Quando estamos criando um novo blog ou mesmo mudando de servidor, é necessário esperar a propagação do DNS. Mas o que é esse tal de DNS, para que serve e como posso aumentar a velocidade?

O que é, e para que serve?

Os sites têm um endereço amigável, chamado de URL e um endereço IP. As pessoas usam URLs para localizar sites, mas os computadores usam endereços IP para localizar sites. O DNS converte URLs em endereços IP (e vice-versa). Por exemplo, se você digitar https://querocriarumblog.com.br/ na barra de endereços no navegador da Web, o computador envia uma solicitação para um servidor DNS. O servidor DNS converte a URL em um endereço IP para que o computador possa localizar o servidor Web do QCB. (Fonte: Microsoft)

DNS e Internet

Como aumentar a velocidade?

A verdade é que não existe alguma forma realmente de acelerar a propagação DNS, mas existem truques que podem ajudar. De 30 min à 48 horas é tempo para ocorrer a propagação nacional, e de 30 min à 72 horas é o tempo para ocorrer a propagação internacional.

Mas ainda é preciso esperar para que o cache DNS do computador do usuário atualize e comece a direcionar o usuário para o novo local. E para resolver esse problema existe um truque, mas só serve para usuários que estejam mudando de hospedagem (do Blogger para o WordPress, ou de hospedagem). O truque é bloquear o antigo local, pois às vezes quando você acessa o site, o computador redireciona para o antigo host. Isso faz com que o computador não tente recarregar o DNS, ai sempre irá para o antigo host, e demorará mais para tudo voltar ao normal. Quando você bloqueia o antigo site para o acesso dos visitantes, o computador entende que algo está errado, e tenta rever as configurações do site, onde descobre que ele mudou de local, e agora é só buscar onde ele realmente está.

Outro problema é que durante a propagação de DNS, você (dono) não pode acessar o site. Nesse caso a solução é usar o DNS do Google. Funciona assim, quando você se conecta à internet, o seu computador procura um servidor DNS disponível, o que você irá fazer é somente informar ao computador que ele deve usar o DNS do Google, que é mais rápido que outros.

E para fazer a mudança você precisa acessar as configurações de internet no seu computador. Se você usa Windows 7 deve acessar Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento. Quando você chegar lá deve procurar a internet ativa e clicar no tipo de conexões, como na imagem abaixo.

Configurar DNS Google 1

Depois em Propriedades.

Configurar DNS Google 2

Clique em Rede, e depois duas vezes em Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4).

Configurar DNS Google 3

Depois marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, e digite os números 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como na imagem abaixo.

Configurar DNS Google 4

Clique em Ok, Ok, Ok e Fechar. Basta agora desconectar e conectar novamente. Quando tentar acessar o seu site novamente perceberá que ele está ativo. Mas lembre-se que nem todo mundo usa o Google DNS, então as outras pessoas ainda não estão vendo seu site, mas essa é a oportunidade de você editar algo nele.

Outra dica é usar o What’s My DNS?, para ver se você configurou tudo certinho, é só digitar a url do site e escolher o tipo, no caso da mudança de servidor o que você deve olhar é o tipo NS. Obs.: Por algum motivo a checagem para o Rio de Janeiro não está funcionando, mas já entrei em contato com o site para informar o problema.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

20 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu ja prefiro usar o site pingdom tools,que mostra a print da tela em tempo real,ai você escolhe o servidor de algum lugar do mundo. ajuda a saber se as suas configuações foram bem sucedidas.

  2. Abra o prompt de comando: tecla win + R , digita cmd + enter.

    agora o comando : ipconfig /flushdns

    vai limpar o cache de dns da sua maquina

  3. Legal…eu estou toda hora mudando de serviços de hospedagem e por isso sempre me estresso com essa porra de Dns….o que eu queria saber é porque na conexão VIVO do meu celular já esta o site novo… e na minha conexão LixoNet ainda vai para o antigo…ja limpei o cache do computador, já fiz o lance do CMD, reiniciei, desliguei o modem e nada….essa porra de NET sempre demora para atualizar

    1. Eu não sei responder ao certo o porque, provavelmente cache DNS na própria NET, eu também sofro com isso, aqui pode demorar até 12 horas pra essa porcaria atualizar.

      Mas, existe uma “gambiarra” que me ajuda muito.

      Logo após criar a hospedagem basta pegar o IP e colocar no arquivo de hosts do Windows. Exemplo;

      192.168.0.100 exemplo.com.br
      192.168.0.100 http://www.exemplo.com.br

      Pronto, com isso você vai forçar a resolução de DNS no seu computador e vai poder visualizar seu site instantaneamente.

      Só não pode esquecer de remover quando terminar de configurar seu site.

  4. Faz mais de 1 mes que abri uma loja online e ate agora não aparece no google, será que leva mais tempo para aparecer ou será que é uma falha no meu site.

  5. Super interessante seu post!
    Na verdade eu estou mudando meu dominio de host e estava super preocupada com a demora na atualização do dns, dai procurando outra coisa nos meus favoritos encontrei esse post 🙂 (super em boa hora hehe)

    [ ]s