Como instalar o WordPress numa hospedagem grátis? Se você está procurando essa informação, fique tranquilo, pois está no lugar certo. Nesse artigo vou te mostrar, em vídeo, como você pode fazer de maneira simples numa excelente hospedagem de sites.

Mas, antes de te ensinar como instalar o WordPress numa hospedagem grátis, quero deixar bem claro que a instalação do WordPress ou de qualquer outro CMS numa hospedagem grátis deve ser feito apenas para testes e busca de conhecimento.

Esse artigo foi escrito originalmente no dia 13 de fevereiro de 2013 e atualizado em 17 de fevereiro de 2017.

Você não pode começar um projeto pensando em gratuidade. É necessário ter em mente que você está criando mais que um blog, está criando um negócio online que pode mudar sua vida profissional. Então pense um pouco, se o seu blog crescer e começar a ter visitas, conquistar posições no Google e começar a ficar fora do ar várias vezes ao dia? Isso pode acontecer numa hospedagem grátis. Então pense bem. Fazer a migração de um serviço de hospedagem para outro é sempre muito desgastante e deve ser evitado a todo custo.

Quando criar um blog em hospedagem grátis?

Motivos que acho válidos para criação de um blog em WordPress numa hospedagem grátis:

  • Criar um blog de testes
  • Ensino aprendizagem
  • Apresentação de um template (como é feito no Blogger)

No meu caso a criação de um blog numa hospedagem grátis é pelo motivo de “Ensino aprendizagem”. Ensino a meus alunos a criar um blog para treinar e se aperfeiçoar antes de entrarem direto no blog oficial que vão criar.

→ Conheça o curso WordPress para Blogueiros [você vai se surpreender com o preço]

Qual a melhor hospedagem grátis?

Não sei te dizer qual a melhor hospedagem grátis, assim como não sei te dizer qual a melhor hospedagem paga. O que posso te dizer é que a hospedagem que vou utilizar na vídeo aula tem suprido as minhas necessidades de testes, assim como as necessidades de testes de meus alunos.

A hospedagem que vou utilizar é a Hostinger, que apesar de ter planos pagos, possui também um plano gratuito bem interessante para criar um blog de testes usando o WordPress.

Plano grátis na Hostinger

Características principais da Hospedagem de Sites Hostinger:

  • 2000 MB de espaço em disco
  • 100 GB de tráfego de dados
  • Auto instalador para o WordPress e outros CMS
  • 2 bancos de dados MySQL
  • Acesso FTP
  • 2 contas de e-mail
  • Entre outros

Como instalar o WordPress numa hospedagem grátis

Instalar o WordPress na Hostinger passa primeiro pelo processo de criar uma conta no serviço, para fazer isso e instalar o WordPress, basta seguir os passos descritos na vídeo aula abaixo. Essa vídeo aula é parte integrante do curso WordPress para Blogueiros.

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

43 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu gosto muito do WordPress e uso bastante nos meus projetos. Agora a hospedagem eu uso da Hostinger! Não é caro e tem um serviço que agiliza e melhora muito todo o funcionamento.

  2. Também sou muito fã do wordpress e so uso ele em meus projetos, mas usar hospedagem grátis não rola, mas para quem esta iniciando para aprender funciona muito bem. Parabéns pelo post

  3. Gostei muito do tutorial, eu só consegui fazer a minha migração pq os meninos do suporte da Hostinger me ajudaram, mas esse post ajudou muito mesmo.

    1. Irismar, trabalho com WordPress há nove anos, profissionalmente. Não uso outros sistemas para poder comparar, mas posso te garantir que para negócios online, o WordPress.org é mais que suficiente.

  4. Olá Gustavo Freitas tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo excelente material que você produz e divulga sobre como criar blogs na internet. Quero criar um site ou blog na web para começar a ganhar algum dinheiro, mas inicialmente não poderia pagar por uma hospedagem do WordPress e esse seu artigo sobre como instalar o WordPress em uma hospedagem grátis veio em boa hora. Claro que seria uma situação temporária e quando estiver já com algum ganho eu migraria para os planos pagos. Gostaria, no entanto, de esclarecer umas dúvidas: Primeiro, não tem problema o domínio gratuito da hospedagem livre ser diferente do domínio gratuito do WordPress? Posso monetizar o site criado na hospedagem grátis? E além disso, estava considerando a alternativa de criar o site no WordPress.com que possui um serviço de hospedagem gratuita e possui também planos pagos, mas gostaria de saber se a versão gratuita do WordPress.com pode ser monetizada também? Obrigada pela atenção. Abraços. Jéssica.

    1. Jéssica, hospedagem gratuita, como a que falo aqui, apenas para testes. Você não vai conseguir ganhar dinheiro usando ela, esse tipo de hospedagem é muito instável.
      Wordpress.com não recomendo. Se não pode pagar hospedagem, recomendo que crie no Blogger.com.
      Abraço.

  5. Bem bacana a matéria Gustavo, trabalhei 3 anos com hospedagem de site então criei uma página para ajudar as pessoas neste assunto quem quiser pode utilizar o site para tirar dúvidas.

  6. Olá Gustavo, como parte de melhoria de nosso serviço gratuito de hospedagem estamos realizando um acompanhamento direto sobre assuntos que abordam nossa hospedagem e ficamos felizes por ver esse blog dando todas as informações de como criar um site na Hospedagem Livre e com o apontamento de todos realizaremos melhorias em nosso sistema de cadastro e na comunicação mais clara com todos os clientes.
    Para qualquer dúvida estamos a disposição no [email protected]

  7. Gustavo,

    Não consegui encontrar os vídeos onde você ensina como criar uma conta na Hospedagem Livre e como configurar o wordpress. Poderia postar os links aqui ou até mesmo adicionar os vídeos aqui neste artigo?

  8. Essa hospedagem que você usa de exemplo está com problemas, nem cadastro e nem contato completam, quando você tenta usar uma das opções a página simplesmente fica toda branca.

  9. Infelizmente fiquei um pouco chateado com eles lei as regras e fiz um blog conforme comentei acima sobre bikes e tinha adicionado google adsense, 2 vídeos do youtube e 4 artigos.

    Duas semanas depois fui acessar para atualizar e o blog estava fora do ar e tentei várias vezes contato com o suporte deles sem nenhuma resposta.

    Fiz uma outra conta com outro email criei o blog e não coloquei nada nem mesmo instalei plugin e novamente foi tirado do ar e o blog era sobre jiu-jitsu.

    1. Olá Claudio, verificamos e constam que entre os dias 27-06-2014 e 30-06-2014 você nos enviou tickets, sendo dois respondidos e um era sobre o mesmo assunto e todos foram finalizados por você, o que entendemos que a solicitação foi atendida. O seu site hoje consta cancelado, caso tenha interesse em reativa-lo e testar novamente sua hospedagem. Nos envie um e-mail para [email protected]

  10. Estava buscando um host br que aceitasse wordpress e cai nesse tópico.
    Fui testar os serviços da hospedagemlivre e após o cadastro precisa esperar um pouco a propagação dos dns e para liberar todas as funções do painel até mesmo para instalar o wordpress.
    Aqui pelo menos as opções de domínio free somente apareceu (livhe.com).
    Criei um pequeno projeto para um teste futuro e ainda estou colocando algumas coisas para ver s e vai dar certo um blog somente com vídeos de bikes bmx http://bikesbmx.livhe.com/.

  11. Muito bom artigo.
    Ótima sugestão, Estou instalando na Hospedagem Livre um Blog que estou criando e logo passarei para um plano pago e assim poder usufruir de todos serviços oferecidos. Valeu a Dica.

  12. olá, até tentei cadastrar, pois pretendo muito usar para aprendizagem, mas infelizmente o email de confirmação não chegou. Já tentei com 2 email e nada =/

    1. Olá, Para alcançar melhor nosso objetivo em oferecer uma hospedagem gratuita que possa ajudar quem está inciando na internet, estamos realizando um acompanhamento sobre o alcance de nosso serviço e fico feliz por notificar sobre o recebimento do e-mail de confirmação. Nos deixamos a inteira disposição por e-mail através do [email protected] não há atendimento diferenciado para quem paga e quem não paga. Todos tem o mesmo atendimento e suporte.

      1. Hoje eu vim aqui para tira uma duvida que todo mundo que vai iniciar na internet tem. Quanto tempo podemos usar o pacote gratuito?

    1. Olá! Obrigada pelo post, foi bastante útil. Estou querendo utilizar o WordPress para portfólio online na área de redação, pois procuro recolocação no mercado. Mesmo assim, você aconselharia o pagamento da hospedagem? Queria utilizar o WordPress por questões estéticas, acho que fica mais apresentável do que o Blogger, por exemplo.