O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS em seu blog? Você recebeu essa mensagem do Google no seu e-mail? Se recebeu e está preocupado em como resolver isso, fique tranquilo. Se você usa o WordPress.org vou te mostrar como é simples resolver isso.

E antes que você pense que eu sou um especialista em SEO, vou logo adiantando que essa solução não é minha e sim do meu amigo Fábio Pessoa. Esse sim é o especialista em SEO e o cara que sabe tudo sobre otimização de sites e blogs. Inclusive ele tem um e-book sensacional e gratuito que te ensina a otimizar seu WordPress.

O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS em seu blog

Abaixo está parte da mensagem que recebi do Google, para um de meus blogs.

Search Console

O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS em http://querocriarumblog.com.br/

Para: webmaster de https://querocriarumblog.com.br/, Os sistemas da Google detetaram recentemente um problema com a sua página inicial que afeta a qualidade com que os nossos algoritmos processam e indexam o seu conteúdo. Em particular, o Googlebot não consegue aceder aos seus ficheiros JavaScript e/ou CSS devido a restrições no ficheiro robots.txt. Estes ficheiros ajudam o Google a perceber que o seu Website funciona corretamente, pelo que bloquear o acesso a estes recursos pode resultar em classificações menos favoráveis.
googlebot não consegue acessar os ficheiros css e js

Se você está recebendo essa mensagem, veja como é simples resolver (para quem usa o WordPress.org). Essa solução me foi passada, lembro novamente, pelo Fábio Pessoa.

Se você usa o plugin WordPress SEO by Yoast acesse a área administrativa do seu blog e escolha SEO – Ferramentas.

O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS em seu blog

Na próxima página escolha Editor de arquivos e abrirá a tela abaixo.

O Googlebot não consegue aceder a ficheiros CSS e JS em seu blog

Agora basta acessar meu robots.txt nesse link, copiar o que está nele, apagar o conteúdo do seu robots.txt e colar esse. Mude apenas a linha abaixo.

Sitemap: https://querocriarumblog.com.br/sitemap_index.

Onde está querocriarumblog.com.br mude pela url do seu blog.

Pronto, com isso o Google vai poder ler seus arquivos css e js e seu posicionamento não será prejudicado.

Se você não usa o plugin WordPress SEO by Yoast sugiro que comece a usar, pois essa é apenas uma das funções dele. Se não quer usar, pode subir, via FTP, seu robots.txt para seu servidor, mas não vou dar suporte a essa tarefa.

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Passei pelo mesmo problema. Bom ver a opinião de outros profissionais, pois me asseguro que que não apenas eu passei por isso, e que a solução de fato é esta! rsrs

    Post muito pertinente, parabéns.

  2. Mas, Gustavo, isso é alguma loucura do Google.

    Em vários sites meus cujo robots.txt era desde sempre exatamente o mesmo sugerido pelo próprio GWT também aconteceu esse problema. Aí eu ia alterar o arquivo, e já estava do jeito certo.

    Sua dica é válida, mas pra quem não conseguir se encontrar acho importante dizer que a culpa não é necessariamente sua. 🙂

  3. Cara Gustavo, você é rápido. kkk…

    O problema foi aparecendo e você rapidamente já providenciou um artigo com a solução exata, sem enrolação. hehe.

    Eu estava sem saber exatamente como deveria fazer para resolver este problema. rsrs. Quer dizer, eu ainda nem tinha tentado resolver, pois foi recente e meu tempo estava curto. Mas eu recebi a mensagem do google avisando que meu blog http://www.auladeviolao.net estava com este problema.

    Fiquei meio preocupado e lembre de até ter entrado em contato com o Richard perguntando se ele tinha feito alguma alteração neste arquivo. Isso porque este blog meu aí está hospedado com vocês.

    Ele disse que não sabia exatamente o que era, mas recomendou para eu reenviar o sitemap. Eu iria fazer isso! rs

    Daí de repente você me aparece com a solução, e o melhor é saber que é algo bem simples de fazer. hehe.

    Obrigado Amigo!

    Sucesso sempre. Muita Paz, Abraços

    1. Pois é Romaryw, voltando aos bons tempos, quando tinha muito tempo para escrever aqui no Quero Criar um Blog sobre os problemas que afligem os blogueiros.
      Abraço.

  4. Olá Gustavo, fiz o procedimento mas continua mostrando a mesma mensagem no google search console e PageSpeed. Alguma orientação sobre o que posso fazer? Obrigada!!