Um dos fatores que pode atrapalhar o crescimento de seu blog, independente da plataforma na qual ele está hospedado, é a velocidade de carregamento dele, ou seja, quando o visitante tenta abrir uma página de seu blog em quanto tempo ela carrega. E não adianta ficar abrindo as páginas do seu blog para testar, pois é necessário levar em conta vários fatores como velocidade da conexão de internet, navegador que está sendo utilizado, entre outros fatores que podem variar de um computador para outro. Uma maneira simples de fazer esse teste é utilizando um serviço de teste de carregamento de sites/blogs. E há poucos dias conheci o GTMetrix, que em testes feitos me pareceu muito confiável.

dicas blog, gfmetrix

Para utilizar o serviço é muito simples, basta acessar o GT Metrix e colocar o endereço de seu blog, incluindo o http:// e clicar em Go. Aguarde o resultado. Ainda não tive tempo de analisar os vários fatores que ele leva em consideração para o resultado, mas as notas vão de A a F, sendo F o pior resultado possível. No resultado você poderá ver os seguintes dados importantes:

  • Page load time (tempo de carregamento da página) – 11,49s
  • Total page size (tamanho total da página do blog) – 955kb
  • Total number of requests (número total de requisições) – 165

Os valores ao lado são o resultado do QCB. Apesar de não receber reclamações a esse respeito, eu e o Laurentino temos notado que o blog está demorando muito para abrir, e sabemos muito bem o que é, muitos widgets e códigos diversos instalados, mas não vamos mexer nisso no momento, pois em breve teremos mudanças (surpresa!) aqui no QCB e então acreditamos que esse tempo irá diminuir muito, ficando num patamar aceitável.

Como saber se meu blog está lento?

Para saber se o seu blog está lento aconselho que faça dois testes, um com o seu blog e outro com um blog que considere que abra rápido e compare os resultados. Por exemplo eu fiz o teste comparando com o GF Soluções (que teve o resultado de tempo em 7.41s). Para tentar acelerar seu blog vá tirando alguns widgets, principalmente os que utilizam serviços externos, tente deixar o blog o mais “limpo” possível e faça o teste novamente até chegar ao resultado que busca.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

9 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Adorei a dica!! Fiz o teste e foi até q bem rapido!!

    5.70s!

    Vou recomendar sua pagina no twitter, assim mais pessoas podem testar!!

    Abraço!

  2. como meu blog é de downloads e ainda tem 95 posts, comparei com o google, o meu ficou B – A e o google C – A

    1.50 segundo, vlw me ajudou muito

  3. Iranildes,
    obrigado por dar esse feedback a respeito da velocidade de carregamento do QCB,
    um abraço.

  4. Eu consigo abrir o QCB bem rápido, sem problemas. Ainda bem! Mas também vou testar o serviço. Valeu!