Como melhorar a página 404 de meu blog?

Por muitos motivos, seu leitor pode ser levado a uma página 404, seja porque o endereço que ele preencheu no navegador está incorreto, seja por um link em outro blog que foi preenchido de maneira incorreta, ou por um erro causado no próprio blog, seja qual for o motivo, a chance de seu leitor continuar no blog depois de ver uma página 404 é muito baixa, ou seja, há uma grande probabilidade de ele fechar a página do seu blog imediatamente, para que isso ocorra o menos possível podemos tomar algumas atitudes a fim de deixar a página mais atraente e com algumas informações que podem levar seu visitante a continuar navegando pelo blog.

O que é uma página 404?

Alguns podem estar se perguntando: Mas o que é uma página 404? Para estes irei explicar rapidamente o que é esta página. Uma página 404  é visualizada pelo usuário quando ele tenta acessar uma página do site que não existe (o link clicado pode não funcionar, a página pode ter sido excluída ou o URL digitado incorretamente).

Em um artigo que escrevi citei alguns exemplos muito interessantes e bonitas de páginas 404 intitulado: AS 10 PÁGINAS 404 MAIS BELAS DO MUNDO, mais do que belas, estas páginas devem ser funcionais, e neste artigo irei mostrar algumas técnicas que considero importantes para melhorar este tipo de página.

Mostre uma mensagem decente para seu leitor

Deixe de lado, as página tradicionais dos templates que apenas mostram uma mensagem ‘PAGE NOT FOUND’ e mostre uma mensagem esclarecedora para seu usuário, aconselho que peça desculpas pelo inconveniente, mesmo que muitas vezes a culpa nem seja sua, todos gostam de gentileza e esta mensagem irá fazer o leitor sinta que a culpa não foi dele. Jogue limpo com ele, fale que a página não existe ou não está mais disponível, em um português bem claro.

Dê opções: Artigos mais lidos

Acredita-se que os artigos mais lidos de um blog, sejam os melhores artigos do mesmo, ou pelo menos deveriam ser. Mostre para seus leitores estes artigos e certamente algum deles irá interessar a eles, isso fará com que eles continuem por mais um certo tempo a navegação pelo seu blog ou site.

Dê opções: Categorias

Mostre as categorias de seu blog. Mostre todas as opções que o leitor possui, todos os assuntos tratados, se ele chegou até seu blog, certamente alguma das categorias, se bem divididas e nomeadas, irão lhe interessar, está técnica se mostra muito adequada e também diminui e muito a taxa de rejeição.

Dê opções: Campo de pesquisa

Muitas vezes os visitantes que batem a porta de nossos blogs estão sedentos por informação relevante, colocar uma caixa de pesquisa, pode facilitar a vida do leitor e fazê-lo ter mais uma chance de encontrar o que tanto deseja. Está técnica se mostra também bem adequada abrindo muitas opções para o leitor realizar a pesquisa pelo conteúdo desejado.

Não exagere

Existe um “provérbio” que diz que Menos é mais e isso é bem aplicável a esta situação. Citei no algumas opções para mostrar ao usuário e fazer com que ele não desista de continuar no blog, mas não exagere, escolha no máximo três opções e usar no seu blog, aconselho usar a mensagem explicativa, o qual considero obrigatória, um campo de pesquisa e os artigos mais populares, creio que isso é o bastante para mostrar ao leitor muitas opções para continuar no blog.

E você, como trata a sua página 404?

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge