Como aumentar o CPC do Adsense sempre foi um de meus objetivos em meus blogs. A justificativa desse objetivo é bem simples, com um CPC maior consigo ganhar mais com o Google Adsense, sem precisar aumentar muito o tráfego do blog.

Se está em busca de dicas para aumentar o CPC no Google Adsense, eu posso te ajudar. As dicas que vou passar nesse artigo funcionam para sites e blogs em qualquer nicho que seja aceito pelo programa de afiliados do Google.

Termos importantes: Google Adsense

Antes de começar as dicas de como aumentar o CPC do Adsense, quero aproveitar para explicar alguns termos importantes do Google Adsense, que confundem a cabeça dos iniciantes nesse programa de afiliados.

CPC

O CPC é o valor que você ganha cada vez que um usuário clica em seu anúncio. O CPC dos anúncios é determinado pelo anunciante. Talvez alguns anunciantes queiram pagar mais por clique do que outros, dependendo do que estejam anunciando.

Google Adsense Grupo

CTR

A taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) é a porcentagem de impressões que levaram a um clique. CTR = Cliques / Impressões.

RPM

O RPM de impressões é a média de ganhos para cada mil impressões. RPM de impressões = (ganhos estimados / impressões) * 1.000.

Impressões

Uma impressão é contabilizada para cada solicitação de anúncio que retorna pelo menos um anúncio para o site. Ela representa o número de blocos de anúncios (para anúncios da Rede de Display) ou consultas de pesquisa (para anúncios da Rede de Pesquisa) que exibiram anúncios.

Ganhos estimados

O saldo de sua conta relativo ao período selecionado. Esse valor é uma estimativa sujeita a alterações no fim de cada mês, quando é feita a verificação da precisão dos ganhos.

Comunidade Gustavo Freitas

Como aumentar o CPC do Adsense?

Como explicado acima o CPC é definido pelo anunciante, então quando falamos em aumentar o CPC, não existe como fazer isso. A pergunta está formulada da maneira errada, na verdade o que precisamos é descobrir como atrair os anunciantes que estão pagando mais, pois não tem como “obrigar” o anunciante a pagar mais, se ele não quiser.

Então com o tempo percebi que tinha que parar de procurar por “como aumentar o CPC do Adsense” e começar a procurar por “como atrair os melhores anunciantes do Adsense para meu blog”. A partir desse momento a chave virou e acabei até mesmo elaborando uma teoria que está no meu canal do Youtube.

→ Minha teoria sobre como atrair os melhores anunciantes no Adsense

Então, a partir de agora, quando eu falar em “como aumentar o CPC do Adsense” você já vai entender que o quero, na verdade, é te mostrar como atrair os melhores anunciantes.

Para aumentar o CPC do Google Adsense uso algumas estratégias que já falo e ensino há muito tempo, mas vou reforçar aqui.

1- Critérios personalizados

Se ainda não utiliza, comece a criar critérios personalizados para seus blocos de anúncio. Você poderá controlar qual bloco está rendendo mais, mas não é apenas isso.

Você também pode dizer para o anunciante sobre o que é seu blog, qual o tipo de público o visita e ainda em que local do blog está aparecendo aquele bloco de anúncio.

Grandes anunciantes podem restringir os anúncios apenas a alguns blogs e sites e, se você conseguir fazer parte desse clube, pode se dar muito bem.

Hoje faço uma mescla de blocos de anúncios inseridos via plugin (uso o Ad Inserter) e anúncios automáticos. E isso tem feito meu CTR aumentar muito, o que vai ajudar a atrair melhores anunciantes e aumentar meu CPC.

2- Idade do domínio e conteúdo

A idade do domínio e o conteúdo também pode influenciar. Vejo poucas pessoas falando sobre isso, mas há 14 anos crio blogs de micro nicho e vejo que, ao começar um novo blog, o cpc é muito mais baixo que o normal.

Com o tempo, se o trabalho é feito corretamente, começa a aumentar o valor do CPC, então tenha paciência no início e foque em produzir conteúdo e gerar visitas para seu negócio.

Aqui também entra a minha teoria maluca no vídeo que indiquei um pouco mais acima, então se não assistiu ainda, assista também o vídeo.

3- Alto tráfego qualificado (não sai logo do blog)

Tráfego qualificado é aquele que permanece um bom tempo no seu blog. O Adsense não vai colocar os melhores anunciantes, os que pagam mais, em blogs que as pessoas entram e saem como um raio. Isso não vai dar resultados para os anunciantes.

Tráfego qualificado não tem relação com ser orgânico ou pago e sim com segmentar realmente seu público.

Se você tem um blog sobre futebol e tenta gerar visitas do Facebook orgânico jogando links em páginas ou grupos não relacionados, ou tentando induzir a pessoa a ir para o artigo prometendo uma coisa e entregando outra, seus resultados não vão ser legais.

Segmentar o público, seja com Facebook Ads, Google ou qualquer outra fonte de tráfego é um fator importante para atrair melhores anunciantes que trabalham com um CPC melhor no seu nicho.

Recentemente comecei a investir muito em tráfego pago para um blog que usava outras estratégias. o CPC foi subindo, aos poucos, e passou de $0,05 para $0,25, um aumento considerável. Tráfego segmentado vai aumentar seu CPC em pouco tempo.

4- Preste atenção no seu template

Esse é outro ponto que vejo poucas pessoas falando. Seu template pode atrapalhar os resultados do seu blog com Google Adsense.

Você precisa ter em mente que seu blog foi criado para ajudar pessoas (pelo menos eu crio blogs com esse pensamento).

Ajudar pessoas do seu público alvo a encontrar solução para seus problemas, e se a pessoa chega a seu blog e não consegue ler o texto por conta do template ter cores muito fortes, imagina ele prestar atenção num anúncio e clicar… então foque em templates com cores claras e que dê destaque ao conteúdo.

Se preocupe também em não ter um cabeçalho (header) muito grande no blog, pois isso vai jogar o conteúdo para baixo da chamada primeira dobra, que é o melhor local para ter um anúncio.

5- Critérios de url

Poucas pessoas usam, mas o ideal é que você coloque a url de seus artigos nos critérios de URL do Google Adsense. Dessa maneira você vai saber o valor real do CPC, CTR e RPM de cada artigo e não apenas a média do blog.

A imagem abaixo é de um blog que o CPC geral está em US$0,08 nesse momento. Eu poderia ter desanimado desse blog se não tivesse também os critérios de url dos artigos, onde vejo que vários artigos estão com o CPC acima da média do blog.

A partir dessa informação, começo a investir mais nesses artigos e também a analisar os motivos que levam o CPC a aumentar nesses artigos. Ainda analiso outros critérios, como por exemplo o CTR daquele artigo e não somente do blog como um todo.

como aumentar o cpc do adsense

6- Palavras chave que pagam mais

Pesquise em alguma ferramenta de palavras chave por palavras do seu nicho que pagam um CPC maior e tente gerar tráfego para esses artigos.

A ferramenta que uso hoje é o Ubersuggest.

Isso pode aumentar seu CPC, atraindo anunciantes relacionados, mas não é algo simples de fazer. Por isso mesmo criei o que chamo de Método CPC uP, que é uma estratégia que já venho colocando em prática com sucesso por anos nos meus blogs.

Essas são algumas dicas que tem funcionado em meus projetos e espero que ajude a você também. Se tiver mais dicas que realmente testou e sabe que funciona e quiser compartilhar conosco, coloque nos comentários.

Essa é para você melhorar ainda mais seus resultados

Sei que não é fácil ter sucesso sozinho, pois fiquei por muito tempo pensando que era necessário ficar sozinho e focar só no meu negócio online.

Mas eu estava errado!

É necessário ter outras pessoas para compartilhar seus sucessos e fracassos, para ajudar e ser ajudado.

Quando comecei a pensar e agir assim tudo mudou para mim, vários anos atrás, e agora essa pode ser a sua grande oportunidade de mudança também.

Chega de tentar sozinho!

Você pode agora participar da maior comunidade de Google Adsense em língua portuguesa, o Google Adsense Club.

→ Quero participar do Google Adsense Club

Se ficou curioso acesse o link acima e entre agora mesmo para a comunidade Google Adsense Club.

Você pode continuar sentado sozinho na frente do seu computador, ou pode se juntar a vários outros blogueiros que estão fazendo sucesso com o Google Adsense e não precisam ficar procurando por “como aumentar o CPC no Adsense”.

Qualquer dúvida, só deixar um comentário ou perguntar lá na comunidade Google Adsense Club.

Leia também

Google Adsense Grupo

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

  1. Parabéns. Você é demais Gustavo. Excelentes conteúdos sempre. Para complementar, aqueles que tiverem interesse em estender o conhecimento e aprender um pouco sobre tributação da monetização do adsense e forma de pagar menos tributos, basta acessar os nossos conteúdos.