Todo trabalho de SEO que fazemos em qualquer blog deve ser monitorado para que você consiga mensurar o que está dando certo e o que pode ser melhorado no seu projeto. Para isso, acompanhar a posição das palavras-chave principais do blog no ranking do Google é fundamental.

Esse artigo é um guest post escrito pelo Denilson Marcos. Você pode conhecer mais sobre ele visitando o seu blog.

Hoje apresentamos a você o Serplab, ferramenta gratuita para fazer esse acompanhamento, no mundo do SEO conhecido como “tracker”.

Serplab – Ferramenta gratuita para monitorar palavras chave

O Serplab é uma das ferramentas conhecidas que permite monitorar o maior número palavras-chave de forma gratuita e o seu uso é bem simples, vamos mostrar agora o passo-a-passo para criar o seu primeiro projeto.

Acesse o site do Serplab e no canto superior direito clique em “Sign up” para fazer o seu cadastro. Preencha com e-mail e senha desejados e em seguida clique em “Create Account”. Você receberá no e-mail cadastrado um link de confirmação obrigatório para iniciar o seu projeto.

Após confirmar o e-mail, você terá acesso ao painel para criação do seu projeto, basta clicar em “New Project”, conforme imagem abaixo.

serplab como usar gratuitamente

Particularmente gosto de criar um projeto para cada página que desejo monitorar e em seguida seleciono as palavras-chave.

Para isso, escolha um nome para o seu projeto, vamos usar como exemplo o projeto “Meu site” com a URL http://meusite.com/palavras-chave e marque a opção “Use URL” para forçar o Serplab a utilizar apenas a página informada e não todo o conteúdo do seu blog.

Logo abaixo, em “Keywords” escreva todas as palavras-chave que deseja monitorar, uma por linha, clicando sempre em “add another keyword” para adicionar.

Em “Google region” selecione Brasil. As opções avançadas “Advanced Options” podem ser utilizadas por exemplo para selecionar uma cidade específica ou apenas buscas realizadas através do celular ou tablet.

Quando finalizar, basta clicar em “Add project”, conforme imagem.

como monitorar palavras chave

Em seguida selecione o fuso-horário e clique em “Save”.

Pronto! Agora no canto superior direito clique em “My dashboard” e descendo um pouco selecione o projeto criado, no nosso exemplo “Meu site”.

Nessa tela você pode acompanhar a posição da sua URL para determinada busca, além de excluir e adicionar palavras-chave.

No nosso exemplo não aparece nada pois o site não existe, mas clicando sobre a palavra-chave o Serplab exibe uma prévia, com os 10 primeiros colocados no Google.
Em sua versão gratuita, o Serplab é atualizado a cada 24 hs e você pode monitorar até 300 palavras-chave, é bem mais que outras opções gratuitas permitem.

O Serpfox por exemplo, permite apenas 10 palavras-chave no seu plano gratuito, enquanto o ProRankTracker, também bastante conhecido, permite 20 palavras-chave.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

9 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Excelente meu amigo, adorei a ferramenta, achei muito prática e vou utilizar. Excelente blog de MD, eu também trabalho neste nicho porém estou começando com o conteúdo. Ganhou um seguidor 😉

  2. Uma excelente ferramenta também é o cutrank, é um software em versão free e pro. Há algumas limitações na free, mas nada que inviabilize o monitoramento das palavras chaves escolhidas.

  3. Excelente artigo professor. Eu também uso a ferramenta SERPLAB. Mas não foi por isso que decidi escrever esse comentário. Foi mesmo para partilhar com o pessoal do Quero Criar um Blog mais duas ferramentas sensacionais para monitorar palavras chaves e um artigo que apresenta 25 ferramentas para gerar palavras chave de cauda longa. Abaixo estão os links das ferramentas, bom trabalhos a todos e muito sucesso.
    Ferramenta1 link: http://www.whatsmyserp.com/serpcheck.php
    Ferramenta2 link: https://www.searchenginegenie.com/google-rank-checker.html
    25 ferramentas para gerar long tail link: http://tudosobreseo.info/palavras-chave-de-cauda-longa/