Ter um blog, em especial no Blogger, é uma tarefa bastante fácil e com o evoluir da tecnologia tende a ficar uma experiência cada vez mais intuitiva e gráfica, requerendo menos e menos conhecimentos técnicos.

Tal como demonstramos passo-a-passo em um post anterior, criar um blog demora pouco mais de 1 minuto (se tiver uma conexão super rápida, provavelmente demorará menos tempo) e a sua gestão é bastante acessível também.

No entanto, embora o seu blog esteja automaticamente e por predefinição acessível para todo mundo, isso não significa que as pessoas começarão a encontrar o seu conteúdo e a cair como paraquedistas em seu blog do nada.

Numa era pré-centralização da internet (leia-se, pré-Google), a única forma de um website ser acessado era diretamente através do seu endereço web (ou, mais tarde, através do agregador de links por categorias do Yahoo!). Assim se tornava uma tarefa bastante difícil construir uma audiência diversificada e difundida por todo o mundo.

No entanto, o Google eventualmente apareceu e com seu algoritmo (que ainda hoje permanece um mistério) descobriu uma forma de unificar, centralizar todo o conteúdo em um só local.

Agora o seu website poderia ser encontrado por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, desde que o seu conteúdo esteja em sintonia com as keywords de busca do usuário.

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Motores de Busca, numa tradução livre para português é o nome dado à pseudo-ciência que acabou nascendo da necessidade de descobrir formas criativas de melhorar o posicionamento dos websites no topo do Google (melhor posicionamento => maior visibilidade => mais visitas para os eu blog).

Mas o que posso eu fazer para melhorar o SEO do meu blog e assim alavancar o posicionamento do meu blog nos motores de busca como o Google?

Neste artigo iremos deixar-lhe algumas dicas básicas, mas valiosas para melhorar o SEO do seu blog no Blogger.

Como melhorar o SEO no Blogger

#1 – Metatags

Ainda me lembro de quando eu comecei pela primeira vez a mexer com blogs no Blogger (já lá vai quase uma década) da carga de trabalhos que era necessária para trabalhar o SEO do blog. Tudo tinha que ser feito diretamente no código-fonte do blog e isto para um iniciante, não é trabalho fácil.

No entanto, a plataforma evoluiu muito de lá para cá e hoje é mais fácil do que nunca configurar alguns dos elementos mais importantes para o SEO no Blogger.

Basta aceder, no painel administrativo do seu blog, a Configurações > Preferências de Pesquisa.

Antes de prosseguir, quero apenas reforçar a mensagem de aviso presente nessa página:

Atenção! Use com cuidado. O uso incorreto desses recursos pode fazer seu blog ser ignorado pelos mecanismos de pesquisa.

Por isso… Cuidado! Para editar as Metatags, clique em [Editar], posteriormente selecione Sim em “Ativar a descrição de pesquisa?” e uma caixa de texto aparecerá.

Nesta caixa, deverá fazer uma descrição concisa e precisa do seu blog, contendo keywords/palavras-chave relacionadas com o seu blog. Tem que ser algo que em 2 frases descreva perfeitamente o seu blog e o conteúdo que podemos encontrar nele.

Eis um pequeno exemplo:

Um blog para quem quer criar um blog. Dicas, tutoriais para quem quer criar um blog no Blogger, Wordpress, Wix ou Tumblr.

Assim, em 121 caracteres, descrevemos perfeitamente este blog e o conteúdo que podemos encontrar por aqui, dando destaque a algumas palavras chave que possam ser utilizadas por possíveis visitantes (marcadas a negrito).

#2 – Metadados de posts

Este é um recurso ainda mais recente da Blogger e permite que adiciona uma descrição personalizada para cada artigo.

Este é um recurso bastante importante e funciona de forma semelhante ao referido no ponto #1. Num limitado número de caracteres, descreva o conteúdo do post em causa, tendo sempre em atenção keywords especiais a ele associadas (O seu post é sobre carros? Não se esqueça de inserir uma/duas vezes a keyword carro na descrição, por exemplo).

blogger

Para editar os metadados de posts, basta aceder à opção Descrição da Pesquisa, no menu Configurações de Postagens.

Estas são apenas 2 opções básicas. Existem muitos outros detalhes que o podem ajudar a melhorar o SEO do seu blog no Blogger, mas isso é tema para outro artigo.

Conheça também a ferramenta Seo Blog clicando aqui que vai te ajudar a conferir se seu artigo tem chances de aparecer no Google.

Quer aprender ainda mais?

Então assista o vídeo abaixo e faça seu cadastro grátis no ConSEO aqui.

Antonio Faneca

Responsável pela criação de um dos principais metablogs de referência na blogosfera brasileira, António trabalha atualmente como redator web (web writer). É também responsável pela empresa...

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi Gustavo,
    Gostaria primeiramente de parabenizar seu artigo que conseguiu cumprir uma missão ultra complicada para qualquer iniciante que é fazer configurações SEO no Blogger. Com toda certeza está ajudando muita gente a melhorar seus resultados.

    Parabéns pelo trabalho, abraços!

  2. Ótimo artigo, a dica da ferramenta SEO para Blogger, é muito boa, assim não preciso toda vez utilizar o plugin no wordpress para otimizar.
    Obrigado Gustavo.

  3. Olá, o artigo foi muito esclarecedor, porém eu ñ entendi direito como eu insiro tag na descrição (aquelas em q vc colocou em negrito)

  4. Olá Rodrigo,
    Sim, é verdade. O WordPress, através da implementação de scripts, é bastante mais completo nesse quesito.

    Abraço e obrigado pelo comentário!

  5. Com certeza fazer um trabalho de SEO em blog do blogger é uma tarefa mais difícil. Apesar de ser uma plataforma do Google o WordPress oferece mais recursos para melhorar o posicionamento do blog nos buscadores. Excelente artigo parabéns.