Smart 404: plugin para melhorar a página 404 do seu blog

Recentemente o Jair Rebello escreveu aqui no QCB sobre como melhorar a página 404 do seu blog. Como conhecia um plugin ótimo para isso resolvi falar um pouco sobre ele.

O nome do plugin é Smart 404, e serve para WordPress.org. Basicamente ele melhora a sua página 404. Mas como ele funciona?

O Smart 404 têm duas funções. A primeira é que na página 404 do seu blog, juntamente com a informação de que não foi encontrada a página, também apareceram sugestões de outras páginas que tenham algo a ver com a url pesquisa.

Erro 404

A outra função é redirecionar páginas que tenham a url semelhante. Por exemplo, a página que foi digitada no navegador foi http://querocriarumblog.com.br/2012/04como-melhorar-a-pagina-404-de-meu-blog/, mas na verdade a página é http://querocriarumblog.com.br/como-melhorar-a-pagina-404-de-meu-blog/.

O plugin automaticamente redireciona para a página correta, isso também funciona em casos do leitor esquecer de digitar uma letra a mais ou a menos, ou até mesmo uma palavra, e também casos de você ter alterado a url da página para uma bem parecida.

É um ótimo plugin para instalar juntamente com as dicas do Jair. Então vamos dizer como você instalar o plugin.

O plugin está disponível aqui, basta fazer o download e depois instalar, ou mesmo procurar normalmente na parte de pesquisa do seu WordPress pelo plugin Smart 404 e depois instalar ele.

Depois basta ir ao editor do WordPress e editar a página 404.php. É só ir em Aparência > Editor e escolher 404.php. Depois é só colocar o seguinte código onde você quer que apareça o plugin:

<? Php if (smart404_has_suggestions ()):>
Tente um desses links:
<Smart404_suggestions php ();?>
<Php endif;?>

Em alguns casos essa linha é adicionada automaticamente na sua página ao instalar o plugin, e não é necessário adicionar esse código manualmente. Por isso de uma olhada na página 404.php antes de colocar o código.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Website: http://www.ominutodosaber.com/

7 Comentários

  1. Somente para informar que na página de download do plugin informa que o mesmo não é mais atualizado.

    This plugin hasn’t been updated in over 2 years. It may no longer be maintained or supported and may have compatibility issues when used with more recent versions of WordPress.

  2. O meu esta da seguinte forma:

    Error 404 – Not Found

    Porém ainda aparece como resultado:

    Not Found

    Sorry, but you are looking for something that isn’t here. You can search again by using this form…

  3. Tenho uma dúvida no meu caso tem as seguintes linhas:

    Error 404 – Not Found

    Onde eu devo colocar uma dessas linhas?

    Tente um desses links:

    • Fórum Backlinks,
      Você deve colocar abaixo da palavra “Error 404 – Not Found”

  4. Luciano,

    Bem legal esse truque! Otimizar e deixar o erro 404 mais apresentável é bem bacana.

    Abraços 😀

Deixe uma resposta