Sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes para blogueiros é um sistema para monitorar estatísticas de visitantes. Além das plataformas mais usadas, é possível também acompanhar esses números no Tumblr. Vamos ver hoje então como usar o Google Analytics no Tumblr.

 

 

O Google Analytics é a ferramenta mais usada para monitorar estatísticas. Com ele, é possível saber a localidade dos visitantes, o navegador que usam, a média de tempo no blog, entre outras. Pra configurá-lo no Tumblr é muito simples. Siga esses passos:

  1. Acesse o Google Analytics.
  2. Clique no botão azul Acesse o Google Analytics. Pra fazer o login pode ser usada a conta de qualquer serviço do Google que você já possua.
  3. Se você não tiver uma conta, siga os passos do artigo Como criar uma conta no Google Analytics. Caso você já tenha, clique em +Adicionar nova conta na borda superior direita do quadro geral. Na nova página que abrir, clique em Inscrever-se.
  4. Abrirá outra página. Em URL do site, digite o endereço do seu Tumblr sem o protocolo http. Clicando em Nome da Conta, aparecerá automaticamente o endereço do seu blog, mas você pode editar. Escolha País e Fuso horário e clique em continuar.
  5. Preencha os campos que aparecerem na nova página.
  6. Aceite os termos e clique em Criar nova conta, e depois copie o código que irá aparecer.
  7. Sem fechar o Analytics, vá no seu Tumblr, clique em Customize, e na aba Info cole o código em Description e salve.
  8. Volte ao Google Analytics e clique em Salvar e Concluir.

Pronto. O Analytics exibirá as estatísticas do seu Tumblr. Note que aparecerá um ponto de exclamação em amarelo no quadro do Analytics. Não se preocupe, é que ele passa a medir as estatísticas depois de 24 horas da instalação do código.

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.