Se você tem um blog ou site em WordPress, deve ter vários cuidados de segurança. Não que o WordPress não seja seguro, a questão é que ele é muito utilizado e por isso mesmo, muito visado pelos hackers.

Existem várias medidas de segurança que você precisa tomar, como:

  • Manter o WordPress atualizado
  • Manter os plugins que usa atualizados
  • Excluir os plugins que não usa mais
  • Manter o seu template atualizado
  • Excluir os templates que não usa mais
  • Não usar o usuário admin
  • Criar senhas fortes

Essas são apenas algumas medidas de segurança, mas hoje quero te passar uma medida de segurança muito fácil de implementar e que vai dar uma camada extra de proteção a sua instalação do WordPress.

Segurança no WordPress: Como esconder o formulário de login

O formulário de login padrão do WordPress fica em urldoseublog/wp-admin, no caso do Quero Criar um Blog seria https://querocriarumblog.com.br/wp-admin. Pelo menos era, até que instalei o plugin HPS Hide Login. E esse caminho é conhecido por todos, como tudo que é “padrão”. Então o hacker para atacar seu blog já tem um passo a menos a fazer. Ele já sabe onde começar o ataque.

Agora mudando o caminho do formulário de login e não o revelando a ninguém, as coisas começam a ficar mais complicadas para quem pensa em atacar seu blog. E para isso criei o vídeo abaixo, para te ensinar a instalar e configurar o plugin WPS Hide Login.

Depois de instalar e configurar, aproveite para acessar e conhecer meu canal no Youtube, tenho por lá vários outros vídeos como esse.

Quer aprender ainda mais?

Se você quer aprender ainda mais sobre WordPress, criação de blogs e como trabalhar com marketing digital, te convido a conhecer o Clube do Marketing Digital, onde se encontram +800 vídeo aulas que vão te ajudar a trabalhar diretamente de sua casa, com seu próprio negócio online.

→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

19 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Dica excelente Gustavo! Realmente é algo extremamente importante, inclusive uma vez eu tive um site que despencou nos resultados do Google devido a invasão, deu uma dor de cabeça pra resolver!
    Vou começar a utilizar esse plugin agora mesmo!

  2. gustavo, nao entendo nada de nada, preciso que vc me esplique passo a passo tudo porque
    senao nao vou captar as coisas , e desculpa ja de antemao se fizer uitas perguntas antes de
    começar, pois quero fazer tudo dentro dos conformes, preciso muito pois fiquei semana passada desmpregado, enao tenho outra saida, quero que vc me oriente bem no inicio pois
    e o mais exencial. OK, meus agradecimentos antecipados

    adeljamar paulo nuernberg

  3. Gustavo este plugin é uma excelente idéia. Fiz a instalação e realmente altera a url do login, mas no meu após efetuar o login esta voltando para o wp-admin e indicando que não encontrou a pagina.

  4. Gustavo, eu to tentando baixar esse plugin mais não estou conseguido, ele não aparece na paginas plugins do wordpress e nem na pagina de plugins do wordpress.org.

      1. Ok, eu já conseguir baixar e instalar :). Gustavo outro plugin muito bom é o Limit Login Attempts, esse plugin limita certa quantidade de tentativa para entrar no site, e também grava IP de quem tentou entrar no site.

        Abraço!

  5. Legal esse plugin. Eu já tive meus blogs invadidos algumas vezes e sei o quanto dá trabalho para eliminar os problemas. Muitas vezes o blog até perde posicionamento por causa disso.
    Vou experimentar o plugin.

    Abraço!

  6. Excelente dica gustavo, nossa, mês passado, todo dia recebia uns 3 emails do servidor avisando de engraçadinhos chutando usuário e senha em um site meu