Aproveite o período de férias para organizar seu blog. Ou não!

Você já percebeu como as visitas caem nos últimos dias do ano (alguns dias antes do natal). Saiba que em janeiro as visitas também vão continuar fracas, pelo menos para a maioria dos nichos. Como estamos em época de férias escolares, muitos pais aproveitam essa época para também tirar férias do trabalho e isso leva a uma queda nos acessos a internet. Em órgãos públicos, nessa época, 30% dos funcionários saem de férias.

Se você tem um blog profissional perder visitas é sempre um grande problema. Mas nessa época não tem jeito, as visitas vão mesmo diminuir, então o que fazer? Nesse artigo vou te mostrar o que você pode fazer com o seu blog no período de férias.

O que fazer com o blog no período de férias?

Essa é a pergunta que quero responder nesse artigo. Vou te passar o que tenho feito nessa época para manter ou melhorar meus resultados durante o ano. Estou trabalhando com blogs desde março de 2008 e já passei por isso algumas vezes. Na primeira vez preciso confessar que quase tive um avc Smiley piscando .

1- Esqueça tudo. Tire férias

férias

A primeira dica é a mais inusitada. Aproveite esse momento para também tirar uns dias de férias. Se você, como eu, trabalha a tempo integral com seus negócios online, aproveite para tirar umas férias. Viaje, saia de casa, veja os amigos, se divirta.

Isso vai te ajudar a começar o próximo ano de maneira mais relaxada e, acredite, com novas ideias de negócio que vão te levar para o próximo nível.

2- Aproveite para estudar

estudar

Aproveite esse tempo de poucas visitas para estudar. Leia alguns livros da sua área, faça aqueles cursos que você adquiriu durante o ano e só assistiu algumas aulas, assista alguns vídeos da área no youtube (aproveite para conhecer o meu canal clicando aqui), faça um curso de extensão, etc.

O importante é se qualificar ainda mais para começar o ano com o foco no objetivo. Eu mesmo tenho muito conteúdo gratuito que pode lhe ajudar a se aperfeiçoar.

3- Trabalhe no seu blog

Aproveite o período de férias para organizar seu blog. Ou não!

Se você quer mesmo trabalhar no seu blog nesse período, você pode aproveitar para sair na frente da concorrência no próximo ano conquistando novos posicionamentos nos mecanismos de busca e novos visitantes que ainda não conhecem seu blog, tudo depende da estratégia que irá adotar. O importante em um negócio online (do qual o blog é uma parte) é sempre pensar e traçar estratégias pensando a médio e longo prazo.

Você pode aproveitar esse período de várias maneiras, vou citar algumas, mas não sã as únicas e se tiver alguma dica, por favor, deixe nos comentários para complementar o artigo.

Reformular o layout do blog

Você pode aproveitar esse período para finalmente fazer aquela faxina no blog. Principalmente no layout. Aproveite para desenvolver uma nova logomarca para seu blog, criar uma identidade visual e colocar os widgets necessários.

Para saber o que deixar no layout você pode começar verificando o que os blogueiros do seu nicho priorizam na sidebar. É um bom começo.

Outra dica é, se ainda não tem, colocar um template profissional no seu blog, voltado para a conversão. Um template que uso e indico é o Conversion WP do Jair Rebello. É esse template que estou usando nesse momento no Quero Criar um Blog e em vários outros blogs que tenho. Ele é um tema totalmente customizado e tem um preço muito baixo para a sua qualidade.

Depois que comecei a utlizar esse tema, minha conversão em novos leads em minhas listas de e-mail teve um aumento significativo. Recomendo muito esse template do Jair.

Reescrever os artigos antigos

Se você está há algum tempo trabalhando no blog, certamente aperfeiçoou muito sua maneira de escrever artigos. E talvez seja interessante analisar alguns artigos escritos no começo do blog. Eu já fiz muito isso. Para ser totalmente sincero com você acabei de fazer isso com esse artigo. Esse artigo está baseado em outro que tinha escrito em 29 de dezembro de 2010.

Eu pensava apenas em divulgar o artigo nessa época, mas quando o li, vi que estava totalmente desatualizado para a realidade dos blogueiros atualmente. Isso pode acontecer quando você tem um blog com mais de 5 anos e com mais de 1.100 artigos publicados.

Ao atualizar os artigos, você pode também melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, ou então manter o bom posicionamento por mais algum tempo.

Escrever novos artigos sobre assuntos relevantes para o nicho

Você pode aproveitar esse período para se dedicar exclusivamente a publicar novos artigos com assuntos relevantes, focados na solução de problemas do seu nicho e sair na frente de sua concorrência, que estará de férias.

Quando as visitas retornarem, você terá saído na frente e pode ter conquistado posições importantes que vão te gerar milhares de visitas a mais a seu blog e negócio online.

Implantar ou aperfeiçoar a estratégia de e-mail marketing

Se você ainda não tem uma estratégia de e-mail marketing para seu blog, esse é um momento propício para se dedicar a isso. Aprenda a criar uma estratégia de e-mail marketing e avance nessa área.

Se você já tem a estratégia implantada e não está tendo os resultados esperados, esse é o momento de parar tudo e analisar o que está dando certo e o que está dando errado. Pode ser necessário criar novas páginas de captura e fazer alguns testes A/B.

Para isso eu recomendo fortemente o plugin Squeeze WP que também é de autoria do Jair Rebello. Apesar de ter começado como um plugin para criação de páginas de captura, hoje esse plugin é completo, sendo possível criar com ele páginas de webinar, de vendas e de lançamentos de infoprodutos. Esse plugin tem uma versão gratuita na qual já se pode criar várias páginas de captura de grande impacto. Eu uso somente ele em todos os meus projetos.

Recomendo também que baixe meu e-book grátis sobre criação de títulos de e-mail marketing para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails.

Com esse pequenos passos seu negócio de e-mail marketing já vai dar um salto, te garanto.

Conclusão

Esse artigo tem como finalidade te ajudar a definir o que você pode fazer de melhor para você e seu blog no período de férias que vai do final de dezembro ao mês de janeiro. Cabe a você agora escolher entre tirar férias, estudar ou focar na melhoria do seu blog e negócio online.

E você, o que pensa em fazer nesse período de férias? Deixe sua ideia nos comentários, compartilhe seu conhecimento!

Quer criar um curso online e não sabe por onde começar?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

20 Comentários

  1. Olá Gustavo Freitas,

    Parabéns pelo artigo, nesse fim de ano é muito dificil alguém não querer tirar aquele descanso como todo mundo faz.

    Mas as dicas que você esta dando são muito boas, principalmente essa de escrever novos artigos nesse período que parece que as pessoas tiraram a carta de alforria, rsrs.

    Essa de rever a estratégia de email marketing também é muito válida e é exatamente isso que eu vou fazer. Vou estudar bastante pra começar o ano que vem com o pé direito. Parabéns e mais Sucesso.

    • Pois é Jackson, o importante é dosar umas férias com o trabalho que precisa ser feito.
      Sucesso.

  2. Realmente eu também estou aproveitando para atualizar meu site, divulgar e melhorar meu SEO, creio que para quem gosta do assunto não e algo maçante

    Gimael junior pubicou em http://shopneves.com.br/blog/

    Como manter a saúde e levar uma vida longa

  3. Muito boas as dicas, e é realmente o que acontece, principalmente o estudo é a chance de se atualizar para começar um ano com força total e com uma concorrência fortalecida.

    • Olá Reginaldo, obrigado pelo comentário.
      Estudar é sempre uma boa estratégia contra a concorrência.
      Abraço e bons estudos.

  4. Olá Gustavo como vai,depois de um ano,muitas viagens fazendo palestras segurança do trabalho,aprendi temos sim que tirar férias,desligar se de tudo,para voltar super renovado para 2015,Feliz natal,muito mais Sucesso em 2015,Abraços Flávio Peralta.

    • Olá Flávio, tem toda razão, nada melhor que umas férias para depois voltar com a bateria carregado ao máximo.
      Feliz 2015 e boas férias.

  5. Por enquanto estou com todos os meus projetos online gerando renda e de férias com a família.

    Deixei tudo preparado antes de sair e o melhor de tudo gerando renda online sem esta em casa.

    • Que bom que conseguiu organizar tudo. Eu também vou tirar férias nas duas primeiras semanas de janeiro.
      Boas férias.

  6. Parabéns Gustavo, o artigo esta ótimo e recheado de dicas, vou aproveitar este recesso para dar uma melhorada no meu blog como indicou.

    Abraços

  7. É Gustavo é mesmo uma questão a parte a se pensar. Acho que cada um deve fazer o que achar melhor para o desenvolvimento dos seus negócios. É como você começou dizendo as vezes umas férias até cai bem, para depois recomeçar o ano com todo o vapor, porque de nada adianta trabalhar esgotado e com a cabeça cansada, as ideias, não irão sair para criação de conteúdo de qualidade.

    Um grande abraço.

    • Olá Daniel, muito obrigado pelo comentário. É isso mesmo, cada um deve analisar o estado em que está para decidir o que será melhor para seu negócio.
      Abraço.

  8. Como ja viajei em novembro e dezembro, vou aproveitar pra trabalhar enquanto a concorrencia está na praia :p hehehe

  9. Olá Gustavo,
    Excelente dicas, eu mesmo estou passando pelos meus blogs para revisar tudo. Como você mesmo mencionou, existe muitas coisas que podem ser feitas em um blog, principalmente se ele for muito antigo.

    Abraço!

  10. Muito bom artigo amigo parabéns,se poder aprovar meu site de Classificados agradeço desde já

  11. Excelentes dicas Gustavo…é exatamente o que estou tentando fazer. Uma pessoa que pretende ser um empreendedor digital, é necessário que aproveite da melhor maneira possivel o seu tempo, o período de férias pode ser uma boa época para colocar as ideias no lugar, rever os nossos planejamentos, em fim é o tempo de fazer um balanço dos resultados obtidos e planejar em que aspectos temos que melhorar.

Deixe uma resposta