As imagens de um artigo num blog são de grande importância. Elas são uma das partes mais importantes do seu post, elas são responsáveis por dar a primeira impressão ao seu leitor.

E por isso é preciso caprichar nas imagens, pois ao utilizar os agregadores, e mesmo para os seus leitores fiéis, são elas que mais chamarão a atenção, depois o título e ai sim ele irá ler o post.

Então é bastante importante dedicar um bom tempo a procurar uma boa imagem para ilustrar o seu post. Existem diversos sites que disponibilizam diversas imagens, alguns são pagos, mas sabemos que nem todo blogueiro tem dinheiro para comprar imagens para cada post, mesmo sendo importante investir no seu blog.

Fotográfo

Como não são todos que podem comprar uma imagem, vou dar algumas dicas de onde pesquisar, como, e outras dicas relacionadas às imagens. Primeiro vamos mostrar três lugares onde se pode pesquisar imagens de graça, existem diversos serviços, e vou mostrar apenas os meus preferidos.

Google Imagens – Esse é um dos mais conhecidos, o serviço do Google pesquisa diversas imagens na internet, utilizando o atributo Alt e Title que os usuários colocaram na imagem, é de fácil uso e é provável que você já o tenha utilizado.

Flickr – Um dos maiores sites de compartilhamento de fotos, e a maioria das fotos você pode pegar de graça. Eu diria que ele é um Getty Imagens gratuito, já que tem diversas imagens incríveis totalmente de graça. Lembre-se que esse é um serviço de compartilhamento de fotos, e que a maioria das fotos são feitas pelos próprios artistas donos da conta. Por isso é necessário adicionar um link no post com os devidos créditos da imagem para o autor. Quando escolher uma imagem veja se o dono permite você baixar a foto, se isso não for possível não baixe a foto. Aproveite também para avisar o dono da conta que você usou uma imagem dele, no perfil dos utilizadores sempre tem um link para uma rede social ou e-mail, é o mínimo que você pode fazer por ter usado uma imagem dele, ao menos agradecer.

Stock.XCHNG – É também um Getty Imagens gratuito, a diferença é que é preciso um cadastro para baixar as imagens, mas isso você faz em alguns segundos. Ele é totalmente em inglês, e para achar as imagens é preciso digitar o que você procura em inglês, mas se você não souber inglês pode usar o Google Tradutor. Cuidado, a primeira e a última coluna da pesquisa são resultados do iStockphoto, que é pago.

Percebeu que no Stock é preciso digitar a sua busca em inglês, e dou a dica de você também fazer isso no Flickr e no Google Imagens. Tudo porque na pesquisa em português, dependendo do que você pesquise, sempre aparecem coisas poucos agradáveis, ou imagens de péssima qualidade, e em inglês as imagens que aparecem muitas vezes são melhores.

É importante também já saber mais ou menos o que quer para a imagem, pois sua pesquisa será muito mais fácil e você já saberá o que quer. Depois de achar a imagem perfeita, sugiro que a deixe com menos de 50kb, assim seu artigo não irá carregar lentamente, é possível escolher o tamanho usando um programa como Photoshop ou Photoscape.

Essas são apenas algumas dicas para você achar a imagem perfeita para o seu post, mas perceba que é preciso pesquisar muito, e muitas vezes acontece de você passar mais tempo procurando uma imagem do que escrevendo o post em si. Mas lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Luciano, boas dicas essas, com certeza as imagens são parte integrante de um bom artigo e deve ser tratada com a mesma  importância ou até mais com  que trata o que se escreve mais bom ter cuidado com imagens de direitos autorais.
    Abraços.

  2. Olá Luciano, sem dúvidas que procurar a “imagem perfeita” é uma estratégia muito importante quando pensamos em chamar o leitor para a leitura do tal. Uma boa imagem não é tão complicado de ser encontrada e com absoluta certeza vale o tempo investido.

    Abraços, Arlindo Armando