O Technorati estimava, em 2008, que 175 mil blogs eram criados por dia, e a grande maioria deles é excluído ou abandonado antes do 3º mês. Existem muitos motivos que levam as pessoas a criar um blog e outros tantos que as levam a desistir dele. Se você está pensando em desistir de seu blog, sugiro que primeiro leia esse artigo e depois tome sua decisão.

Meu blog não faz o sucesso que eu esperava

Se o seu blog não faz o sucesso que você esperava, talvez seja o momento de rever seu blog, suas estratégias, seu planejamento, analisar o que deu certo e o que deu errado, fazer um novo planejamento e, se preciso, mudar o nicho, o template, a forma de escrita e divulgação.

Baseado em minha experiência com planejamento de blogs e com o contato direto que tenho com vários blogueiros iniciantes e experientes, vou relacionar 10 fatores que podem atrapalhar o sucesso de um blog e sugiro que analise se está inserido em algum deles.

1- Você não sabe escrever

work

Ninguém quer ler artigos com erros de português, gírias em excesso e grosserias. Vivemos uma época em que nada é novidade, a concorrência sobre um assunto é muito grande, então se esse é seu problema sugiro algumas soluções:

2- Escreve para um nicho que tem poucos visitantes

Talvez o nicho (assunto) que você escreve possua poucas pessoas interessadas no momento. Reavalie esse item e se for o caso mude de nicho, ou aumente o leque dentro do mesmo nicho. Pesquisar alguns artigos sobre o assunto como criar um blog de nicho pode lhe ajudar a entender melhor como explorar esse tipo de blog.

3- Escreve poucos artigos

Eu começo a analisar as estatísticas de um blog quando ele chega a 50 artigos publicados. Se você não possui esse número de artigos, sugiro que tente escrever o máximo de artigos que puder por semana. Depois de alcançar esse número tente manter uma frequência de, pelo menos, 3 artigos por semana. Se puder ser diário, melhor ainda. Existem nichos, como o futebol, tecnologia e outros, que a frequência precisa ser diária (as vezes mais de 1 artigo por dia).

4- Não sabe escrever títulos interessantes para os artigos

O título do artigo pode significar o ganho ou perda de vários leitores. Essa técnica deve ser trabalhada e aperfeiçoada sempre. Eu procuro criar um título provisório e escrever o artigo, depois volto ao título e tento imaginar, baseado no conteúdo, se estivesse procurando aquela informação no Google, o que eu digitaria? Qual resultado me chamaria mais a atenção? Sugiro que comece esse exercício pelos artigos que já estão publicados.

5- Não divulga seus artigos nas redes sociais

Não adianta ter as credenciais dos primeiros 4 tópicos e não divulgar seus artigos nas redes sociais. Divulgue seus artigos, faça parte de grupos específicos de seu nichos nas principais redes sociais e divulgue seus links (sem fazer spam, claro!).

6- Não fideliza seus visitantes

Quando visito um blog e gosto dos artigos escritos procuro logo o formulário de feeds por e-mail. Meu tempo é muito curto e utilizo esse recurso para julgar diariamente o que devo, ou não, ler. Existem também outras maneiras de fidelizar o visitante com uma página de fãs no Facebook, conta no Twitter e outros.

7- Não responde aos comentários, ou quando responde, trata-o com descaso

Quem procura informação em um blog muitas vezes que conversar, dar opinião, questionar. Se você não responde aos comentários, ou pior ainda, quando responde é grosseiro ou trata com descaso, essa pode ser a razão do insucesso de seu blog.

Sempre responda aos comentários, seja gentil, mesmo quando tiver que responder alguma provocação. Você irá ganhar pontos com outros visitantes que lerem os comentários.

8- Seu layout dificulta a leitura

O layout (template) de seu blog pode estar dificultando a leitura dos artigos. Cores fortes, letras pequenas, muitos gifs piscando ou anúncios em excesso podem afastar o leitor de seu blog. Escolha um template com cores claras, discreto, e evite propagandas em excesso.

9- Não interage na Blogosfera

Você precisa se apresentar a blogosfera, dizer quem é você. Uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecer outros blogs, comentar nos artigos desses blogs, seguir os blogueiros no Twitter, no Facebook e vivenciar esse mundo.

10- Seu blog não está bem posicionado no Google (SEO)

dicas de seo

Seu blog pode não ser bem posicionado no Google e nos demais buscadores. Você precisa estudar um pouco sobre SEO e colocar em prática em seu blog e nos seus artigos. Mas pior ainda, seu blog pode ter sido penalizado pelo Google.

Conclusão

O sucesso ou o fracasso de um projeto não pode ser resumido em tão poucas fatores, mas certamente esses 10 fatores de fracasso já lhe dão muito mais chances (se os levar a sério) de ter sucesso com seu blog.

Se você tem alguma dúvida, ou quer sugerir mais algum fator, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo,

    Definitivamente criar e manter um blog é uma missão muito difícil, e os pontos que você abordou com certeza são reais.
    Acredito que para os iniciantes, interagir com outros blogueiros, principalmente com os mais experientes pode trazer um crescimento muito grande em relação a qualidade. Essa troca de idéias fortifica e muito um blogueiro em todos os sentidos.

    Abraços

    1. Adriano,
      primeiro desculpe a demora em responder seu e-mail, ele foi para o spam e só agora vi.
      Manter um blog não é simples mesmo, e muitos pensam o contrário e por isso vemos tantos blogs abandonados pela web. Em qualquer área de atuação começar se baseando nas ideias dos mais experientes é a melhor saída e com blogs não vejo diferença alguma.
      Abraço.

  2. Olá Gustavo, excelente artigo, recheado de dicas e orientações muito importantes e úteis para todos nós , até mesmo para os que como eu, não visam sucesso financeiro, mas de qualquer forma, meu objetivo também é atingir o máximo de pessoas possível, apresentar conteúdo de qualidade e fidelizar leitores, portanto, todos os itens são relevantes para o crescimento de um blog 😉
    Procuro seguir estas dicas, e aprender mais a cada dia, acho que quando temos esta vontade de melhorar e estamos sempre buscando conhecimentos e superação, aos poucos os resultados vão surgindo. 🙂

    Agradeço muito por compartilhar conosco estas informações super importantes que com certeza ajudarão todos nós 🙂
    Grande abraço e boa semana !

    1. Samanta,
      agradeço pelo comentário, é muito importante também termos esse tipo de feedback extenso, nos mostra que ainda não perdemos o “rumo” do projeto, que é ajudar blogueiros (profissionais ou não) a alcançar o sucesso com seus blogs.
      Abraço.

  3. Olá Gustavo

    Gostei muito do seu artigo, ele incentiva muito os novos nessa área, espero que você continue a escrever sobre esse assunto.
    Sem mais, um abraço

  4. Olá Gustavo, tudo bem?

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

    Você disse tudo. E um dos principais requisitos é se aperfeiçoar sempre e continuamente. Sem isso nunca teremos sucesso.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

  5. Gustavo,

    realmente, o sucesso de um blog está diretamente ligado a todos esses fatores, e infelizmente, tem muita gente que quer ter blog apenas para ganhar dinheiro e não quer investir em conhecimento para conseguir fazer um blog melhor para os leitores.

    E para adquirir conhecimento, precisamos ler, fazer cursos, investir em networking e mastermind, dentre outras coisas.

    Legal seu artigo, com certeza vai ajudar muita gente.

    Abração e sucesso.