Como aprender SEO para criar um blog

Olá, antes de tudo primeiramente devo me apresentar: Sou o Felix, e atualmente estou participando da 4ª edição do DesafioMestreSEO com um site criado especialmente para isso: Katipsoi Zunontee e me auto-convidei a escrever um artigo aqui para o QCB em uma conversa com o Gustavo Freitas.

Mas afinal, o que tem há ver o título deste artigo com esse termo esquisito “Katipsoi Zunontee” – que até há alguns dias ninguém havia visto em lugar nenhum?

Pois bem, o termo katipsoi zunontee foi inventado justamente para este desafio. Para quem não sabe SEO é o acrônimo para o termo original em inglês: “Search Engine Optimization“, ou em bom português: “otimização para mecanismos de busca“, que bem resumidamente seria o emprego de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa.

Usando o katipsoi zunontee como exemplo

O objetivo do 4º Desafio MestreSEO é que no dia 15 de fevereiro deste ano, ao se fazer uma busca no Google (em modo anônimo, para não influenciar os resultados), o site ou artigo que estiver em primeiro lugar é o vencedor.

O termo foi inventado exclusivamente para o desafio para ter-se certeza de que todos (ou ao menos 99%) os resultados fossem de participantes do desafio, basicamente não há regras, pode-se criar dominios novos, escrever apenas um artigo em um blog ou site, o que o participante quiser, afinal o objetivo é um só, chegar em primeiro lugar no Google.

No momento em que escrevo este artigo, meu site que está participando do desafio, o http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com está na 5ª posição dos resultados; obviamente isso pode mudar muito até o final do desafio, tanto subindo posições quanto descendo, tudo depende do meu trabalho de SEO e de meus concorrentes. Veja a imagem:

katipsoi-zunontee.png  on Aviary

Como aprender SEO com o katipsoi zunontee?

Há diversas técnicas de SEO que podem e devem ser aplicadas no trabalho de SEO, desde o trabalho on-page, que trata-se de toda a estrutura interna do site, com senântica, uso correto das tags html e conteúdo, principalmente conteúdo.

Quanto ao conteúdo, o termo katispoi zunontee foi cunhado baseado na história dos maias, seu calendário e o suposto fim do mundo em 2012. Baseado nisso, todos os concorrentes estão criando histórias baseadas neste tema.

Em meu caso, estou escrevendo uma web-série de um cidadão comum, descendente dos maias que não acredita no fim do mundo e que luta para sobreviver, inclusive até resolveu trabalhar com e-commerce e criou sua loja virtual onde vende camisetas katipsoi zunontee (Ps.: sim, as camisetas estão a venda de verdade).

Um dos princípios de SEO é sempre priorizar o usuário, ou seja, o internauta que acessa o seu site, pensando nisso, nunca, mas nunca mesmo copie conteúdo de outros blogs, sites; se por acaso isto for inevitável não faça apenas um Ctrl + C / Ctrl + V; acrescente sua opinião, dê maiores informações, e claro, sempre dê os créditos ao autor do artigo original.

camiseta catipsoi zunontee - frente camiseta catipsoi zunontee - costas

Por que todo este trabalho? Simples: o seu site tem que ter um bom conteúdo e atrair visitantes, se a informação que você disponibiliza não passa de uma cópia, o que atrairia alguém a visitar seu site? Pense bem.

Além do trabalho on-page temos também o trabalho off-page, que consiste inclusive no chamado LinkBuilding – sim, este artigo que você está lendo, na forma de um guest-post é uma das estratégias de link building.

Outro trabalho de SEO, que particularmente está muito divertido neste desafio é a análise da concorrência, ou seja, ver o que seus competidores estão fazendo e a partir daí fazer melhor do que eles, sem contar o networking que só é possível em situações assim, é possível conhecer profissionais incríveis.

Para quem quer criar um blog, é recomendadíssimo que se aprenda SEO, afinal, se escrevemos algo, o objetivo é que as pessoas leiam, para isso elas têm que encontrar nosso conteúdo, e os mecanismos de busca são as principais fontes obviamente, então é necessário ter destaque nos mesmos e lembre-se de que não existe apenas o Google, há também o Yahoo, Bing, Ask… e muito mais. O próprio Google, disponibiliza suas diretrizes para webmasters, é um bom começo para quem deseja aprender.

E claro, o Desafio Mestre SEO é uma ótima ocasião para colocar seus conhecimentos em prática, se você ainda não está participando, tente, coloque em prática seus conhecimentos e veja até onde chega. Mesmo quem não ganha o desafio em si já termina ganhando uma boa base de conhecimento.

Ok, espero que tenham gostado do artigo. Novamente agradeço ao Gustavo pela oportunidade de divulgar aqui o meu trabalho e apresentar-me à comunidade de leitores do Quero Criar um Blog e fico a disposição de quem quiser contatar-me para falar de SEO, basta me seguir e perguntar lá pelo Twitter:

Como aprender SEO para criar um blog
Rate this post

Especialista revela os principais segredos para se ganhar dinheiro com Google Adsense

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Website: https://querocriarumblog.com.br

4 Comentários

  1. Tiago

    Gostei do artigo, parabéns!!!

  2. afeliz seu danado e não é que o artigo ficou bom, parabens!
    ja esta em 4 lugar
    espero chegar na primeira página ainda…

    boa sorte pra vc

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.