Como instalar o WordPress numa hospedagem grátis

Nesse artigo vou ensinar como instalar o WordPress numa hospedagem grátis. Antes gostaria de deixar bem claro que a instalação do WordPress ou de qualquer outro CMS, na minha opinião, deve ser feito apenas para testes e busca de conhecimento.

Esse artigo foi escrito originalmente no dia 13 de fevereiro de 2013 e atualizado.

Você não pode começar um projeto pensando em gratuidade. Se o seu projeto crescer um pouco o grátis não será mais o suficiente e fazer uma migração de um serviço de hospedagem para outro é sempre muito desgastante e deve ser evitado a todo custo.

Motivos que acho válidos para criação de um blog em WordPress numa hospedagem grátis:

  • Criar um blog de testes
  • Ensino aprendizagem
  • Apresentação de um template (como é feito no Blogger)

No meu caso a criação de um blog numa hospedagem grátis é pelo motivo de “Ensino aprendizagem”. Nesse semestre (2013-1) vou mostrar aos alunos do 7º período de Sistemas de Informação as possibilidades de empreendedorismo na internet e vou apresentar alguns scripts como o WordPress, PrestaShop, OsCommerce e outros e não seria viável pra eles contratar uma hospedagem nesse caso.

Qual a melhor hospedagem grátis?

Você não irá encontrar essa resposta nesse artigo, mas se está interessado em conhecer outros serviços de hospedagem além do que será apresentado aqui, sugiro que leia o e-book “10 soluções para criação de sites grátis” escrito pelo Jair Rebello.

Nesse artigo vou abordar o serviço de hospedagem “Hospedagem Livre” que se mostrou muito completo, principalmente para a finalidade que tenho, que não é somente instalar o WordPress e sim outros CMS e scripts também.

Plano grátis na Hospedagem Livre

Características principais:

  • 500MB + 4,5GB de Bônus* de espaço.
  • 2 contas de e-mail
  • 2 Contas FTP
  • 2 Subdomínios
  • 2 Domínios Estacionados
  • 2 Domínios de Redirecionamento
  • Hospedagem em PHP usando HL Painel
  • Extensões: suamarca.hospedagemlivre.com.brsuamarca.br.cu.cc

5000MB de espaço, 100GB de tráfego.

Todas as contas vem com 5GB de espaço em disco e incríveis 100GB de banda, mais do que suficiente para seu site pessoal ou site de negócios. Você pode também fazer um upgrade para uma conta premium com hospedagem 10GB, a qualquer momento.

Painel de Controle de fácil utilização

Oferecemos um Painel de Controle de serviços com visual agradável e fácil utilização. Ele permite criar contas de e-mail, banco de dados, contas FTP, gerar backups. Ele também possui recursos avançados como console web SSH, Editor de zona DNS e muitos outros.

Servidores rápidos e confiáveis

As contas estão em servidores dedicados com CPUs Intel Xeon, 16GB de RAM e drives SSD. Conectados a 1000MB/s, tem acesso instantâneo e sem interrupção de serviço. Garantimos ao menos 99,9% de disponibilidade para seu website.

Livre de Golpes

A Hospedagem Livre é o primeiro hosting do Brasil a oferecer esse tipo de dispositivo, temos uma equipe que monitora todos os sites criados dentro de uma semana e realiza um filtro em buscas de irregularidades.
Sites adultos, sites com programas mal intencionados entre outros sites que possam causar danos a terceiros são suspensos até serem regularizados. Fonte: Hospedagem Livre.

Observação: As informações acima foram retiradas da página de informações do host. Qualquer divergência deve ser questionado com eles e não conosco.

Como criar uma conta grátis na Hospedagem Livre

Siga os passos:

  1. Acesse http://hospedagemlivre.com.br/free-hosting.php
  2. Clique em Contratar
  3. Preencha os dados solicitados no cadastro e clique em Enviar
  4. Agora abra o e-mail informado no cadastro e procure pela mensagem “Confirmação de registro de cliente” e clique no link para ativar sua conta
  5. Na próxima página selecione “Registro de Domínio Grátis / Transferência não é necessário, usarei o domínio atual” e clique em “Selecione”
  6. Agora você pode utilizar um subdomínio ou então utilizar um domínio que já possui, aqui vou selecionar um subdomínio e depois escolha uma senha e preencha o código de segurança e clique em “Criar” a melhor hospedagem grátis com cpanel
  7. Após a criação de sua conta, clique em “Entrar” e responda a pergunta.

Seu subdomínio pode demorar algumas horas pra aparecer no navegador.

Como instalar o WordPress na Hospedagem Livre

Logo após clicar em entrar e responder a pergunta, abrirá o Cpanel. Vamos agora instalar o WordPress, mas existem vários outros CMS na lista. Procure por “Website” e clique em “Auto Instalador”. Agora siga os passos.

  1. Clique em WordPress
  2. Coloque o nome de administrador e a senha
  3. Clique em Install WordPress
  4. Dê ok na caixa de diálogo
  5. Pronto a instalação será iniciada e ao término o WordPress estará instalado

Também criei os procedimentos acima em vídeo, basta acessar o link e aprender como fazer.

Conclusão

Volto a dizer que instalar o WordPress ou qualquer outro script só deve ser feito nos casos que mencionei aqui no artigo. Se você não quer pagar hospedagem, crie um blog na plataforma Blogger, pois terá o melhor serviço de hospedagem do mundo, e gratuitamente.

E você, o que pensa a respeito de hospedagem grátis? Que tal testar o serviço instalando o WordPress ou outro script disponível?

Como instalar o WordPress numa hospedagem grátis
5 (100%) 1 vote

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

29 Comentários

  1. Não encontrei esse “Website” e muito menos “Auto Instalador”, para poder instalar o WordPress.

  2. Jéssica Ribeiro.

    Olá Gustavo Freitas tudo bem? Gostaria de parabenizar pelo excelente material que você produz e divulga sobre como criar blogs na internet. Quero criar um site ou blog na web para começar a ganhar algum dinheiro, mas inicialmente não poderia pagar por uma hospedagem do WordPress e esse seu artigo sobre como instalar o WordPress em uma hospedagem grátis veio em boa hora. Claro que seria uma situação temporária e quando estiver já com algum ganho eu migraria para os planos pagos. Gostaria, no entanto, de esclarecer umas dúvidas: Primeiro, não tem problema o domínio gratuito da hospedagem livre ser diferente do domínio gratuito do WordPress? Posso monetizar o site criado na hospedagem grátis? E além disso, estava considerando a alternativa de criar o site no WordPress.com que possui um serviço de hospedagem gratuita e possui também planos pagos, mas gostaria de saber se a versão gratuita do WordPress.com pode ser monetizada também? Obrigada pela atenção. Abraços. Jéssica.

    • Jéssica, hospedagem gratuita, como a que falo aqui, apenas para testes. Você não vai conseguir ganhar dinheiro usando ela, esse tipo de hospedagem é muito instável.
      Wordpress.com não recomendo. Se não pode pagar hospedagem, recomendo que crie no Blogger.com.
      Abraço.

      • Jéssica Ribeiro.

        Obrigada.

  3. Gustavo! Valeu pelo passo a passo! Eu uso a http://www.mutanthost.com que não tem propaganda, e vc também pode instalar o wordpress gratuitamente… Abs… James

  4. Vanderley

    Olá, Gustavo, queria sabe de vc quanto tempo podemos usar a hospedagem livre e WordPress gratuitos?

    • Vanderlei, não tenho essa informação, mas acreedito que não tenha controle de tempo.

  5. Bem bacana a matéria Gustavo, trabalhei 3 anos com hospedagem de site então criei uma página para ajudar as pessoas neste assunto quem quiser pode utilizar o site para tirar dúvidas.

  6. Olá Gustavo, como parte de melhoria de nosso serviço gratuito de hospedagem estamos realizando um acompanhamento direto sobre assuntos que abordam nossa hospedagem e ficamos felizes por ver esse blog dando todas as informações de como criar um site na Hospedagem Livre e com o apontamento de todos realizaremos melhorias em nosso sistema de cadastro e na comunicação mais clara com todos os clientes.
    Para qualquer dúvida estamos a disposição no atendimento@hospedagemlivre.com.br

  7. Gustavo,

    Não consegui encontrar os vídeos onde você ensina como criar uma conta na Hospedagem Livre e como configurar o wordpress. Poderia postar os links aqui ou até mesmo adicionar os vídeos aqui neste artigo?

  8. johnathan

    Essa hospedagem que você usa de exemplo está com problemas, nem cadastro e nem contato completam, quando você tenta usar uma das opções a página simplesmente fica toda branca.

  9. Infelizmente fiquei um pouco chateado com eles lei as regras e fiz um blog conforme comentei acima sobre bikes e tinha adicionado google adsense, 2 vídeos do youtube e 4 artigos.

    Duas semanas depois fui acessar para atualizar e o blog estava fora do ar e tentei várias vezes contato com o suporte deles sem nenhuma resposta.

    Fiz uma outra conta com outro email criei o blog e não coloquei nada nem mesmo instalei plugin e novamente foi tirado do ar e o blog era sobre jiu-jitsu.

    • Olá Claudio, verificamos e constam que entre os dias 27-06-2014 e 30-06-2014 você nos enviou tickets, sendo dois respondidos e um era sobre o mesmo assunto e todos foram finalizados por você, o que entendemos que a solicitação foi atendida. O seu site hoje consta cancelado, caso tenha interesse em reativa-lo e testar novamente sua hospedagem. Nos envie um e-mail para atendimento@hospedagemlivre.com.br

  10. Estava buscando um host br que aceitasse wordpress e cai nesse tópico.
    Fui testar os serviços da hospedagemlivre e após o cadastro precisa esperar um pouco a propagação dos dns e para liberar todas as funções do painel até mesmo para instalar o wordpress.
    Aqui pelo menos as opções de domínio free somente apareceu (livhe.com).
    Criei um pequeno projeto para um teste futuro e ainda estou colocando algumas coisas para ver s e vai dar certo um blog somente com vídeos de bikes bmx http://bikesbmx.livhe.com/.

  11. Leo Otto Brock

    Muito bom artigo.
    Ótima sugestão, Estou instalando na Hospedagem Livre um Blog que estou criando e logo passarei para um plano pago e assim poder usufruir de todos serviços oferecidos. Valeu a Dica.

  12. Fiz o meu cadastro deu certo vou passar a usá-lo, valeu pela dica vai ajudar.

  13. Eu estou usando um host free da India que aceita a instalação de diversos aplicativos e aceita WordPress.

    Com mais essa indicação vou deixar nos meus favoritos.

  14. Muito boa essa dica, vou usar essa hospedagem pra me aprender utilizar o WordPress.

  15. murilo

    gostaria de saber como faço pra traduzir o wordpress depois de instalado,aguardo resposta obrigado

  16. dani

    olá, até tentei cadastrar, pois pretendo muito usar para aprendizagem, mas infelizmente o email de confirmação não chegou. Já tentei com 2 email e nada =/

    • Olá, Para alcançar melhor nosso objetivo em oferecer uma hospedagem gratuita que possa ajudar quem está inciando na internet, estamos realizando um acompanhamento sobre o alcance de nosso serviço e fico feliz por notificar sobre o recebimento do e-mail de confirmação. Nos deixamos a inteira disposição por e-mail através do atendimento@hospedagemlivre.com.br não há atendimento diferenciado para quem paga e quem não paga. Todos tem o mesmo atendimento e suporte.

      • vanderley

        Hoje eu vim aqui para tira uma duvida que todo mundo que vai iniciar na internet tem. Quanto tempo podemos usar o pacote gratuito?

  17. Bacana esse projeto!! Uma hospedagem gratuita com o mínimo de qualidade!!!

Deixe uma resposta