseguir fazer parte desse clube, pode se dar muito bem.

Falo sobre critérios personalizados num de meus e-books gratuitos.

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Idade do domínio e conteúdo

A idade do domínio e o conteúdo também pode influenciar. Vejo poucas pessoas falando sobre isso, mas há 10 anos crio blogs de micro nicho e vejo que, ao começar um novo blog, o cpc é muito mais baixo que o normal.

Com o tempo, se o trabalho é feito corretamente, começa a aumentar o valor do CPC, então tenha paciência no início e foque em produzir conteúdo e gerar visitas para seu negócio.

Alto tráfego qualificado (não sai logo do blog)

Tráfego qualificado é aquele que permanece bom tempo no seu blog. O Adsense não vai colocar os melhores anunciantes, os que pagam mais, em blogs que as pessoas entram e saem como um raio. Isso não vai dar resultados para os anunciantes.

Tráfego qualificado não tem relação com ser orgânico ou pago. E sim com segmentar realmente seu público.
Se você tem um blog sobre futebol e tenta gerar visitas do Facebook orgânico jogando links em páginas não relacionadas, ou tentando induzir a pessoa a ir para o artigo prometendo uma coisa e entregando outra, seus resultados não vão ser legais.

Segmentar o público, seja com Facebook Ads, Google ou qualquer outra fonte de tráfego é um fator importante para atrair melhores anunciantes que trabalham com um CPC melhor no seu nicho.

Recentemente comecei a investir muito em tráfego pago para um blog que usava outras estratégias. o CPC foi subindo, aos poucos, e passou de $0,05 para $0,15, um aumento considerável. Tráfego segmentado vai aumentar seu CPC.

Teste posicionamentos

Teste posicionamento de anúncios, para verificar quais estão funcionando melhor em seu blog. Se trocar o template, refaça os testes. Para isso crie critérios personalizados para seus anúncios, ou não terá como saber qual está rendendo e qual não está.

Use critérios de url para seus artigos

Poucas pessoas usam, mas o ideal é que você coloque a url de seus artigos nos critérios personalizados do Google Adsense. Dessa maneira você vai saber o valor real do CPC de cada artigo e não somente do seu blog.

A imagem abaixo é de um blog que o CPC geral está em US$0,08 nesse momento. Eu poderia ter desanimado desse blog se não tivesse também os critérios de url dos artigos, onde vejo que vários artigos estão com o CPC acima da média do blog.

A partir dessa informação, começo a investir mais nesses artigos e também a analisar os motivos que levam o CPC a aumentar nesses artigos. Ainda analiso outros critérios, como por exemplo o CTR daquele artigo e não somente do blog como um todo.

aumentar o cpc google adsense

Palavras chave que pagam mais

Pesquise em alguma ferramenta de palavras chave por palavras do seu nicho que pagam um cpc maior e tente gerar tráfego para esses artigos.

Se quer uma ferramenta gratuita, recomendo o Ubersuggest.

Isso pode aumentar seu CPC, atraindo anunciantes relacionados, mas não é algo simples de fazer.

Pensando nisso, resolvi pegar essa última dica, que utilizo muito atualmente, e resolvi fazer uma aula gratuita para te ajudar a aumentar o CPC do seu blog e artigos.

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Essas são algumas dicas que tem funcionado em meus projetos e espero que ajude a você também. Se tiver mais dicas que realmente testou e sabe que funciona, coloque nos comentários.

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Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense (para sites e blogs em qualquer nicho)
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Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Website: https://querocriarumblog.com.br/

7 Comentários

  1. Gustavo, eu não sabia que a idade do domínio interfere no cpc, bom saber!

  2. No começo bate um leve desespero, principalmente quando observamos os resultados dos colegas. Os que não conseguimos observar nesse primeiro momento é o tempo e dedicação por trás daqueles números! Muito boa a abordagem no tópico, Gustavo! Mais uma vez, obrigado!!!

  3. Concordo com o amigo Gustavo, com muito foco, trabalho e persistência a pessoa alcança os seus objetivos, com relação aos valores pagos pelos anunciantes eles devem fazer toda essa analise do seu site ou blog, aumentando os lances naqueles sites que eles acham que tem mais audiência e uma relevância na internet.

  4. Sempre usei critérios personalizados para saber os anúncios mais rentáveis. troquei recentemente meu tema e percebi que o anúncio na barra lateral em uma tema que tenha a barra lateral deslizante fica muito mais visível e gera mais rendimentos.
    Quando continuamos lendo o artigo e a barra lateral chega ao final e para de rolar. então basta deixar um anúncio no final dela.

    • Jair, você só pode fazer isso se tiver uma permissão do Google Adsense. Esses anúncios se chamam Sticky Ads.

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