Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense (para sites e blogs em qualquer nicho)

Se está em busca de dicas para aumentar o CPC no Google Adsense, eu posso te ajudar. As dicas que vou passar nesse artigos funcionam para sites e blogs em qualquer nicho de atuação.

Antes de começar as dicas, quero aproveitar para explicar alguns termos importantes do Google Adsense, que confundem a cabeça dos iniciantes.

CPC

O CPC é o valor que você ganha cada vez que um usuário clica em seu anúncio. O CPC dos anúncios é determinado pelo anunciante. Talvez alguns anunciantes queiram pagar mais por clique do que outros, dependendo do que estejam anunciando.

CTR

A taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) é a porcentagem de impressões que levaram a um clique. CTR = Clicks / Impressions.

RPM

A RPM de impressões é a média de ganhos para cada mil impressões.
RPM de impressões = (ganhos estimados / impressões) * 1.000.

Impressões

Uma impressão é contabilizada para cada solicitação de anúncio que retorna pelo menos um anúncio para o site. Ela representa o número de blocos de anúncios (para anúncios da Rede de Display) ou consultas de pesquisa (para anúncios da Rede de Pesquisa) que exibiram anúncios.

Ganhos estimados

O saldo de sua conta relativo ao período selecionado. Esse valor é uma estimativa sujeita a alterações no fim de cada mês, quando é feita a verificação da precisão dos ganhos.

Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense

Como explicado acima o CPC é definido pelo anunciante, então quando falamos em aumentar o CPC, não existe como fazer isso. A pergunta está formulada da maneira errada, na verdade o que precisamos é descobrir como atrair os anunciantes que estão pagando mais, pois não tem como “obrigar” o anunciante a pagar mais, se ele não quiser.

Para aumentar o CPC uso algumas estratégias que já falo e ensino há muito tempo, mas vou reforçar aqui.

Critérios personalizados

Se ainda não utiliza, comece a criar critérios personalizados para seus blocos de anúncio. Você poderá controlar qual bloco está rendendo mais, mas não é apenas isso.

Você também pode dizer para o anunciante sobre o que é seu blog, qual o tipo de público o visita e ainda em que local do blog está aparecendo aquele bloco de anúncio.

Grandes anunciantes podem restringir os anúncios apenas a alguns blogs e sites e, se você conseguir fazer parte desse clube, pode se dar muito bem.

Falo sobre critérios personalizados num de meus e-books gratuitos.

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Idade do domínio e conteúdo

A idade do domínio e o conteúdo também pode influenciar. Vejo poucas pessoas falando sobre isso, mas há 10 anos crio blogs de micro nicho e vejo que, ao começar um novo blog, o cpc é muito mais baixo que o normal.
Com o tempo, se o trabalho é feito corretamente, começa a aumentar o valor do CPC, então tenha paciência no início e foque em produzir conteúdo e gerar visitas para seu negócio.

Alto tráfego qualificado (não sai logo do blog)

Tráfego qualificado é aquele que permanece bom tempo no seu blog. O Adsense não vai colocar os melhores anunciantes, os que pagam mais, em blogs que as pessoas entram e saem como um raio. Isso não vai dar resultados para os anunciantes.

Tráfego qualificado não tem relação com ser orgânico ou pago. E sim com segmentar realmente seu público.
Se você tem um blog sobre futebol e tenta gerar visitas do Facebook orgânico jogando links em páginas não relacionadas, ou tentando induzir a pessoa a ir para o artigo prometendo uma coisa e entregando outra, seus resultados não vão ser legais.

Segmentar o público, seja com Facebook Ads, Google ou qualquer outra fonte de tráfego é um fator importante para atrair melhores anunciantes que trabalham com um CPC melhor no seu nicho.
Recentemente comecei a investir muito em tráfego pago para um blog que usava outras estratégias. o CPC foi subindo, aos poucos, e passou de $0,05 para $0,15, um aumento considerável. Tráfego segmentado vai aumentar seu CPC.

Teste posicionamentos

Teste posicionamento de anúncios, para verificar quais estão funcionando melhor em seu blog. Se trocar o template, refaça os testes. Para isso crie critérios personalizados para seus anúncios, ou não terá como saber qual está rendendo e qual não está.

Palavras chave que pagam mais

Pesquise na Ferramenta de Palavras Chave por palavras do seu nicho que pagam um cpc maior e tente gerar tráfego para esses artigos. Isso pode aumentar seu CPC, atraindo anunciantes relacionados.
Essas algumas dicas que tem funcionado em meus projetos e espero que ajude a você também. Se tiver mais dicas que realmente testou e sabe que funciona, coloque nos comentários.

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Dicas para aumentar o CPC no Google Adsense (para sites e blogs em qualquer nicho)
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Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Website: https://querocriarumblog.com.br/

3 Comentários

  1. Sempre usei critérios personalizados para saber os anúncios mais rentáveis. troquei recentemente meu tema e percebi que o anúncio na barra lateral em uma tema que tenha a barra lateral deslizante fica muito mais visível e gera mais rendimentos.
    Quando continuamos lendo o artigo e a barra lateral chega ao final e para de rolar. então basta deixar um anúncio no final dela.

    • Jair, você só pode fazer isso se tiver uma permissão do Google Adsense. Esses anúncios se chamam Sticky Ads.

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