Administrar e gerar receita para múltiplos sites, não é tarefa fácil, mas existem ferramentas que podem te ajudar muito. Principalmente se você está começando na profissão e não possui uma equipe de otimização para te ajudar.

Desde a administração de mais de um site ao mesmo tempo, até a implementação de anúncios, relatórios completos, gerenciamentos de múltiplas redes de anúncios e bloqueio de tráfego inválido. Nesse post você vai encontrar a ferramenta certa para as necessidades do seu negócio.

Uma dica que já podemos adiantar, é que na hora de escolher ferramentas para te auxiliar, pense nas necessidades do seu negócio e como a ferramenta em questão poderia te ajudar a melhorar. O gasto com uma ferramenta deve valer cada centavo e oferecer um retorno financeiro ao seu negócio.

Ferramentas essenciais para publishers de sucesso

Essa é a lista que selecionamos pra você, depois de consultar alguns especialistas na área:

Google Ad Manager (GAM)

Muitos publishers ainda não entenderam a importância do GAM, ou o que ele pode fazer para facilitar a sua vida. Vamos entender brevemente como o GAM pode ajudar seu negócio.

O GAM é uma solução “todo em um”, com ele você pode administrar a monetização dos seus sites em um só lugar com múltiplas redes de anúncios. Não somente o AdSense, mas todas as suas fontes de demanda. Confira as principais funções do GAM:

  • Integração de contas – AdSense, Ad Exchange e outras fontes de demanda.
  • Controle de estoque – diferentes tipos de layouts e canais de anúncios.
  • Instalação e configuração – crie campanhas publicitárias super variadas.
  • Gerenciamento de campanha – a área onde você monitora, altera e configura suas campanhas.
  • Otimização de anúncios – crie testes e estratégias para obter a melhor performance e a melhor configuração de anúncios possível.
  • Relatórios abrangentes com muitas opções de períodos de tempo.
  • Solução de problemas – o GAM detecta erros de configuração e te oferece soluções para corrigi-los.

Lighthouse

A velocidade da página e sua performance em diferentes dispositivos é uma constante preocupação dos publishers. Com o Lighthouse você poderá avaliar seu site em várias categorias e poderá depois, fazer os ajustes necessários para melhorar o desempenho.

Instale o Publisher Ads Audits for Lighthouse, vá até à página do site que você quer avaliar e clique em “inspecionar”.

  1. Desempenho técnico: interatividade, velocidade e codificação.
  2. Acessibilidade: elementos de design que oferecem acessibilidade à pessoas com deficiência física.
  3. Melhores Práticas: navegação e segurança
  4. SEO
  5. Progressive Web App: Sugestões específicas para PWA.

Com a avaliação feita você poderá trabalhar nas prioridades.

PubGuru Ad Inspector

Essa extensão pode te ajudar muito a ter uma melhor otimização dos seus anúncios e minimizar impressões não preenchidas.

Solucione problemas de tags de anúncio e dimensione sua receita. Com o PubGuru Ad Inspector, você pode analisar rapidamente a configuração de anúncios de qualquer site e obter uma compreensão completa do desempenho de carregamento da página. O que vai ser útil não só para o seu site, mas também para que você possa ver o acontece nos sites concorrentes.

Diagnosticar os diversos tipos de carregamento de página, tempo limite e problemas de configuração que você está enfrentando com suas redes de anúncios e adaptadores de Header Bidding.

Soluções:

  1. Painel de controle: análise completa de páginas para desktop e dispositivos móveis.
  2. Notificações em tempo real.
  3. Header Bidding: obtenha uma visualização abrangente do seu Header Bidding e diagnostique problemas como tempo limite, respostas vazias e configurações incorretas.
  4. Google Ad Manager: Obtenha uma visão em tempo real de quaisquer erros ou avisos da sua configuração do Google Ad Manager.

E veja esse vídeo onde a MonetizeMore oferece 10 dicas para que você possa minimizar impressões não preenchidas e passar a ganhar mais dinheiro com seus anúncios.

Para inserir anúncios

Na hora de posicionar anúncios no seu site, um pluguin de inserção pode ser essencial. Existem muitos pluguins no mercado, você pode testar ou até perguntar nas comunidades do AdSense que existem na internet. Mas vamos te indicar dois pluguins que usamos e que sabemos da eficiência:

  1. Ad Inserter
  2. Advanced Ads

Tenha o cuidado com a experiência do usuário na hora de inserir anúncios e busque um equilíbrio entre seu conteúdo e seus anúncios. Nessa hora um pluguin pode ser uma mão na roda.

Traffic Cop

O Traffic Cop, é uma ferramenta de detecção e prevenção de tráfego inválido. Como você deve saber, o tráfego inválido pode causar estragos sérios no seu site e na sua receita. Combater o tráfego inválido pode aumentar muito a sua receita e proteger o seu site.

O problema é que as ferramentas disponíveis no mercado, oferecem apenas relatórios pós-lance e opções básicas de filtragem do tráfego. De maneira que seus anúncios continuam em risco, pois continuam a ser veiculados em tráfego inválido.

Com o Traffic Cop não é o caso, já que ele analisa o tráfico, classifica entre humano e não humano e também bloqueia o tráfego inválido. Ele usa tecnologia de ponta, algoritmos de impressão digital e machine learning, para fazer a proteção do seu site. Entre e conheça essa ferramenta.

WP Rocket

O WP Rocket é um pluguin muito usado por publishers para ajudar no carregamento da página e melhorar a velocidade do seu site. Veja o que esse pluguin pode fazer:

  1. Cache de página, criando um carregamento de página mais rápido, essencial para otimizar o site para a busca. Quando você liga o WP Rocket, o cache de página é imediatamente ativado.
  2. Pré-carregamento de cache, visitas simuladas para uma otimização contínua.
  3. Compressão de arquivos estáticos, reduzindo o peso dos seus arquivos de HTML, JavaScript e CSS por meio de minificação.
  4. Carregamento de imagens sob demanda, apenas quando o visitante navega pela página.
  5. Limpeza e acessibilidade para que os desenvolvedores possam facilmente fazer personalizações avançadas.

Cloudflare

Segurança nunca é demais quando você quer monetizar, o Cloudflare oferece uma proposta de segurança, desempenho e confiabilidade, sem comprometer o desempenho. Firewall, proteção DDoS, limitação de taxa, gerenciamento de bot, VPN e muito mais.

A ideia é que você substitua seu servidor atual pelo Cloudflare Magic Transit e não pague nada até que seu contrato atual expire. O servidor do Cloudflare permite que os desenvolvedores implementem código JavaScript na rede Cloudflare mais próxima do usuário final. Ou seja, seria mais rapidez e mais proteção para o seu site.

Yoast Premium

Esse pluguin é o melhor amigo do criador de conteúdo, em sua versão Premium ele é ainda mais potente. Ele avalia todo seu conteúdo e oferece soluções para a criação de um conteúdo totalmente legível e indexável de acordo com suas respectivas palavras-chave.

Na hora de otimizar seu conteúdo SEO, o Yoast não pode faltar, veja o que ele pode fazer na versão Premium:

  • Otimização de palavras-chave
  • Reconhecimento de texto em múltiplos idiomas
  • Indexação eficiente e rápida em múltiplas plataformas
  • Coleta de dados indexável, rápida e segura.
  • Alertas de atualização para posts não atualizados em mais de 6 meses.
  • Melhores pré-visualizações do seu conteúdo para redes sociais.
  • Checagem para conteúdo duplicado.

Essas são apenas algumas das funções do pluguin, mas ele possui muitas outras. Se você sente que seu site poderia estar melhor posicionado, ou que seus esforços com o conteúdo não estão recebendo retorno adequando, essa pode ser a solução.

ActiveCampaign

Essa é uma ferramenta de e-mail marketing, que pode te ajudar a se conectar muito melhor com seu público, captando e segmentando os contatos desde as suas landing pages. Com ela você pode separar suas audiências e descobrir as mais engajadas com seu conteúdo, automatizar campanhas de e-mail e definir seus objetivos.

O ActiveCampaing também oferece integração com várias outras plataformas, incluindo WordPress, Facebook, SalesForce e etc.

Quanto melhor for a sua conexão com seu público mais engajados com seus sites eles serão, o que pode ser muito vantajoso para os publishers. Mantenha os usuários voltando sempre ao seu site!

Uploadcare

Se você precisa de uma solução 360º para suas imagens, essa pode ser a plataforma certa.

  1. Uploader de arquivos com um armazenamento inteligente e back-end incluídos.
  2. Visão computacional de imagens
  3. Opção de transformação de edição de imagens.
  4. Entrega de imagens completamente adaptadas e boa velocidade.

Com o Uploadcare você pode oferecer uma melhor experiência aos seus usuários, mais otimização e mais velocidade para o seu site, já que as imagens são parte fundamental do seu conteúdo.

Em Resumo

Esperamos que essas ferramentas ofereçam as soluções que seu site precisa para crescer. Se tem alguma ferramenta que não citamos aqui e que te ajuda muito, compartilhe nos comentários. Lembre-se de que conteúdo, implementação de anúncios, otimização e velocidade da página, são pontos de constante melhora. E escolhemos essas ferramentas baseadas nesses pontos.

Esse post foi criado em colaboração com a MonetizeMore, uma parceira de monetização que oferece soluções para publishers escalarem seus negócios, entrarem para o Ad Exchange do Google e dobrarem suas receitas. Se você se interessa por experimentar um parceiro de monetização confiável, com mais de 10 anos de mercado, envie seu site para uma avaliação com eles!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.