Esse artigo é um guest post escrito pelo Ruan Phablo do blog Phablo Projetos.

Tenha em seu blog um projeto profissional que poderá alavancar seu rendimento como blogueiro interessado em vender seus produtos na escala que desejar, simplesmente com a loja virtual que o Blogger da suporte.

Tendo a possibilidade de ter de três tipos de pagamentos, sendo eles PagSeguro, PayPal ou Email, com um desses três sistemas de pagamento você poderá completar toda a estrutura de sua loja que poderá ser composta de meios estratégicos para vender satisfazendo seu cliente virtual.

clip_image001

Formalizando esta postagem e o seu entendimento quero deixar claro o que é um loja usando como base a explicação do Wikipedia:

Loja virtual designa uma página na internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos. Os clientes acessam o site, escolhem os produtos para aquisição e recebem estes produtos em casa. Para ser caracterizada como loja virtual, o site deve ter todo o processo feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento.

Depois de ter lido isso você por interesse ou curiosidade veio a esta postagem pôde ter se perguntado:

clip_image003

É em cima desta pergunta que você poderá mudar todo o ramo de seu blog com um objetivo, lucrar com o melhor que você pode produzir. Se você seguir este pensamento, claro que terá suas dúvidas e receios, principalmente no que se diz “mudar o que seu blog é atualmente”, mas vamos por partes, primeiro analisando o que esta loja pode te oferecer de serviço como vendedor e depois você decide se irá ingressar nesse ramo tão lucrativo.

clip_image005

Quais os dados concretos que esse mercado resulta?

Realmente entrar de cara nesse ramo não vale a pena, principalmente em algo que já sabemos que é muito concorrido quando vendemos produtos comuns, coisas que vemos no dia a dia, porém estar disposto em ser um diferencial mesmo que o Blogger não traga uma estrutura complexa para cada detalhe do relacionamento com o seu cliente, você deve saber o que pode lhe motivar ou ter alguma esperança, leia um pedaço da notícia:

No Brasil, segundo dados da e-bit, até o final de 2009 17 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma compra na internet, são os chamados e-consumidores. Por isso, os grandes varejistas virtuais do país cada vez se consolidam mais em um mercado que ainda tem grande potencial de crescimento. Em 2009, as vendas pela Internet apresentaram crescimento de 25% sobre 2008, somando R$ 10,5 bilhões. Em 2010 o faturamento do e-commerce no Brasil atingiu 14,8 bilhões de Reais.

Pelo menos eu creio que isto lhe deu algum sentimento ou trouxe alguma reação positiva, se sim meu caro amigo, estou disposto a pedir sua obediência em seguir a leitura e fazer sua melhor escolha do tipo de pagamento, pois este é um passo simples da estrutura que sua loja virtual pelo Blogger terá.

clip_image007

Loja Virtual no Blogger com PagSeguro, PayPal ou Email?

Pelo que me lembro aqui no Quero Criar um Blog, já foi tratado a possibilidade desse projeto no Blogger e nele foi passada algumas dicas de edição, seguindo aquela postagem quero me aprofundar na estrutura de pagamento, mas se você quiser ver o post, segue o link:

Antes de começar, quero deixar claro que o Template tem erros específicos e que se não forem corrigidos você sentirá falta de detalhes importantes no processo de compra de seu cliente, e não é isso que você deseja, logo deixo para você a correção dos defeitos no Template.

Agora podemos continuar com as três opções de formas de pagamento que tinha citado anteriormente, não se esqueça de fazer a melhor escolha e que esta se compactue com sua forma de trabalha pela internet.

clip_image009

Loja Blogger via PagSeguro

Alguns interessados nesse projeto fazem muitas perguntas a meta blogueiros que se arriscaram em divulgar esse tipo de junção com o Blogger, e foi o que aconteceu comigo, a perguntas que mais são proferidas: “É possível…”, “Tem como…” Pode unir…” Funciona com…”, isso eu já estou acostumado, porém no começo foi um pouco difícil divulgar algo que o PagSeguro da mais suporte a plataformas de alto porte como o WordPress, entretanto os projetos que gosto de pensar as vezes tem sucesso e foi o que aconteceu com o Blogger e as três formas de pagamento.

Integrar o PagSeguro no Blogger não foi um projeto tão fácil a todos que se interessaram nesse tipo de trabalho em codificar e estilizar o Template, logo o que nos motiva é a cartela de serviços que o PagSeguro disponibiliza. Imagine seu Blog, fazendo 80% do funcionamento da sua loja, onde você só terá o trabalho de se contatar com o cliente quando ele desejar ou na hora de enviar o produto pelos correios quando o mesmo é algo físico.

Se você estiver gostando da idéia do PagSeguro com o Blogger, lhe ajudarei com mais informações dos serviços que ele disponibiliza, através de um guest post que enviei ao Sites e Blogs do Blogueiro Hugo Costa:

clip_image011

Loja Blogger via PayPal

Dessa plataforma não tenho muito a oferecer, esta se iguala ao PagSeguro, e com algo a mais pois o Template sem ao menos uma edição já possui o PayPal, pois foi desenvolvido com o mesmo embutido como principal sistema de compra e venda.

Nele você poderá oferecer várias formas de pagamento e uma praticidade no processo de comunicação e compra do cliente, porém poderá encontrar pequenos problemas com questão de moeda se não o manusear bem. Mas nada que não foi resolvido, é só rever o post da correção dos defeitos que tinha citado anteriormente.

Mas se lembre o PayPal lhe dará um grande suporte com sua loja, não se esqueça de se cadastrar como vendedor, pessoa jurídica se for o caso, mas se você não tiver CNPJ, se cadastre normalmente, porém trabalhe com sua loja como se fosse uma empresa séria, o diferencial que você não tem CNPJ, todavia trabalhará como uma.

clip_image013

Loja Blogger via Email

Já existia esse tipo de venda há muito tempo atrás, conheço algumas formas, mas nenhuma delas possuem uma loja em si onde o cliente possa finalizar a compra com contato direto com o vendedor. Este tipo de venda depende muito do produto que o vendedor divulgou em sua loja e o relacionamento por email que decidirá como se finalizará esta venda e compra.

Para entender melhor peço a você que visualize alguns Templates de email como base na forma de pagamento aqui.

Mas quero dizer que até nisso o PagSeguro se preocupou e conseguiu unir seus serviços de pagamento normais, porém com alguns serviços extras para vendas especificas que o cadastrado na plataforma desejar, é ai que você pode aproveitar e se dar bem com esta forma de venda na sua loja Blogger.

Conclusão

Escolhendo as suas formas de pagamento peço a você que trabalhe cada detalhe da sua loja pois deverá dar todo tipo de atenção aos seus clientes, não se esqueça de promoções, formas de contato, liquidações tudo que uma loja pode oferecer.

Também sei que você está duvidando do Blogger, por saber que ele já não oferece tanto assim a um simples blog, quanto mais uma loja que exige mais atenção e estruturamento pesado para um funcionamento eficaz, se assim pensas segue mais um pedaço de um artigo:

As vendas pela internet representam também uma grande oportunidade para as pequenas empresas, uma vez que as ferramentas de marketing on-line possibilitam que briguem de igual para igual com os grandes varejistas. Por isso, as lojas virtuais de pequeno porte são as que apresentam crescimento mais significativo, tirando cada vez mais quota de mercado dos grandes varejistas na internet. (Wikipédia).

Aproveite a loja e integre a melhor forma de pagamento, qualquer dúvida deixe seu comentário.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, gostei disso tudo, mas acho que só faltou uma coisa fundamental: como incluir um sistema que calcula o frete e inclui o valor ao finalizar as compras, é possível? Muito grato, até mais.

  2. É, galera, vamos começar a olhar com um pouco mais de carinho pro blogger. Tá certo que ele tava abandonado há alguns anos atrás mas parece que desse vez o projeto está sendo tocado pra frente pelo Google. Até loja virtual dá pra criar agora, de um modo super fácil! Há vários templates pré configurados e próprios para e-commerce disponíveis na rede.