Como mover um blog de domínio com redirecionamento 301

Como mover um blog de domínio com redirecionamento 301.

Essa semana tive um problema sério com um de meus projetos mais importantes (tanto do ponto de vista financeiro como sentimental) e tive que fazer um redirecionamento 301 pra fazer alguns testes por alguns dias.

O primeiro pensamento foi justamente utilizar algum plugin do WordPress, por exemplo o Redirection, só que não consegui acertar a configuração de maneira nenhuma e tive que recorrer a solução manual, que se mostrou muito mais prática e simples do que instalar e configurar um plugin, acreditem.

Nesse artigo vou falar sobre a solução implementada e o redirecionamento 301.

O que é um redirecionamento 301

O redirecionamento 301 ou em inglês redirection 301 é uma informação que você acrescenta a uma url pra deixar claro aos mecanismos de pesquisa que aquela url específica (no caso de uma página ou artigo) ou até mesmo todo o domínio foram movidos pra outro domínio.

Ao chegar a essa informação os mecanismos de pesquisa desconsideram a url antiga e passam a referenciar a url nova, sem prejuízo de posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Você pode fazer um redirecionamento utilizando várias linguagens, de acordo com seu blog como php, asp, asp.net, java e outros. Como utilizo WordPress posso utilizar o php ou então utilizar o arquivo .htaccess (foi esse passo que segui).

Quando utilizar um redicionamento 301

Segundo a ajuda do Google Search no artigo “301 redirects” deve-se utilizar um redirecionamento 301 nas seguintes circunstâncias:

  • Você mudou o seu site para um novo domínio, e quer fazer a transição do modo mais transparente possível. (Esse foi o meu caso).
  • As pessoas acessam seu site através de várias URLs diferentes. Se, por exemplo, a página inicial pode ser alcançado de diversas maneiras – por exemplo, http://example.com/home, http://home.example.com, ou http://www.example.com – é uma boa ideia escolher um desses URLs como o seu destino (canônico) preferido, e usar redirecionamentos 301 para enviar o tráfego para a URL escolhida. Você também pode usar as Ferramentas para Webmasters para definir o domínio de sua preferência .
  • Você está unindo dois sites e quer ter certeza de que os links para URLs desatualizados são redirecionados para as páginas corretas.

Como fazer o redirecionamento 301 via .htaccess

Agora que já expliquei o que é um redirecionamento 301 está na hora de fazer a mágica acontecer. Eu precisei passar todas as urls do http://gfsolucoes.com.br para http://gfsolucoes.net e para isso utilizei um código simples que implementei no meu arquivo .htaccess.

Se você precisa fazer o mesmo o primeiro passo é acessar seu servidor via cliente de FTP ou Web FTP e abrir seu arquivo .htaccess. Após abrir o arquivo apague tudo que está nele e copie o código abaixo e cole nele.

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://gfsolucoes.net/$1 [R=301,L]

Agora mude a url http://gfsolucoes.net para a url que pretende redirecionar. Salve o arquivo e envie novamente para seu servidor.

Agora tente acessar a url antiga e ela será redirecionada. Se tentar acessar um artigo na url anterior ele será redirecionado para o mesmo artigo na url nova, desde que não tenha alterado a estrutura dos permalinks no WordPress, ou seja, os blogs utilizem o mesmo tipo de permalinks.

Vamos fazer um teste simples.

Acesse http://gfsolucoes.com.br/wallpapers-carros-e-maquinas-da-velocidade/ e você verá que será automaticamente redirecionado para http://gfsolucoes.net/wallpapers-carros-e-maquinas-da-velocidade/. Isso significa que a autoridade que tinha no artigo antigo está sendo passada para o novo artigo.

Após fazer isso e testar o funcionamento, você precisa também fazer um procedimento semelhante no Google Webmasters Tools, indicando ao Google que a url antiga foi substituída por essa. Não sei lhe informar se não o fazendo irá trazer problemas nas buscas futuras, se alguém souber, diga nos comentários.

Como fazer o mesmo no Blogger

No Blogger a única maneira que conheço está descrita no artigo “Como redirecionar um blog hospedado no Blogger”. Se alguém souber outra maneira me informe, pois a tempos não utilizo o Blogger e muita coisa tem mudado por lá.

E você, já conhecia o redirecionamento 301? Deixe seu comentário.

Como mover um blog de domínio com redirecionamento 301
5 (100%) 2 votes

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

15 Comentários

    • Guilherme, conheço uma maneira, mas não é artigo por artigo e não surte o efeito esperado.

  1. Parabéns. Pelo excelente artigo!
    Tenho uma duvida sobre este tema, pois queria saber se para realizar a mudança de um domínio com nomes diferentes seria o mesmo comando, visto que no seu caso foi utilizado o mesmo nome

  2. Ótima dica. Caso eu deseje migrar um domínio inteiro para outro, e alterar as estruturas de links, como proceder?

  3. Muito bom esse recurso. Eu usei esse recurso recentemente e obtive grandes resultados.
    Creio que no meu caso não houve percas significativas nas visitas.
    Abraço!

  4. Excelente dica gustavo! Pouca gente realmente sabe usar o 301 corretamente

  5. Muito bom!
    Estava procurando entender melhor sobre o redirecionamento 301, e o que isso seguinificaria para o google. Obrigado pela explicação!

  6. Olá, neste momento eu queria deixar o .blogspot.pt e colocar .com, ficar na mesma no blogger, mas estou com umas dúvidas.

    Assim eu não vou perder todo o meu tráfego?

    Agradecia uma resposta.

  7. Ola Gustavo. Não sabia sobre este tal 301, muito boa informaçao, já que estou pensando em mudar o domínio do meu blog e não tinha encontrado algo a respeito, Aliás gostei muito do contédo de seu blog. Parabéns pelo profissionalismo.
    Abraços!!!

    • Alessandro,
      o redirecionamento 301 é muito importante pra manter o que já foi conquistado com os mecanismos de pesquisa. Realmente muitas pessoas não conhecem o 301, por isso mesmo fiz o artigo pra instruir e ensinar como fazer.
      Abraço.

Deixe uma resposta