Olá, antes de tudo primeiramente devo me apresentar: Sou o Felix, e atualmente estou participando da 4ª edição do DesafioMestreSEO com um site criado especialmente para isso: Katipsoi Zunontee e me auto-convidei a escrever um artigo aqui para o QCB em uma conversa com o Gustavo Freitas.
Mas afinal, o que tem há ver o título deste artigo com esse termo esquisito “Katipsoi Zunontee” – que até há alguns dias ninguém havia visto em lugar nenhum?
Pois bem, o termo katipsoi zunontee foi inventado justamente para este desafio. Para quem não sabe SEO é o acrônimo para o termo original em inglês: “Search Engine Optimization“, ou em bom português: “otimização para mecanismos de busca“, que bem resumidamente seria o emprego de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa.
Usando o katipsoi zunontee como exemplo
O objetivo do 4º Desafio MestreSEO é que no dia 15 de fevereiro deste ano, ao se fazer uma busca no Google (em modo anônimo, para não influenciar os resultados), o site ou artigo que estiver em primeiro lugar é o vencedor.
O termo foi inventado exclusivamente para o desafio para ter-se certeza de que todos (ou ao menos 99%) os resultados fossem de participantes do desafio, basicamente não há regras, pode-se criar dominios novos, escrever apenas um artigo em um blog ou site, o que o participante quiser, afinal o objetivo é um só, chegar em primeiro lugar no Google.
No momento em que escrevo este artigo, meu site que está participando do desafio, o http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com está na 5ª posição dos resultados; obviamente isso pode mudar muito até o final do desafio, tanto subindo posições quanto descendo, tudo depende do meu trabalho de SEO e de meus concorrentes. Veja a imagem:
Como aprender SEO com o katipsoi zunontee?
Há diversas técnicas de SEO que podem e devem ser aplicadas no trabalho de SEO, desde o trabalho on-page, que trata-se de toda a estrutura interna do site, com senântica, uso correto das tags html e conteúdo, principalmente conteúdo.
Quanto ao conteúdo, o termo katispoi zunontee foi cunhado baseado na história dos maias, seu calendário e o suposto fim do mundo em 2012. Baseado nisso, todos os concorrentes estão criando histórias baseadas neste tema.
Em meu caso, estou escrevendo uma web-série de um cidadão comum, descendente dos maias que não acredita no fim do mundo e que luta para sobreviver, inclusive até resolveu trabalhar com e-commerce e criou sua loja virtual onde vende camisetas katipsoi zunontee (Ps.: sim, as camisetas estão a venda de verdade).
Um dos princípios de SEO é sempre priorizar o usuário, ou seja, o internauta que acessa o seu site, pensando nisso, nunca, mas nunca mesmo copie conteúdo de outros blogs, sites; se por acaso isto for inevitável não faça apenas um Ctrl + C / Ctrl + V; acrescente sua opinião, dê maiores informações, e claro, sempre dê os créditos ao autor do artigo original.
Por que todo este trabalho? Simples: o seu site tem que ter um bom conteúdo e atrair visitantes, se a informação que você disponibiliza não passa de uma cópia, o que atrairia alguém a visitar seu site? Pense bem.
Além do trabalho on-page temos também o trabalho off-page, que consiste inclusive no chamado LinkBuilding – sim, este artigo que você está lendo, na forma de um guest-post é uma das estratégias de link building.
Outro trabalho de SEO, que particularmente está muito divertido neste desafio é a análise da concorrência, ou seja, ver o que seus competidores estão fazendo e a partir daí fazer melhor do que eles, sem contar o networking que só é possível em situações assim, é possível conhecer profissionais incríveis.
Para quem quer criar um blog, é recomendadíssimo que se aprenda SEO, afinal, se escrevemos algo, o objetivo é que as pessoas leiam, para isso elas têm que encontrar nosso conteúdo, e os mecanismos de busca são as principais fontes obviamente, então é necessário ter destaque nos mesmos e lembre-se de que não existe apenas o Google, há também o Yahoo, Bing, Ask… e muito mais. O próprio Google, disponibiliza suas diretrizes para webmasters, é um bom começo para quem deseja aprender.
E claro, o Desafio Mestre SEO é uma ótima ocasião para colocar seus conhecimentos em prática, se você ainda não está participando, tente, coloque em prática seus conhecimentos e veja até onde chega. Mesmo quem não ganha o desafio em si já termina ganhando uma boa base de conhecimento.
Ok, espero que tenham gostado do artigo. Novamente agradeço ao Gustavo pela oportunidade de divulgar aqui o meu trabalho e apresentar-me à comunidade de leitores do Quero Criar um Blog e fico a disposição de quem quiser contatar-me para falar de SEO, basta me seguir e perguntar lá pelo Twitter:
Muito bom o artigo.
parabéns excelente conteudo
Gostei do artigo, parabéns!!!
afeliz seu danado e não é que o artigo ficou bom, parabens!
ja esta em 4 lugar
espero chegar na primeira página ainda…
boa sorte pra vc