Com as mudanças no Blogger ainda compensa migrar para o WordPress.org?
Espero que esse artigo possa levantar uma discussão saudável e que ajude os blogueiros a tomar a difícil decisão de uma migração de plataforma.
Com as mudanças constantes na plataforma Blogger, fica a dúvida. Ainda compensa migrar para a plataforma WordPress.org? A resposta não é simples e vai muito além das mudanças que estão acontecendo na plataforma Blogger. Eu já havia tratado esse assunto aqui no artigo “Blogger x WordPress.org: Qual a melhor plataforma para blogar“, mas com essas mudanças resolvi levantar novamente a questão nesse artigo.
Qual plataforma devo utilizar para blogar?
Quando criei meu primeiro blog não sabia da existência do WordPress.org. Por isso não tive que ficar pensando com qual plataforma começar a blogar. Acredito ter sido uma vantagem esse desconhecimento. Eu não tinha convicção se queria mesmo manter um blog por um longo tempo (mês passado completou 4 anos de blogagem) ou se desistiria dele em pouco tempo.
Hoje o número de metablogs (blogs que escrevem para blogueiros) é muito maior que há 4 anos atrás e o alcance das redes sociais torna tudo ainda mais abrangente. A grande maioria dos metablogs que conheço está na plataforma WordPress.org e é natural que eles indiquem essa plataforma para os seus leitores e concordo com eles em grande parte. Mas não em todas. Acredito que cada caso é um caso. É preciso uma análise profunda antes de afirmar qual a melhor plataforma para determinado blogueiro. Sempre trato um blog como um projeto, um negócio, independente se é um hobby ou um blog profissional. E por trás desse projeto tem uma (ou várias) pessoa(s) que serão fundamentais na realização do projeto. Não é somente a plataforma que irá fazer seu blog ser profissional (ou não) ou ser um sucesso (ou um fracasso). Isso passa por você também.
Eu penso que você deve levar em consideração alguns pontos antes de escolher qual a plataforma utilizar para blogar. E esses pontos iniciais estão todos relacionados com você, blogueiro, e não com seu nicho de atuação.
Eu nunca tive um blog e gostaria de experimentar
Se você está começando agora na blogosfera o Blogger é uma escolha mais que acertada, não por que a plataforma Blogger seja para iniciantes e blogs não profissionais, mas sim pela facilidade de se criar um blog rapidamente e a grande quantidade de tutoriais encontrados na internet ensinando a melhorar seu blog.
- Como criar um blog na plataforma Blogger
- E-book Como transformar seu blogspot em blog profissional (sem sair da plataforma blogger) – GF Soluções
Eu não tenho familiaridade com tecnologia (gosto de escrever, mas não sou aficcionado por computadores e tecnologia)
Se você não tem familiaridade com tecnologia, quem dirá com hospedagem, manutenção de um blog, instalação de plugins e outras responsabilidades que você terá na plataforma WordPress.org. No Blogger você só precisa criar seu blog, escolher um template e começar a escrever. Com o tempo sentirá a necessidade de novos recursos e aprenderá como procurar tutoriais nessa área e colocar esses recursos. No WordPress.org você precisa “cuidar” realmente de seu blog, se der um problema na hospedagem e seu blog sair do ar, é você que precisa ir atrás e resolver.
Não tenho condições de investir dinheiro para criar e manter um blog no ar
Talvez você só queira um blog para publicar seus textos e não para ganhar dinheiro com ele. Na verdade poucas pessoas começam o primeiro blog pensando realmente em ganhar dinheiro.
Se esse é o seu caso, você certamente não pensa em gastar dinheiro com um blog que não pensa em monetizar. No Blogger você tem um dos melhores (senão o melhor) serviços de hospedagem do mundo (servidores do Google) e isso inteiramente grátis.
Os pontos fracos do Blogger
O Blogger possui 2 pontos muito fracos, na minha opinião, que é o formulário de comentários, que é muito limitado e lhe dá poucas funcionalidades, e o SEO.
O primeiro ponto fraco temos um rumor de que o Google está preparando um formulário de comentários para o Google+, estilo Facebook, que poderá ser implementado em qualquer site ou blog. Se isso acontecer dificilmente esse formulário não será integrado ao Blogger por Default. Então é aguardar pra ver o que acontece nos próximos meses.
O segundo, que diz respeito ao SEO do Blogger, sofreu alterações significativas nos últimos dias, com o lançamento do menu “Preferênicas de pesquisa”. Agora os usuários do Blogger tem ferramentas que podem lhe ajudar a melhorar o SEO de seu blog. Esse foi um passo importante para transformar o Blogger numa plataforma mais robusta e com melhores condições de trabalho para blogueiros profissionais.
- SEO no Blogger: Novidades fantásticas – Gerenciando Blog
- Novidade Blogger: Blogger investe pesado e melhora fortemente o SEO – Blogando com Facilidade
- Podcast da Revista Blogosfera #4: Mudanças no Blogger – Revista Blogosfera
O Blogger só tem esses 2 pontos fracos? Claro que não, mas para mim são os mais importantes e que fazem muitos blogueiros que estão vendo seus projetos crescerem e se consolidarem migrar para o WordPress.org.
Compensa então migrar para o WordPress.org?
Para ser coerente com o que já falei, acredito que a escolha da plataforma deva vir depois de se auto conhecer. Que tipo de blogueiro é você? Profissional ou não? Que tipo de conhecimento tem nessa plataforma? As pessoas que podem lhe ajudar estão em que plataforma?
Quando migrei para o WordPress pensei até mesmo em desistir nos primeiros dias e voltar para o Blogger. Não é fácil, você está sozinho (mesmo que muitas pessoas se coloquem a disposição para lhe ajudar, o projeto é seu, sua responsabilidade) e muitas vezes o suporte de seu host pode não ser o melhor do mundo (ou nem passar perto disso) e você terá problemas sérios no início. Está preparado pra isso? Acha mesmo necessário? Então vá em frente! Eu comentei o assunto também no Podcast da Revista Blogosfera #4 que sugiro que ouçam.
Conclusão
Como disse no início do texto, espero que esse artigo possa levantar uma discussão saudável e que ajude os blogueiros a tomar a difícil decisão de uma migração de plataforma. E para levantar essa discussão, faço o convite a todos os metablogs que também escrevam seus artigos informando aos seus leitores a sua opinião sobre esse assunto tão delicado. Mas peço que não sejam tendenciosos por uma ou outra plataforma, procurem levantar fatos e mostrar a realidade a seus leitores. Quem sabe dizer a eles como foi difícil a migração ou a adaptação a nova plataforma, ou se aconteceu o contrário, dizer como foi simples e corriqueiro?
E você, o que achou das mudanças? Estava pensando em ir pro WordPress.org e mudou de ideia? Ou não importa essas mudanças pra você na sua decisão? Se fosse criar um novo projeto hoje e já estiver no WordPress.org, pensaria em criá-lo no Blogger? Vamos conversar sobre o assunto nos comentários.
33 Comentários