Todo veículo de conteúdo possui elementos visuais que o faz único, sustentando uma marca. Na blogosfera não é diferente, faz parte do que chamo chamo de identidade visual possuir um design único, composto pode um esquema de cores padrão, estilos de formatação em links e textos, layout adequado,  e opcionalmente um logotipo.

O design não é o mais importante, mas é imprescindível para dar a um blog aspectos profissionais. É necessário escolher o template ideal para seu blog que se adequa ao perfil do seu conteúdo, partindo da estrutura (layout) necessária para suprir as necessidades do blog, e a cores com que você vai trabalhar.

Para construção da identidade visual de seu blog deve se levar em conta um trabalho original, não conheço nenhuma cópia descarada que tenha feito tanto sucesso quanto o produto original. Você pode contratar profissionais para criar o visual do seu blog, ou procurar por um template gratuito cujo layout se parece com o que você deseja e realizar as alterações necessárias.

Construção da identidade visualJá foi abordado aqui no QCB a importância do design de um blog comparado ao seu conteúdo, e você pode rever o bate-papo em vídeo em que o Gustavo palestrou pra gente, recomendo também a leitura de alguns artigos que podem ajudar na escolha do template e na criação do logotipo, veja abaixo:

Vídeo: O layout de seu blog é mais importante que o conteúdo!

Artigo de opinião: O design é mais importante que o conteúdo?

Tutorial:  Como criar um logotipo de qualidade

Guia: Escolhendo o template ideal

Artigo: Conteúdo não é tudo. Preocupe-se com o design

Outra dica importante é pra quem tem mais de um blog: pode ser bastante relevante para o seu branding a instalação de um mesmo layout em ambos blogs, com semelhanças na identidade visual, diferindo no esquema de cores e no conteúdo.

É claro que design vai do gosto de cada um, o importante mesmo é que ele seja aplicável ao blog em questão, e que as cores e a estrutura das páginas não tornem difícil a navegabilidade. Contudo, não pense apenas o gosto próprio, será que os seus leitores também gostarão dessas cores? Será que é fácil um visitante encontrar o que deseja em seu site?

Lembrei agora do Steve Jobs, tudo antes de ser lançado passava por seus testes, ele representava o público consumidor na Apple já que ele não via do mesmo ângulo que seus engenheiros de software, para estes tudo era normal em um sistema, mas para as outras pessoas não, ninguém quer ter uma aula de x minutos para aprender a usar um aparelho, se realmente for funcional tudo vai estar tão fácil de usar que até uma criança saberá como usá-lo. E isso se aplica a um layout, pense: se meu layout é de qualidade até uma “criança” saberá encontrar o que deseja nele. Sucesso aos blogs de vocês e abraços!

Neemias Martins

Estudante de Iniciação Científica em Matemática, músico tecladista, e blogueiro que tem se dedicado à partilhar seus conhecimentos. Gosta muito de tecnologia e design. Você me encontra também no...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.