Essa é uma dica simples, mas que pode lhe ajudar muito a melhorar seus ganhos com programas de afiliados, principalmente com o Google Adsense.

No caso do Google Adsense a uma relação que talvez você ainda não tenha percebido. Acesse sua área administrativa do Google Adsense e no seu relatório você verá o nome do seu canal (bloco de anúncios), as pageviews, clicks, CTR, CPC, Page RPM e a estimativa de ganhos. Comece a prestar atenção e você verá que, o CTR influi no CPC. E como funciona o CTR? Ele é calculado dividindo-se o número de clicks num bloco de anúncio pelo número de pageviews dele (exibições). Então quanto maior o CTR, melhor para o blogueiro, pois quer dizer que mais pessoas estão clicando em seus anúncios. E é ai que está o detalhe, não me pergunte por que, mas o Google Adsense reserva os anunciantes que pagam mais por clique para os blocos de anúncio que tem um CTR maior, na maioria das vezes. Com isso o CPC (Custo por Clique) aumenta e, em consequência, seus ganhos também.

Como aumentar o CTR de um bloco de anúncios

Uma maneira simples de aumentar o CTR de um bloco de anúncios é fazê-lo aparecer menos, isso mesmo! Por exemplo, eu utilizo aqui no QCB um bloco de anúncio 728×90 ao lado da logomarca. Esse bloco geralmente é bem clicado, mas tem um porém, ele aparece também na página inicial e diminui seu CTR. Para resolver esse problema apresento hoje um código simples para o WordPress.

Siga os passos:

1- Acesse sua conta no Google Adsense e crie dois blocos iguais, um ficará na home e o outro nas demais páginas e artigos
2- Abra seu arquivo header.php e, onde colocou o código atual, apague e substitua por esse abaixo

<?php if(is_home() && !is_paged()) { ?>

<!--bloco somente na página inicial -->
<?php } else { ?>

<!--bloco nas demais páginas -->
<?php } ?>

3- Substitua a parte bloco somente na página inicial pelo seu código adsense para a página inicial. Exclua a linha toda

4- Substitua a parte bloco nas demais páginas pelo seu código adsense para as demais páginas

5- Salve seu arquivo header.php e envie para seu host

Agora é acompanhar os resultados e ver se realmente está fazendo a diferença.

Você pode fazer isso também para outras partes do blog, por exemplo, com o Google Analytics você consegue monitorar suas páginas e saber quais estão dando mais resultados com o Google Adsense, podendo criar blocos de anúncios específicos para determinados artigos. Se você tem certeza que seus blocos não dão resultado para os artigos com menos de 30 dias (ou outro período) você também pode utilizar essa dica, usando, por exemplo, o plugin WhyDoWork.

Não se esqueça de criar critérios para que você possa saber, via relatório, quais os blocos que realmente estão dando resultados. Se não sabe como fazer, sugiro a leitura de meu e-book abaixo, que é gratuito.

Se você sabe como fazer o mesmo procedimento no Blogger ou Tumblr, estamos abertos a Guest Posts, envie seu artigo e teremos o prazer de publicá-lo.

E você, que dicas tem para aumentar o CTR de seus blocos de anúncio do Google Adsense? Deixe sua colaboração ao artigo nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

17 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo, tudo beleza? Sou aluno do clube do marketing, e lendo esse seu artigo fiquei com algumas dúvidas, conforme descrito abaixo. Gostaria que, se possível você me explicasse

    1 – O google diz que não pode alterar os blocos de anúncios (no caso mencionado acima não teria problemas?)

    2 – Ha necessidade de criar 2 blocos de anuncios iguais ou pode-se usar um único bloco nas duas situações?

    3 – Tem que colocar os scripts do adsense no código da head php e depois colocar o mesmo script no conteudo do blog ou se aplica somente a anuncios que ficarão no cabeçalho do blog?

    4 – Porque aumenta o ctr e o cpc usando esse código? Qual é o segredo?

    Desde já agradeço se o amigo puder tirar essas dúvidas

    Abs e bom final de semana

    Att,
    Aurélio

    1. 1- No caso acima, não altero o bloco de anúncios.
      2- Tem que ser um pra cada.
      3- somente no cabeçalho, só se aplica a esses anúncios.
      4- Não tem segredo…

  2. Eu não sei o que está acontecendo! Meus ganhos ficam travados no 0,70 no adsense. Utilizo o WordPress, porém, nunca aumenta, fica travado no 0,70. Sabe o que deve estar acontecendo?

  3. Ola Gustavo, muito obrigado pela dica. Estou começando agora e essa dica que você deu não é tão difícil e muito útil. Valeu mesmo!!

  4. Agradeço a todos pelos comentários e espero que o código ajude a todos a aumentar seus ganhos com o Google Adsense.

  5. Parabéns Gustavo!

    É fantástico saber saber disso, e uma estratégia simples, mas que pode vir a fazer a diferença.
    Obrigado por compartilhar.

    Paz e Sucesso.

  6. Olá Gustavo, saiba que essa dica foi e será muito valiosa para todos que lerem. Muito obrigado por compartilhar, vou utiliza-la agora mesmo!

    Abraços, Arlindo Armando

  7. Gustavo, muito interessante a dica. É extremamente importante que o blogueiro tenha atenção quanto ao numero de vezes que os anúncios são exibidos. O Plugin Whydowork também possui uma opção para que os anuncios são sejam exibidos para o(s) administrador(es) do blog.

    Excelente artigo. Parabéns!

  8. Gustavo, bastante válida essa sua estratégia para ganhar mais com o Adsense, vou tentar usar no Escola Sites e ver o resultado,
    Abraços, meu Guest, vai ficar pronto em breve.