10 fatores que podem atrapalhar o sucesso de um blog

O Technorati estimava, em 2008, que 175 mil blogs eram criados por dia, e a grande maioria deles é excluído ou abandonado antes do 3º mês. Existem muitos motivos que levam as pessoas a criar um blog e outros tantos que as levam a desistir dele. Se você está pensando em desistir de seu blog, sugiro que primeiro leia esse artigo e depois tome sua decisão.

Meu blog não faz o sucesso que eu esperava

Se o seu blog não faz o sucesso que você esperava, talvez seja o momento de rever seu blog, suas estratégias, seu planejamento, analisar o que deu certo e o que deu errado, fazer um novo planejamento e, se preciso, mudar o nicho, o template, a forma de escrita e divulgação.

Baseado em minha experiência com planejamento de blogs e com o contato direto que tenho com vários blogueiros iniciantes e experientes, vou relacionar 10 fatores que podem atrapalhar o sucesso de um blog e sugiro que analise se está inserido em algum deles.

1- Você não sabe escrever

work

Ninguém quer ler artigos com erros de português, gírias em excesso e grosserias. Vivemos uma época em que nada é novidade, a concorrência sobre um assunto é muito grande, então se esse é seu problema sugiro algumas soluções:

2- Escreve para um nicho que tem poucos visitantes

Talvez o nicho (assunto) que você escreve possua poucas pessoas interessadas no momento. Reavalie esse item e se for o caso mude de nicho, ou aumente o leque dentro do mesmo nicho. Pesquisar alguns artigos sobre o assunto como criar um blog de nicho pode lhe ajudar a entender melhor como explorar esse tipo de blog.

3- Escreve poucos artigos

Eu começo a analisar as estatísticas de um blog quando ele chega a 50 artigos publicados. Se você não possui esse número de artigos, sugiro que tente escrever o máximo de artigos que puder por semana. Depois de alcançar esse número tente manter uma frequência de, pelo menos, 3 artigos por semana. Se puder ser diário, melhor ainda. Existem nichos, como o futebol, tecnologia e outros, que a frequência precisa ser diária (as vezes mais de 1 artigo por dia).

4- Não sabe escrever títulos interessantes para os artigos

O título do artigo pode significar o ganho ou perda de vários leitores. Essa técnica deve ser trabalhada e aperfeiçoada sempre. Eu procuro criar um título provisório e escrever o artigo, depois volto ao título e tento imaginar, baseado no conteúdo, se estivesse procurando aquela informação no Google, o que eu digitaria? Qual resultado me chamaria mais a atenção? Sugiro que comece esse exercício pelos artigos que já estão publicados.

5- Não divulga seus artigos nas redes sociais

Não adianta ter as credenciais dos primeiros 4 tópicos e não divulgar seus artigos nas redes sociais. Divulgue seus artigos, faça parte de grupos específicos de seu nichos nas principais redes sociais e divulgue seus links (sem fazer spam, claro!).

6- Não fideliza seus visitantes

Quando visito um blog e gosto dos artigos escritos procuro logo o formulário de feeds por e-mail. Meu tempo é muito curto e utilizo esse recurso para julgar diariamente o que devo, ou não, ler. Existem também outras maneiras de fidelizar o visitante com uma página de fãs no Facebook, conta no Twitter e outros.

7- Não responde aos comentários, ou quando responde, trata-o com descaso

Quem procura informação em um blog muitas vezes que conversar, dar opinião, questionar. Se você não responde aos comentários, ou pior ainda, quando responde é grosseiro ou trata com descaso, essa pode ser a razão do insucesso de seu blog.

Sempre responda aos comentários, seja gentil, mesmo quando tiver que responder alguma provocação. Você irá ganhar pontos com outros visitantes que lerem os comentários.

8- Seu layout dificulta a leitura

O layout (template) de seu blog pode estar dificultando a leitura dos artigos. Cores fortes, letras pequenas, muitos gifs piscando ou anúncios em excesso podem afastar o leitor de seu blog. Escolha um template com cores claras, discreto, e evite propagandas em excesso.

9- Não interage na Blogosfera

Você precisa se apresentar a blogosfera, dizer quem é você. Uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecer outros blogs, comentar nos artigos desses blogs, seguir os blogueiros no Twitter, no Facebook e vivenciar esse mundo.

10- Seu blog não está bem posicionado no Google (SEO)

dicas de seo

Seu blog pode não ser bem posicionado no Google e nos demais buscadores. Você precisa estudar um pouco sobre SEO e colocar em prática em seu blog e nos seus artigos. Mas pior ainda, seu blog pode ter sido penalizado pelo Google.

Conclusão

O sucesso ou o fracasso de um projeto não pode ser resumido em tão poucas fatores, mas certamente esses 10 fatores de fracasso já lhe dão muito mais chances (se os levar a sério) de ter sucesso com seu blog.

Se você tem alguma dúvida, ou quer sugerir mais algum fator, deixe nos comentários.

Rate this post

Especialista revela os principais segredos para se ganhar dinheiro com Google Adsense

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Website: https://querocriarumblog.com.br/

12 Comentários

  1. Otimo artigo, era o que eu estava procurando, vou recomendar e salvar aqui nos meus favoritos.

  2. Olá Gustavo,

    Definitivamente criar e manter um blog é uma missão muito difícil, e os pontos que você abordou com certeza são reais.
    Acredito que para os iniciantes, interagir com outros blogueiros, principalmente com os mais experientes pode trazer um crescimento muito grande em relação a qualidade. Essa troca de idéias fortifica e muito um blogueiro em todos os sentidos.

    Abraços

    • Adriano,
      primeiro desculpe a demora em responder seu e-mail, ele foi para o spam e só agora vi.
      Manter um blog não é simples mesmo, e muitos pensam o contrário e por isso vemos tantos blogs abandonados pela web. Em qualquer área de atuação começar se baseando nas ideias dos mais experientes é a melhor saída e com blogs não vejo diferença alguma.
      Abraço.

  3. Olá Gustavo, excelente artigo, recheado de dicas e orientações muito importantes e úteis para todos nós , até mesmo para os que como eu, não visam sucesso financeiro, mas de qualquer forma, meu objetivo também é atingir o máximo de pessoas possível, apresentar conteúdo de qualidade e fidelizar leitores, portanto, todos os itens são relevantes para o crescimento de um blog 😉
    Procuro seguir estas dicas, e aprender mais a cada dia, acho que quando temos esta vontade de melhorar e estamos sempre buscando conhecimentos e superação, aos poucos os resultados vão surgindo. 🙂

    Agradeço muito por compartilhar conosco estas informações super importantes que com certeza ajudarão todos nós 🙂
    Grande abraço e boa semana !

    • Samanta,
      agradeço pelo comentário, é muito importante também termos esse tipo de feedback extenso, nos mostra que ainda não perdemos o “rumo” do projeto, que é ajudar blogueiros (profissionais ou não) a alcançar o sucesso com seus blogs.
      Abraço.

  4. André Tinoco

    Olá Gustavo

    Gostei muito do seu artigo, ele incentiva muito os novos nessa área, espero que você continue a escrever sobre esse assunto.
    Sem mais, um abraço

  5. Olá Gustavo, tudo bem?

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

    Você disse tudo. E um dos principais requisitos é se aperfeiçoar sempre e continuamente. Sem isso nunca teremos sucesso.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    • Robeilton,
      obrigado pelo comentário. O sucesso depende muito de nos aperfeiçoarmos, mas poucos entendem e colocam isso em prática.
      Abraço.

  6. Gustavo,

    realmente, o sucesso de um blog está diretamente ligado a todos esses fatores, e infelizmente, tem muita gente que quer ter blog apenas para ganhar dinheiro e não quer investir em conhecimento para conseguir fazer um blog melhor para os leitores.

    E para adquirir conhecimento, precisamos ler, fazer cursos, investir em networking e mastermind, dentre outras coisas.

    Legal seu artigo, com certeza vai ajudar muita gente.

    Abração e sucesso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.