Os blogs de nicho, o poder do e-mail marketing e a onda dos infoprodutos

Os blogs de nicho, o poder do e-mail marketing e a onda dos infoprodutos.

Esse artigo é uma introdução a uma série de artigos que vou escrever aqui no Quero Criar um Blog falando sobre os três pilares sobre o qual meu negócio online está pautado atualmente, de onde surgiu o Método Start.

Quando comecei com blogs, em 2008, só existia um pilar no qual eu acreditava e que me dava resultados. Google Adsense. O programa do Google que permite a grande maioria dos blogueiros no Brasil a sonhar com a possibilidade de ganhar dinheiro na internet com seus blogs.

Eu cheguei mesmo a me especializar no sistema, escrever e-books e vários artigos sobre o assunto, ajudando, até hoje, uma grande quantidade de blogueiros a conseguir ganhar dinheiro com o Adsense em seus blogs.

blogs

Mas eu conheci um outro mundo e resolvi investir também em outras frentes.

Os três pilares do meu negócio online

Comecei a seguir alguns profissionais da área de marketing digital e isso abriu minha mente para o que viria no futuro para quem quisesse ganhar dinheiro na internet.

Isso me levou a aperfeiçoar, durante alguns anos, três pilares nos quais meu negócio online é sustentado hoje.

Esses pilares são:

  • Blogs de nicho;
  • E-mail marketing e
  • Infoprodutos.

Hoje meu negócio está mais estável do que nunca, os ganhos são maiores que nunca e o Google Adsense não representa mais 90% dos meus ganhos e sim 25%. E olha que os meus ganhos com Adsense não cairam.

O que pretendo com esse artigo não é ganhar notoriedade. Isso eu já tenho, já estou na internet profissionalmente há quase seis anos e consegui conquistar minha posição.

O que pretendo realmente com esse artigo é te ajudar a abrir os olhos e enxergar o que está bem a sua frente.

Hoje, ter um negócio online baseado em apenas um pilar é muito arriscado. Então depender apenas de blogs (mesmo que sejam blogs de nicho) é muito arriscado, assim como depender apenas de e-mail marketing ou apenas de infoprodutos.

O seu negócio precisa ser baseado em mais de um pilar, e de preferência, que os pilares se complementem. É o que acontece comigo hoje, meus três pilares se complementam de tal maneira que não sei dizer com exatidão qual deles é mais rentável.

Qual o caminho a seguir?

Se você ainda não tinha prestado atenção as mudanças nos negócios online pode estar se perguntando… “Qual o caminho a seguir?”. Eu te garanto que esse é o momento mais crucial de seu negócio, mas também um momento de muita alegria. Você está prestes a ir em busca de algo novo. Saindo do comodismo.

Nos próximos artigos dessa série vou lhe mostrar o caminho que eu segui e a partir desse caminho, você pode traçar o seu caminho.

Enquanto isso, aproveite e assista o vídeo que resume o livro “Quem mexeu no meu queijo” que fala justamente de sair da condição atual e ir em busca de algo melhor.

Aguardo o seu comentário com ansiedade, afinal eu não teria buscado mudanças se o meu público não fosse tão participativo.

Confira os outros artigos da série:

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

32 Comentários

  1. Olá Gustavo! Conheci seu trabalho a poucos dias e tenho acompanhado e gostado bastante. Parabéns pelo profissionalismo.
    Gostaria que me ajudasse com uma dúvida. Tenho um blog na área de enfermagem, era um hobbie, mas estou começando a monetizá-lo (ainda preciso registrar domínio, essas coisas). Pensei no seu método de resolver problemas, e não consigo identificar um problemas relacionado ao que trato. Poderia me dar algum exemplo como luz? rsrs.

    Grata.

  2. Muito obrigado pelas dicas de hoje e vejo aqui que esse site realmente é bastante profissional e instrutivo, principalmente para todos que estão iniciando no ramo dos negócios online.
    Abraços ao autor, Guto/RS

  3. Gustavo, o vídeo foi removido pela Distribuidora, li o Artigo a respeito dos três Pilares.

    Nalcyman Loud

    Recife, 29 de maio de 2014

  4. Anax Costa

    Gustavo, o que mais me marcou nesse seu artigo foi “QUAL O CAMINHO A SEGUIR?” e a frase que mais ficou gravada na minha mente foi “Saindo do comodismo. Engraçado que esses dias estava conversando com minha esposa exatamente sobre isso, Que precisávamos sair do comodismo mas qual seria o caminho a seguir? Já dei o primeiro passo, me inscrevi no Método Start segunda turma e estou ancioso pelo início do treinamento. Grande abraço

  5. Luiz Medeiros

    Olá Gustavo Freitas, bom dia!
    Excelente video e a sua sensibilidae em prospectar materiais tão importantes e motivadores.

  6. Olá Gustavo !!!

    Parabéns pelo artigo, ele mostra como é importante o profissional ter consciência que mudanças são necessárias e que temos que buscar adequações constantemente.
    Você é um exemplo de profissional, acompanho seu trabalho e a forma como conduz sua carreira sempre me motiva a buscar mais conhecimento e repassar também aos meus leitores. Afinal a sensação de solidão e dúvidas pra quem começa é sempre presente.
    Seu foco em blogs de nichos abriu minha mente para o desenvolvimento de novos projetos. Obrigada e sucesso !!!

    • Valéria,
      as mudanças acontecem em todos os mercados, imagina no online rsrs.
      Que bom que estou lhe ajudando.
      abraço.

  7. Olá Gustavo, tudo bom meu amigo.
    Bom eu comecei somente em fevereiro de 2012, e como praticamente todo mundo, o Adsense foi uma das minhas primeiras opções. No início é claro, como todo mundo com suas minguadas visitas os resultados eram também minguados. Mas felizmente meu blog foi evoluindo e as visitas chegaram a um patamar de 2.000 por dia. Infelizmente o Adsense não se mostrou melhor por isso, claro que aumentou mas sinceramente não compensava em nada. Até porque o que acho péssimo no adsense é que ele simplesmente retira o visitante do seu blog, em vez de abrir uma outra aba ou página do navegador, simplesmente leva seu visitante embora.
    Vai daí que parei de usar. Hoje vejo muitas pessoas falando até em ganhar 100 dólares por dia com Adsense, e até acredito que pessoas dezenas de milhares de visitas consigam essa proeza, mas falar isso para um blogueiro “normal” sinceramente só vou acreditar se me mostrar na prática.
    Grande abraço e Sucesso Sempre

    • Sergio,
      o seu nicho é muito complicado ganhar dinheiro com Adsense. Agora você já deve ter descoberto que com programas de afiliados CPA, como o Hotmart, a história é outra.
      Abraço.

  8. Luciana Rocha

    Quanto mais diversificação, melhor para os negócios.
    Como diz o ditado popular: Não se deve colocar todos
    os ovos em uma mesma cesta.

  9. Excelente artigo, Gustavo.

    Ë através desses feedbacks, dessas orientações, que nós, iniciantes, nos sentimos gratificados por termos um Profissional como você a compartilhar seus conhecimentos.

    abr

    • Claudio,
      que bom ouvir um feedback assim. Na próxima semana continuo com a série, espero que acompanhe.
      abraço.

  10. Ótimo artigo Gustavo Freitas, infelizmente ainda existem muitos blogueiro que fixa seus negócios online em um único pilar, geralmente é o google adsense e não buscam mais conhecimentos e formas para gerar outras fontes de renda e não ficar dependendo de uma apenas.

    Um Abraço.

    Altair Silva

    • Altair,
      o ponto é justamente esse, não podemos ter apenas um pilar para sustentar o nosso negócio.
      Abraço.

  11. Parabéns pelo Artigo Gustavo,

    Aprendi muitas técnicas com você, e tenho você como outros empreendedores digitais para me espelhar e me tornar um.

    Abraços

    • Gerson,
      obrigado pelo comentário.
      É sempre muito gratificante ter um feedback como esse.
      Abraço.

  12. Quem quiser realmente ter uma renda fixa na internet tem que construir seu próprio inforproduto para não depender de centavos.É fato que existe algumas linhas de se ganhar dinheiro com blogs ou sites.Entre elas podemos citar inforprodutos próprios,consultórias e drop shipping,esta última não muito conhecida pelo grande público.Buscar novas alternativas viáveis financeiramente para ganhos mensais e regulares é um desafio para quem deseja ganhar dinheiro de verdade na internet.

    • Felipe,
      obrigado pelo comentário.
      Esse ano desenvolvi meu primeiro infoproduto de sucesso. Em 2012 desenvolvi um, mas não alcançou o sucesso que esperava (faz parte ;)).
      E antes do infoproduto já ganhava muito bem, tanto que já tinha largado meu emprego público.
      É totalmente possível trabalhar exclusivamente na internet sem ter um infoproduto, mas é claro também que é muito interessante ter um infoproduto próprio.
      Abraço.

  13. Muito bom Gustavo.

    Aprendemos muito com quem tem experiencia e humildade para compartilhar conosco. Por favor, não esqueça de citar dificuldades e dar-nos dicas de como superá-las, por que sabemos que nada é redondo no mundo da internet e por ai tem muita gente vendendo facilidades que não existem!
    Não é o seu caso, ainda bem!

    • Roberto,
      obrigado pelo comentário.
      Que bom que sabe que não vendo facilidades…rs… Claro que vou mostrar também as dificuldades.
      abraço.

  14. Que bacana. Eu realmente quero seguir esses artigos, pois vou começar meu negócio online e quero me especializar.
    Aguardo ansiosa.
    Abraços.

    • Rafaela,
      o caminho é esse, se especializar, buscar conhecimento e aplicar o que aprender. Errar também é importante e aprender com esses erros, mais importante ainda.
      Abraço.

  15. Olá Gustavo, tudo bem?

    Muito legal sua história parabéns!!

    O vídeo também é superinteressante e bastante esclarecedor.

    Valeu pela dica e que venham os próximos artigos.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    • Robeilton,
      obrigado pelo comentário.
      já estou trabalhando no próximo artigo.
      abraço.

  16. Parabéns pelo post, Gustavo.

    Hoje precisamos analisar o mercado, e trabalhar de forma que tudo seja o mais automatizado possível, e um blog de nicho é uma ótima ferramenta para se lucrar com a internet. Não é tão difícil começar um blog, só é necessário entrar em um nicho que tenha uma vida útil longa, para se conseguir produzir conteúdo de qualidade, e consequentemente info produtos relacionados. Quem conseguir enxergar isso, com certeza vai ganhar dinheiro! 🙂

    Abraço e Sucesso!

  17. parabéns pelo blog, pelo post, acompanho sempre seu trabalho

Deixe uma resposta