No sábado a noite (16/06/2012) fui ao cinema com minha esposa e filhas assistir Madagascar 3 (os procurados). O artigo não será sobre o filme, mas sim uma comparação entre a administração de um cinema e a administração de um blog.

Imagine que, em vez de ser o administrador de um blog você é o administrador de um cinema. Foi assim que me imaginei para desenvolver esse artigo com 5 dicas que um blogueiro pode aprender no cinema. Espero que o artigo possa lhe ajudar a melhorar seu blog e que as dicas estejam dentro da realidade de seu projeto.

Esse artigo foi escrito originalmente no dia 17 de junho de 2012.

Dica 1 – tenha sempre filmes de sucesso em cartaz

Existem filmes e filmes. Alguns filmes são criados para levar multidões aos cinemas. É fácil saber quais, pois eles recebem muito investimento e a mídia especializada está sempre falando deles. Há muito investimento também em marketing, então eles sempre estão no meio dos comentários dos profissionais especializados em cinema.

Num cinema você precisa passar sempre os filmes que estão sendo preparados para serem um sucesso de bilheteria. O público está sendo bombardeado com informações sobre esse tipo de filme e seu cinema pode ser beneficiado por essa divulgação. Se você não tiver esses filmes em cartaz, perderá, certamente, uma grande quantidade de clientes para a concorrência.

Num blog você precisa ter sempre os melhores assuntos, aqueles que estão destinados (dentro do seu nicho) a ser sucesso de visitas. Dependendo do seu nicho você terá que, obrigatoriamente, falar sobre alguns assuntos que todos estão falando. Para não ser repetitivo e, ainda, competitivo, você terá que escrever sobre o assunto do seu ponto de vista, procurando ser o mais autêntico possível. Não é fácil, mas é a única maneira de vencer a concorrência pelo público.

Exemplo prático

Imagine que seu nicho de atuação seja concursos públicos. Quando sai um concurso muito esperado, como o concurso da Polícia Federal. Todos os outros blogs vão falar sobre ele e você também deve falar. O diferencial terá que ser a maneira que você aborda o assunto, o título do artigo e outras técnicas de SEO.

Dica 2 – Tenha um ambiente de ótima qualidade

Não adianta seguir a dica 1 e ter um ambiente de péssima qualidade. O público virá, assistirá ao filme e nunca mais voltará. Pior, ainda comentam com os amigos que também não virão ao seu cinema. Você precisa se preocupar com todos os detalhes como a qualidade do equipamento de áudio e vídeo, a acústica da sala, o conforto das cadeiras, a inclinação da sala, a climatização (não pode ser nem muito frio nem muito quente), a pipoca e o refrigerante, os banheiros e muitos outros itens.

cinema

Num blog não adianta ter os melhores assuntos, abordados da melhor maneira possível e não ter um ambiente de ótima qualidade. Pense nas cores que irá destacar no seu template, na disposição dos widgets, banners de publicidade, caixa de comentários, redes sociais, menus de navegação e outros pontos muito importantes. Lembre-se também que os seus visitantes podem utilizar várias configurações de monitor diferentes e ainda utilizar dispositivos móveis.

Dica 3 – propaganda é a alma do negócio

Não adianta você ter o melhor cinema da cidade e passar os melhores filmes. Você precisa também divulgar a sua programação da melhor maneira possível. Utilize todos os recursos disponíveis como anúncios em rádio, televisão, panfletos, carro de som, e-mail marketing e outros.

Se você tem um blog com conteúdo de qualidade e com um ambiente agradável, invista em propaganda. Estude pelo menos o básico sobre SEO e aplique algumas técnicas, principalmente na escrita de seus artigos. A propaganda nos mecanismos de pesquisa é gratuita e dá muito retorno, mas você precisará investir muito em SEO para conseguir resultados expressivos.

Outro local em que a propaganda pode trazer muitos resultados é nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Google+, diHITT e outros relacionados a seu nicho.

Se for necessário e tiver recursos disponíveis, invista também em anúncios em blogs que tratem do mesmo nicho que o seu blog.

Dica 4 – Cartazes dos próximos filmes

Você precisa divulgar para o público que está chegando e saindo do cinema os próximos grandes filmes que serão exibidos e os que já estão passando. Cartazes são muito utilizados nesse tipo de divulgação, principalmente próximos a bilheteria, pipoqueira e no corredor que dá acesso a sala de exibição.

Quando o filme é bom e o cinema é de qualidade, você já sai do cinema olhando os outros filmes e fazendo planos de voltar em breve. É automático.

Num blog você precisa divulgar para os seus visitantes outros conteúdos de qualidade que possua. Você pode fazer isso como estou fazendo aqui nesse artigo colocando links dentro dos artigos, utilizando artigos relacionados em texto ou imagens, menus de categorias e banners para conteúdos específicos.

Dica 5 – Zele pelo seu patrimônio e pela segurança de seu público

Ninguém quer ir a um cinema e ser assaltado lá dentro ou ficar sendo ameaçado ou coagido por outras pessoas durante o filme. Para evitar isso, você precisa montar uma equipe de segurança treinada dentro e fora do cinema, mantendo a ordem, mas sem “espantar” os clientes.

Ainda temos o problema dos vândalos, que podem quebrar cadeiras, danificar a estrutura física do prédio e causar danos que irão gerar prejuízos financeiros. Isso também se resolve com uma equipe de segurança bem treinada.

Num blog você precisa dar toda a liberdade possível para os seus visitantes. Eles precisam ter liberdade para comentar os artigos, acrescentar conteúdo e ainda sugerir melhorias. Mas você precisa dar a esses visitantes segurança, evitando que eles sejam alvo de ofensas nos comentários (moderação de comentários) e também deixando seu blog livre de códigos maliciosos que podem invadir o computador do visitante.

E você o que achou dessa comparação? Consegue ver outros pontos que poderiam ser abordados nessa comparação? Participe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

17 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Confesso que menosprezei este artigo quando eu vi o título dele é a primeira vez que o vi não li, mas agora que o encontrei de novo navegando pela net fiquei meio curioso é vim ler então achei ele top, dicas muito boas e os links para os outros artigos também sao top, parabéns pelo trabalho professor ?

  2. Olá Gustavo,

    eu já tinha visto este artigo, mas por falta de tempo não consegui deixar o meu comentário … algo que resolvo agora.

    Primeira questão: o filme vale a pena? Também tenho uma menina em casa e se o filme for bom, seria um bom omento em família.

    Agora vamos ao artigo. Mais uma vez você nos surpreende a todos com uma analogia muito bem elaborada e muito interessante.

    Eu gostei particularmente dos pontos 2 e 5.

    Acho que ter um layout simples, funcional e que facilite a navegabilidade do leitor é fundamental. Isso faz com que o visitante tenha prazer em visitar o nosso blog e ficar procurando outros artigos do seu interesse.

    O último ponto é fundamental: fazer sentir o visitante em segurança … fazer senti-lo como se estivesse em casa. Se ele se sente seguro, com certeza irá voltar vezes sem conta e divulgar o nosso trabalho junto dos seus contactos.

    Parabéns por mais uma excelente aula de como administrar um blog.

    Abraços

  3. Gustavo.
    Gostei muito da comparação mas o acesso facilitado também é muito importante.
    Se o seu blog demorar para carregar a página o visitante desiste e vai embora,o caminho tem que ser facilitado.
    Você não acha ?
    Abraços…

  4. Olá Gustavo,
    Sua comparação de um blog para o cinema foi ótima. A dica que mais gostei foi a 5. Alguns pensam que é só criar artigos de qualidade e ter um bom design, mas ainda falta outra coisa importante, a segurança. Sem dúvida alguma ninguém quer passar algum tipo de vírus para o computador de seu visitante, então é melhor a blogosfera em geral preocupar-se nisso.
    Abraços

    1. Anderson,
      geralmente não nos lembramos dessa dica ao falar sobre blogs, mas ela é importantíssima, que o diga quem já passou pela infelicidade de ter seu blog invadido.
      Abraço.