Finalmente foi liberada a atualização para o WordPress 5.0. Se você está pensando em atualizar, mas está com medo de algo dar errado, leia esse artigo primeiro.

Novidades do WordPress 5.0

Sem dúvidas, a grande mudança do WordPress 5.0 é na produção de conteúdo. 

É aqui também que ele enfrenta a maior resistência com os usuários, pois toda grande mudança é complicada e a maioria não quer mudar nesse momento.

Esse artigo está sendo escrito já como o novo editor, que se chama Gutemberg e posso garantir que não é tão complicado como parece.

Se você já trabalhou então com construção de páginas usando Optimize Press ou qualquer outro sistema baseado em blocos verá que o Gutemberg vai te ajudar muito a fazer coisas fantásticas nos seus artigos e páginas, sem a necessidade de plugins.

Se, mesmo assim, você resolver voltar para o editor clássico, no final do artigo deixo um vídeo te mostrando como é simples fazer essa alteração, sem necessidade de deixar de atualizar para o WordPress 5.0.

Wordpress 5.0 Como voltar para o editor clássico
Crédito da imagem: https://kinsta.com/blog/wordpress-5-0/

Abaixo deixo as novidades do WordPress 5.0 anunciadas pela Automattic.

Diga olá para o novo editor

Fizemos algumas mudanças grandes no editor. Nosso novo editor baseado em blocos é o primeiro passo em direção a um novo futuro empolgante com uma experiência de edição simplificada em todo o seu site.

Você terá mais flexibilidade na forma como o conteúdo é exibido, esteja você criando seu primeiro site, reformulando seu blog ou escrevendo código para ganhar a vida.

Construindo com blocos

O novo editor baseado em blocos não mudará a forma como o conteúdo é exibido para seus visitantes. O que ele fará é inserir qualquer tipo de conteúdo multimídia num piscar de olhos e permitir que você organize o conteúdo como quiser. Cada parte do conteúdo estará em seu próprio bloco, isolado de forma que você possa colocá-lo onde quiser.

Se você é do tipo que gosta de HTML e CSS, os blocos não vão atrapalhar. O WordPress está aqui para simplificar o processo, não o resultado.

Liberdade para construir, liberdade para escrever

Essa nova experiência de edição fornece um tratamento mais consistente de design e conteúdo. Se você estiver criando sites de clientes, poderá criar blocos reutilizáveis.

Isso permite que seus clientes adicionem novos conteúdos a qualquer momento, mantendo ao mesmo tempo uma aparência consistente.

Um novo tema padrão deslumbrante

Apresentando o Twenty Nineteen, o novo tema padrão que mostra todo o poder do novo editor.

O Twenty Nineteen apresenta estilos personalizados para os blocos disponíveis por padrão na versão 5.0. Ele também usa estilos para o editor em todo o tema. Dessa forma, o que você cria no editor de conteúdo é o que você vê no seu site, fora do Painel.

Com amplo espaço e modernos títulos sem serifa, combinados com o clássico corpo de texto com serifa, o Twenty Nineteen foi construído para ser bonito logo de cara. Ele usa fontes do sistema para aumentar a velocidade de carregamento. Chega de esperar tanto tempo em redes lentas!

O Twenty Nineteen é pensado de forma que você possa usá-lo em vários tipos de sites diferentes. Se você tem um blog de fotografia, um site para seu novo negócio ou caso esteja ajudando uma ONG, o Twenty Nineteen é flexível o suficiente para atender às suas necessidades.

Alegria para os desenvolvedores

Os blocos fornecem uma maneira confortável para os usuários alterarem o conteúdo diretamente, mas ao mesmo tempo garantem que a estrutura do conteúdo não seja facilmente afetada por edições acidentais de código. Isso permite que o desenvolvedor controle o código gerado, mantendo-o polido e semântico, preservado por meio de edições e que não é quebrado facilmente.

Aproveite uma ampla coleção de APIs e componentes de interface para criar facilmente blocos com controles intuitivos para seus clientes. A utilização desses componentes não apenas acelera o trabalho de desenvolvimento, mas também fornece uma interface mais consistente, utilizável e acessível a todos os usuários.

O novo paradigma de bloco abre um caminho de exploração e imaginação quando se trata de resolver as necessidades do usuário. Com o fluxo de inserção de bloco unificado, é mais fácil para seus clientes e usuários encontrar e usar blocos para todos os tipos de conteúdo. Os desenvolvedores podem se concentrar em executar sua visão e fornecer experiências de edição ricas, em vez de se preocupar com APIs difíceis.

Mantenha-se clássico

Prefere continuar com o editor clássico? Sem problemas! O WordPress dará suporte para o plugin do Editor Clássico até 2021.

O plugin Editor Clássico restaura o editor anterior do WordPress e a tela de edição de posts. Permite que você continue usando plugins que o estendem, que adicionam meta boxes do jeito antigo, ou que dependem do editor anterior de alguma forma. Para instalá-lo, visite sua página de plugins e clique no botão “Instalar agora” ao lado do “Editor Clássico”. Depois que a instalação do plugin terminar, clique em “Ativar” e pronto!

Observação para usuários de tecnologia assistiva: se tiver problemas de usabilidade com o editor de blocos, recomendamos que continue usando o editor clássico.

Confira no vídeo abaixo como voltar para o editor clássico.

E você, já está utilizando o Editor Gutemberg? O que achou dele?

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.