Através de pesquisas, o Google entendeu que alguns autores são reconhecidos pela qualidade de seus artigos e várias pessoas confiam em seus textos porque leram artigos anteriores, ou porque o autor é uma referência na área que escreve. omo o Gustavo Freitas, referência em assuntos relacionados à blogs e à blogosfera.

Com base nisso, o gigante das buscas implementou seu sistema, informando junto aos resultados, o perfil e a foto da pessoa responsável pelo artigo. Como exemplo, quando procuramos sobre assuntos relacionados à SEO, vemos o perfil do  Fábio Ricotta do  Mestre SEO.

perfil do Fabio Ricotta do Mestre SEO nos resultados do Google

Este recurso ajuda no SEO do meu blog?

Este recurso não influencia diretamente o rankeamento, mas torna a postagem mais atraente, influenciando na taxa de cliques. Fica fácil para o usuário reconhecer quem escreveu o artigo.

Implementando a tag Rel=author em um blog com um autor

Para utilizar este recurso, é necessário usar a tag Rel=author em seu blog e ter um perfil no Google +. Para quem entende inglês, este video postado pelo  do Gerenciando Blog traz a explicação oficial do Google sobre o assunto:

Se você ainda não tem uma conta na rede social do Google, é hora de criar a sua. Para conhecer recursos e entender mais sobre o Google +, leia os artigos do Quero Criar um Blog sobre o Google +.

Google + : Conheça a nova rede social do Google

Já logado no Google +, vá em ‘Editar Perfil’. Clique na opção ‘Colaborador de’ e depois em ‘Adicionar link personalizado’. Digite o nome do seu blog e sua ‘url’ (endereço). Se houver mais de um repita a operação. Ao finalizar, clique em “Salvar”. Assim que terminar, o link do seu blog aparescerá em ‘Colaborador de’.

editar perfil no google plus

editar colaborador de google plus

Agora vamos inserir a tag Rel=author em seu blog. É bem simples, basta inserir um link no seu blog para o Google +.

<a rel=”author” href=”https://plus.google.com/u/0/105709802975485954065/”>
Rodrigo Zandonadi no Google+</a>

Se você quer usar um ícone em vez de texto, leia o artigo Como colocar um ícone para o Google+ em seu blog | Quero Criar do Gustavo Freitas. Se você não sabe como pegar a url do seu perfil, acesse  http://plus.google.com, e clique sobre sua foto (você tem que estar logado). Copie o endereço que aparece no navegador sem a palavra ‘about’.

pegando url google plus

 

Implementando a tag Rel=Author em um blog com mais de um autor

No caso de um blog com vários autores, o procedimento é um pouco diferente.  Em seu blog, todos os seus posts devem possuir um rel=”author” para a página do autor, e esta página deve possuir um rel=”me” apontando para o Google Plus.  Por exemplo, em todos os meus posts no Quero Criar um Blog, deve ter um link assim:
<a rel=”Author” href=” https://querocriarumblog.com.br/author/rodrigo-zandonadi/“>
Rodrigo Zandonadi</a>
Esta é minha página no Quero criar um blog. Nela deve ter um link apontando para o meu perfil no Google +, assim:
<a rel=”me” href=”https://plus.google.com/u/0/105709802975485954065/”>
Rodrigo Zandonadi no Google+</a>
No Google +, quando configurar ‘Colaborador de’, coloque sua página de autor.

Testando o Rel=Author

Como saber se deu certo? A ferramenta do Google  Rich Snippets Testing Tool pode lhe indicar se a configuração foi realizada de forma correta. Digite sua url onde está escrito ‘Enter a web page URL to see how it may appear in search results’Você deverá ver uma resposta mostrando sua foto de perfil do Google Plus com a confirmação em verde. Se aparecer a mensagem ‘Warning: Missing required hCard “author”‘, algum procedimento deu errado.

Concluindo

Para concluir, fico com um comentário do Eduardo Gasparetto em seu artigo O que é a Rel=Author?:

‘Assumir a autoria por aquilo que você escreve pode ser o diferencial para trazer mais tráfego a seu site ou mesmo para trabalhar a sua marca pessoal. Acredito que cada vez mais o Google pretende tornar as buscas pessoais usando o que ele aprende sobre seus usuários no Google Plus’.

O que você acha desse novo recurso do Google? Já implementou em seu blog? Gostou dos resultados? Comente abaixo.

 

Rodrigo Zandonadi

Formado em marketing pela UNIP - Universidade Paulista, adoro desenvolvimento web, blogs, wordpress e redes sociais. Dono dos blogs Aprenda Blogando e Universo...

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Olá Camilo

      São poucas as pessoas que aderem à novidades, mesmo quando estas trazem benefícios interessantes. Isso só mostra que você saiu na frente, ganhando pontos com isso. Parabéns!

      Abraços!

    1. Empregodinheiro

      A tag Rel=Author aplica-se a qualquer site ou blog, feito ou não ou não em plataformas de gerenciamento de conteúdo. Isto inclui sites institucionais.

      O nome que aparecerá nos resultados do Google é o do autor do post. Vou pesquisar, pois não sei se há problemas em usar nicknames. Creio que não, mas não afirmarei nada sem me informar antes.

      Abs.

    1. Claudio

      Fico feliz que o assunto tenha te interessado, este é nosso objetivo. Espero que possa implementar este recurso em seu blog e conseguir maiores taxas de cliques.

      Sucesso.

  1. Olá, Rodrigo!

    Eu achei este recurso fantástico! É uma ótima forma de mostrar aos usuários do Google que há uma pessoa por trás daqueles artigos – o que pode motivá-los a visitar o link.

    Fiz a implementação há quase 1 ano, mas só agora os resultados começaram a ser exibidos. Por outro lado, vi que alguns leitores do Gerenciando Blog implementaram as mudanças ontem e hoje já vejo seus rostos nos resultados. Isso significa que o efeito agora é muito rápido!

    Obrigado por citar meu nome em seu artigo!

    Um abraço!

    1. Adelson

      O Gerenciando Blog é uma grande referência na blogosfera. Seus artigos são qualitativos e trazem sempre coisas novas. Tenho aprendido muito com você.

      Obrigado pelos acrescimos no comentário. Ajudam a enriquecer o artigo.

      Abraços.