A proposta do programa de afiliados é relativamente simples, ela consiste em gerar links nos artigos que você escreve que são direcionados para o site do vendedor. Desse modo, quando o usuário do seu blog acessar esse link e efetuar uma compra você ganha uma comissão.

O conteúdo que você produz no seu site pode ser um poderoso funil de vendas para produtos de outras pessoas ou de lojas virtuais.

Existem algumas formas de você conseguir rentabilizar o seu blog de maneira mais eficiente. É o que vamos ver a seguir:

Obs: Se ainda não tem um blog profissional, aprenda aqui: Como Criar um Blog Profissional.

5 maneiras de tornar seu blog rentável com programas de afiliados

Atualmente existem inúmeros programas de afiliados, entre eles:

  • HOTMART – O site mais conhecido em programa de afiliados especializado em infoprodutos.
  • MONETIZZE – Plataforma de afiliados mais recente, criada em 2015, também trabalha com infoprodutos.
  • Lomadee– Programa de afiliados do Buscapé com foco na venda de produtos.
  • Google Adsense – Programa de afiliados do Google que paga por clique.
  • Cursos 24 horas – Programa de venda de cursos.
  • AWIN – Programa de afiliados europeu que está se destacando no Brasil.
  • UOL afiliados – Paga por cliques nas propagandas;
  • AMAZON-  Site de livros. Paga comissão por venda.
  • SUBMARINO– Paga comissão por vendas.
  • Portal da Educação – Vende cursos e paga comissão por venda.

Nesses programas de afiliados você vai encontra milhares de produtos de diferentes segmentos para promover, alguns pagam comissão por clique nos anúncios, outros pela venda concretizada.

Os criadores de infoprodutos pagam um a excelente comissão por venda girando em torno de 40 a 90% despontando o interesse de muitos blogueiros.

Se você quer embarcar nesse mundo de vendas online, confira as maneiras de tornar seu blog rentável com programa de afiliados:

1-  Crie conteúdo convincente

Se você já tem um bom relacionamento com os leitores do seu blog, está no caminho certo. Caso contrário, você precisa conquistar sua audiência e só vai conseguir isso oferecendo algo preciso para eles.

Pode ser uma informação importante ou dicas. Algo do segmento do seu blog que as pessoas se interessam, desse modo, você vai atrair mais visitas.

Para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas, use as técnicas de SEO, desse modo, seu blog será mais facilmente encontrado nos mecanismos de busca como o Google.

A partir disso, você poderá se inscrever em um programa de afiliados e começar a recomendar produtos aos seus leitores com a inserção de links dentro das postagens. O conteúdo é muito importante para atrair leitores e conseguir monetizar com o blog.

2- Escolha bem os produtos que vai promover

Dê preferência para produtos que tenham a ver com o nicho do seu blog, afinal, os leitores precisam ver alguma coerência dos itens que você vai recomendar.

Tem que ser algo que agregue valor para a sua audiência, assim fica muito mais fácil ganhar dinheiro e fidelizar o seu público.

3- Atualize o blog com frequência e mantenha uma imagem profissional

Mantenha um planejamento de atualização do blog, é importante inserir novos conteúdos ao menos 1 vez na semana, essa ação permite a aproximação com leitor e também é benéfica para os mecanismos de busca.

Além disso, manter uma imagem profissional é fundamental para fazer com que os visitantes tenham credibilidade nos conteúdos e também nas indicações. Tenha um template adequado, crie um logotipo de acordo com as tendências e aborde conteúdos atuais.

4- Implemente o envio de newslatter no seu blog

Esse campo é muito importante para você enviar as novas postagens para sua audiência, as chances do conteúdo e dos anúncios serem visto são muitos maiores já que a internet possui muitos blogs concorrentes.

Nesse campo, o leitor deixa o contato e sempre que tiver conteúdo novo você monta um email marketing para enviar aos cadastrados aumentando as probabilidades de monetizar.

5- Divulgue seu blog nas redes sociais

As redes sociais são excelentes aliados para propagar o seu blog e conseguir uma boa audiência para o seu conteúdo. Existem os anúncios pagos que podem ser usados para conseguir ampliar sua lista de contatos no blog.

Tornar seu blog rentável com programa de afiliados não é uma tarefa muito simples, você precisa trabalhar muito para conseguir ver os resultados. A maioria das pessoas bem-sucedidas nessa área investiram bastante tempo para conseguir aprender os macetes dos anúncios, criar conteúdo e fazer o negócio dar certo.

Existem muitos cursos que ensinam algumas estratégias para entrar nesse mercado. É uma idéia válida para quem realmente quer ganhar dinheiro com o programa de afiliados, já que o primeiro passo é entender como tudo funciona nos seus mínimos detalhes.

Espero que esse artigo com as 5 maneiras de tornar seu blog rentável com programas de afiliados te ajude a dar o primeiro passo.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.