É incrível como as coisas acontecem na internet. A velocidade que as estratégias mudam ou se aperfeiçoam pode te deixar atordoado. E se ficar atordoado em negócios online, você pode também ficar para trás. Por isso resolvi abordar o tema e-mail marketing nesse artigo. Eu vou te mostrar por que e-mail marketing é a estratégia que falta para você ganhar dinheiro na internet.

Você já ouviu a expressão “o dinheiro está na lista?”. Essa expressão quer dizer que o dinheiro está na lista de e-mails. Ou no que gosto de chamar de estratégia de e-mail marketing.

Se você ainda não sabe o que é e-mail marketing e tem um blog, certamente está perdendo dinheiro. Quando comecei com blogs em 2008 era muito difícil se falar abertamente em e-mail marketing. Era como uma estratégia super secreta usada apenas pelos gurus e por grandes empresas. Mas isso mudou e hoje é essencial ter uma estratégia de e-mail marketing para levar seu negócio digital para o próximo nível.

Queres ganhar 5000 Euros ou ficar-te por 650?

Fiquem tranquilos, não estou migrando para o Português de Portugal. Apenas quis reproduzir aqui o título de um artigo do Custódio Fernandes que li no ano passado. O artigo “Queres ganhar 5000 Euros ou ficar-te por 650?” onde ele relata a experiência do Darren Rowse (Problogger.com) falando sobre o lançamento de seu novo e-book.

O Custódio analisou o gráfico que ele disponibilizou e chegou a conta acima. Aconselho que leiam o artigo.

e-mail marketing
Crédito da imagem: Problogger

Se o Darren não tivesse utilizado e-mail marketing e focado apenas em artigos no blog e redes sociais, teria ganho 650 Euros. O restante ele ganhou com a estratégia de e-mail marketing e com uma lista de e-mail bem segmentada. A palavra chave quando se fala em e-mail marketing é justamente essa “ESTRATÉGIA”.

Estratégia pra criar uma lista de e-mail marketing rentável

Eu só comecei a ganhar dinheiro com e-mail marketing quando aprendi a criar uma estratégia de e-mail marketing. Antes eu apenas tinha custos e frustração. Ainda bem que tudo é aprendizado e hoje crio uma estratégia de e-mail marketing rapidamente, só de pensar no assunto que quero abordar.

O que você você precisa para criar uma lista de e-mail marketing rentável é:

  • Considerar os assinantes de sua lista como pessoas e não somente como ativos ou compradores em potencial.
  • Dar algo de valor, não somente ofertas de compra.
  • Analisar o que está oferecendo a seu público.
  • Ser sincero, sempre.
  • Buscar manter um relacionamento com sua lista.

Colocando a mão na massa

Vamos então colocar a mão na massa.

Vou lhe mostrar alguns passos que podem lhe ajudar a criar sua lista de e-mail marketing de sucesso.

Muitos ensinam que o primeiro passo, o mais importante, é o serviço de e-mail marketing que você vai contratar.

Eu não penso assim.

O serviço de e-mail marketing é apenas uma ferramenta. Antes de contratar a ferramenta você precisa planejar alguns pontos.

  1. Qual o segmento você vai trabalhar nessa lista.
  2. Como vai conseguir o cadastro dos e-mails.
  3. Como será a sua sequência de e-mails automáticos (auto responder).
  4. Quais os produtos que irá oferecer a sua lista.
  5. Qual o serviço de e-mail marketing irá contratar.

Respondendo essas 5 perguntas você já pode começar a trabalhar a sua ideia para uma lista de e-mail marketing. Isso é o que chamo de estratégia de e-mail marketing. E vai fazer toda a diferença no seu negócio.

Vamos as respostas fictícias para esse exemplo.

  1. Vou trabalhar o segmento de emagrecimento.
  2. Vou oferecer um curso, enviado em forma de 10 e-mails (1 por dia), com 10 dicas de como conseguir emagrecer com saúde.
  3. A minha sequência de e-mails será justamente o curso oferecido para o cadastro.
  4. Produtos relacionados a saúde e emagrecimento e e-books e outros infoprodutos relacionados ao tema.
  5. Para essa lista vou utilizar o Mailchimp por ser, na minha opinião, a ferramenta mais completa do mercado.

Terminei meu planejamento inicial. Agora é trabalhar para que cada etapa seja executada cuidadosamente.

Não se cria uma lista de e-mail marketing segmentada e de qualidade de um dia para o outro. É preciso primeiro trabalhar a ideia, entender os objetivos claramente e a partir disso desenvolver o projeto.

Erros ao criar uma lista de e-mail marketing

  • Não segmentar
  • Não criar um auto responder eficiente
  • Pensar que a ferramenta de e-mail marketing irá fazer o trabalho para você (é apenas uma ferramenta)
  • Trabalhar com um serviço gratuito (Você pode ter um serviço gratuito enquanto está aprendendo a trabalhar, mas quando for para valer, para  ganhar dinheiro, é preciso contratar uma ferramenta paga)

Erros ao trabalhar com uma lista de e-mail marketing

  • Não saber a diferença entre spam e e-mail marketing
  • Tentar vender qualquer coisa e o tempo todo
  • Não aprender a escrever uma carta de venda
  • Não ouvir o que sua lista tem a lhe dizer

Apenas um esclarecimento final. Esse artigo aborda e-mail marketing, que é bem diferente de spam. Se não sabe ainda a diferença, aconselho que não comece a elaborar uma estratégia de e-mail marketing, pois certamente não trará os efeitos desejados. Pelo contrário.

Se você pensa em criar uma lista de e-mail marketing, mas não sabe por onde começar, eu posso lhe ajudar. Tenho um curso gratuito de E-mail Marketing para quem está começando ou para quem ainda não consegue ganhar dinheiro com E-mail marketing. Basta acessar no link abaixo.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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29 Comentários

Comentários

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  1. Sensacional, excelentes dicas Gustavo. na verdade para que a gente tenha sucesso com email marketing é necessário ganhar confiança dos nossos assinantes, não querer vender a todo momento. Mas o mais importante nisso tudo é o planejamento, sem planejamento a coisa fica difícil.

  2. se as pessoas começassem um negocio baseado em criar um lista tipo lista, pagina de captura, sequencia de e-mail. conteúdo + oferta e estrategia de geração de trafego seria mais rápido ter resultado do que começa com um blog com eu explico em um dos meus artigo no blog.

  3. Olá Gustavo excelente artigo, você é um especialista em e-mail marketing mesmo, e sem contar que o seu curso é mesmo fantástico, foi depois que eu fiz ele que eu aprendi a segmentar melhor a minha lista e hoje eu ganho dinheiro com ela com muito menos esforço do que quando comecei no marketing digital que foi apenas enviando visitas para os links de afiliados, assim somente o produtor captura os e-mails e eu fazia apenas poucas vendas,

    Hoje eu consigo fazer vendas na minha lista com muito menos visitas pois eu segmento as minhas listas para cada produto que promovo, e faço o acompanhamento enviando dicas e relacionamento assim quando quero enviar uma oferta é muito mais fácil fazer uma venda.

    Um grande abraço e sucesso!

  4. Gustavo, parabéns pelo conteúdo de Ótima qualidade ter o conhecimento do público alvo é sem sombra de dúvida um fator determinante para se obter sucesso online.
    Parabéns pelo belo trabalho.

  5. Olá Gustavo,

    Já trabalho com o e-mail marketing, mas não da forma correta. Os cinco passos citados no artigo são a base para se construir, pois não adianta contratar a melhor ferramenta de e-mail marketing se não houver conteúdo. E também não há resultados se não houver um relacionamento com as pessoas da lista, independente de seu tamanho.

    Grande abraço e sucesso sempre!

  6. Olá, Gustavo,
    Para mim tudo isso é novidade. Então estou como uma esponja, absorvendo o conhecimento que vocês, pioneiros, adquiriram na prática e com os cursos que fizeram.
    Fico agradecida e feliz com minha sorte de ter conhecido os experts do assunto.
    Abraço

  7. Olá Gustavo,

    Ótimo este conteúdo, acredito que conhecer o seu público alvo é um fator básico para conseguir ter sucesso online. Quanto a Spam x E-mail marketing quem não entender a diferença certamente envelhecerá tentando ganhar dinheiro na internet sem sucesso!

    Sucesso Sempre!

  8. Posso dizer que já errei muito e por muito tempo com e-mail marketing.

    Tenho feito cursos, lido artigos, e procurado por referências no assunto o que tem me ajudado pra caramba a melhorar não só as taxas de abertura mas também o aumento das taxas de cliques nos links que mando para a lista.

    Ao final das contas, tudo, absolutamente tudo, está fundamentado no relacionamento.

    Se temos alguma intimidade com a nossa lista, não é preciso dizer mais nada, que as consequências serão as vendas que faremos através da mesma.

    É um assunto que vivo estudando e testando.

    Grande Gustavo Freitas, mais uma vez tocando no cerne dos negócios online.

    Paz em seu coração!

    1. Juliano,
      você tocou em dois pontos importantes. Você fez vários cursos, ou seja, buscou conhecimento e procura ter relacionamento com sua lista. Essa segunda aprendi recentemente e já fiz alguns amigos com ela, é sensacional.
      abraço e obrigado pelo complemento.

  9. Olá Gustavo, tudo bem? Hoje também publiquei um artigo sobre email marketing, pois é uma maneira muito eficaz de não somente ganhar dinheiro com campanhas de produtos, mas uma excelente maneira de fidelizar um publico do blog oferecendo conteúdo de qualidade.

    Muito que estão iniciando no email marketing precisam compreender isso que você falou: “Pensar que a ferramenta de e-mail marketing irá fazer o trabalho pra você (é apenas uma ferramenta)”. Só não concordo quando diz que trabalhar com um software gratuito é um erro, pois baseado em meus rendimentos trabalhando com o Listwire não tenho do que reclamar…Rsrs

    Só estou dizendo que é possível ganhar uma boa grana trabalhando com um serviço gratuito, mas desde que tenha qualidade e depois se quiser mudar para um desses serviços pagos e usados pela grande maioria já terá um publico qualificado de acordo com o acompanhamento que o blogueiro fizer além de uma lista que confia no seu trabalho o que tornará os seus ganhos muito mais fácies com email marketing..

    Abraço e sucesso Gustavo.

    1. Jordão,
      obrigado pelo comentário e por expôr sua opinião e experiência sobre o assunto.
      Quanto a utilizar um serviço de e-mail marketing gratuito, nunca trabalhei com o Listwire, então não posso dizer, mas todos os outros gratuitos que já trabalhei, me desanimaram…rs…

      Abraço e sucesso.

  10. Excelente post Gustavo. O mercado brasileiro conhece bem pouco do conceito real de e-mail marketing e dos resultados que pode trazer aliados a várias outras estratégias eficazes na web.