“Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe. O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food: embrulhando todo mundo com a embalagem ‘amigos’.” Hotsite Projeto Google+

Google+

Este é trecho do texto de apresentação da nova rede social do Google, o Projeto Google+ (lê-se Plus),  que foi apresentada na última terça-feira, e com uma vísivel crítica ao seu maior concorrente, o Facebook. Disponível apenas para alguns usuários convidados nos seus 2 primeiros dias, hoje Google liberou o acesso a Plus a todos os usuários com uma conta no Gmail. Agora, basta o usuário acessar o endereço http://plus.google.com para criar uma conta.

Círculos –  Seus círculos de amizade separadas por redes ou afinidades

Uma das principais novidades do Google+ é a função Círculos, que permite criar grupos de amigos segmentados de forma intuitiva – recurso similar ao pouco eficiente Grupos do Facebook. O Google+ é uma rede assíncrona, isto é, as relações se estabelecem sem a necessidade de um pedido de amizade e uma confirmação, como no Facebook e Orkut. Neste aspecto a Google+ é parecida com o Twitter. As pessoas que te seguem podem ser colocadas em círculos, e você tem a opção de compartilhar conteúdo exclusivo com cada círculo de amigos, com apenas alguns amigos selecionado-os através de email ou publicamente com todos os usuários que visitarem o seu perfil.

Google+ Circulos

Sparks – Compartilhe assuntos específicos com cada círculo de relacionamento

“Graças ao expertise do Google, o Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos”.

O Sparks é o recurso que permite compartilhar conteúdo dentro dos círculos, a partir de assuntos pré-selecionados pelo usuário, como música, fotografia, filmes, etc dentro da própria rede. Na versão em português o Sparks conta com 10 assuntos que são disponibilizados pelo Google Notícias. O recurso funciona de forma similar ao curtir páginas do Facebook. Você também pode acrescentar assuntos ao Sparks digitando o assunto na busca e dando enter. Salve o assunto pesquisado.

Hangout – Faça videoconferências com seus círculos de relacionamento.

“Da mesa de bar ou da frente de casa, os seres humanos sempre gostaram de estar juntos. E por que não gostariam? É assim que nos distraímos, recarregamos as energias e passamos o tempo com novos e antigos amigos. Estar junto é simples, mas perdemos esse atributo quando estamos on-line.”

A ferramenta permite que você converse via voz, vídeo ou chat com os seus círculos de amigos. É possível adicionar todos os grupos ou somente os específicos, assim como optar por uma única pessoa, digitando o nome desejado na barra.

Google+ no celular

O Projeto Google+ já nasce com um aplicativo para smartphones, que vai permitir entre outros o upload de fotos, geolocalização, chat etc.Você pode baixar o aplicativo nesta página http://www.google.com/mobile/+/

Fonte Info

Eu recebi um convite do Ricardo Fraga na 4ª feira a noite e desde então venho testando a nova rede social. O visual clean me agradou bastante e o stream é bem parecido com o Facebook. Os círculos de amigos,  que permite que você compartilhe conteúdo específico com determinado grupo funciona muito bem e esta, na minha opinião, foi a grande sacada do Google+. Eu tenho uma rede contatos bem eclética e me esbaldei com o recurso.

A Google+ tem como objetivo ser uma extensão do Google e tem como destaque a integração entre seus serviços. O álbum de fotos, que é integrado ao serviço Picasa, exibe imagens em tamanhos grandes e com navegação animada e fácil. O GTalk é a base do serviço de chat e videoconferências do Google+ e o perfil na rede é integrado ao Google Profile. Em breve outros serviços serão integrados ao Google+.

Pelo que vi até agora, os usuários gostaram muito do Google+ e estão se divertindo com as novidades. Aos poucos vamos nos familiarizando com os recursos e nos adaptando melhor as novidades do Google+. Se quiser me inclua no seu círculo de amizades https://plus.google.com/Vivis

Selecionei algumas postagens que achei interessantes sobre impressões do Google+

Tecnoblog  http://tecnoblog.net/69313/tudo-sobre-google-plus/

Google Discovery http://googlediscovery.com/2011/06/28/exclusivo-testamos-o-novo-projeto-social-do-google/

Blog do Rodrigo Ghedin http://www.rodrigoghedin.com.br/blog/impressoes-google-plus

CoolBoX: Dicas de uso do G+ http://www.magicoolbox.com/2011/07/google-facebook-foi-surpreendido.html

Confira também o Tour do Olhar Digital pelo Google+

O GF Soluções ainda tem alguns convites para o Google+ http://www.gfsolucoes.net/gustavo/como-conseguir-um-convite-para-participar-do-google-plus/

E você, já teve acesso a nova rede social do Google? Nos conte sua experiência nos comentários!

[Update]

O Google suspendeu novamente os convites para o Google+.  Segundo artigo publicado no site Mashable, a versão oficial do Google+ será lançada em 31 de Julho e até lá mais serviços do Google serão integrados ao G+, como o Blogger por exemplo que passará a se chamar Google Blogs. O serviço Picasa que já está integrado a rede social passará a se chamar Google Photos.

 

 

Viviane Pereira

Mãe, Curiosa, fuçadora de códigos do blogspot e viciada em Redes Sociais. Blogo no CoolBoX, Twitto no @vivianevivis...

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Só não sei se gostei das alterações dos nomes das outras redes, poxa, acho que a criatividade deveria ser muito mais levada em conta do que essa generalização.
    É muito fácil identificar o que é do Google ou não, o nome não precisa conter.