Há momentos em que o sistema de atualização automática do WordPress não chega ao fim, por algum problema, deixando o nosso site no modo de manutenção permanente com nenhuma forma de ver o site ou até mesmo acessar a área administrativa, o nosso ambiente de trabalho.As causas podem ser muitas. É comum a falta de memória ou permissões na hora de atualizar o banco de dados, que é o passo mais crítico deste processo e onde ocorrem os erros mais frequentes.

Bem, se isso aconteceu com você, é fácil de resolver (ufa!), você só precisa de acesso ao FTP (ou o browser do painel de administração do seu provedor de hospedagem). O que você tem a fazer é isto:

1. Entre na pasta raiz do seu site usando FTP (normalmente “public_html” ou ainda “www”)
2. Localize um arquivo chamado ‘. Maintenance “(note o ponto na frente, que identifica como arquivo oculto, você precisa configurar o seu cliente de FTP para exibir arquivos ocultos)
3. Excluir ou renomear este arquivo
4. Acesse – normalmente agora – o seu site e verifique a atualização que estava em processo em “seusite.com.br / wp-admin upgrade.php /”

Como viram, é muito fácil de corrigir, e a minha recomendação é que caso isso aconteça antes de tentar novamente atualizar o WordPress, desabilitar todos os plugins e ainda alterar o tema, temporariamente usando o tema padrão. Às vezes isso é suficiente.

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Leonardo, deletei o arquivo agora não consigo acesso ao site, dá a mensagem: Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto.

    O que devo fazer..

  2. Por isso que prefiro não atualizar automaticamente, e consigo atualizar de forma rápida mesmo enviando os arquivos manualmente o blog não fica em modo de manutenção nem 10 minutos, agora eu uso o .maintenance também, só que ao invés do wordpress criar automaticamente eu envio manualmente, só por esse breve período, depois deleto.

    Uma outra coisa que acho importante, é ter um servidor local para instalar uma cópia offline do blog.

    Eu sempre testo uma atualização, seja plug-in ou o WordPress mesmo, offline primeiro, assim evito surpresas. Até mesmo as postagens faço antes offline, assim já fico com um clone offline do meu blog sempre atualizado.

    Bom, é só uma dica, mas é preciso um certo conhecimento para instalar o servidor, configurar, mexer no código das páginas quando é necessário, como já era Webmaster antes de ser blogueiro fica mais fácil pra mim.

    Quem tiver também conhecimento para isso ou estiver disposto a adquirir eu acho que vale a pena.

  3. Ainda não testei, apenas acessei o ftp para conferir o arquivo mencionado e vi que ele estava lá. Bacana sua idéia…

  4. Boa tarde. Achei suas informações muito boas.
    Já procurei várias informações para atualizar o wordpress e sempre dá erro.
    Meu provedor disponibiliza a versão 3.1 em inglês.
    Depois de instalado, o painel de controle do wordpress oferece a atualização para 3.2. Só não sei se é em portugues BR, que é o que estou querendo.
    Ao tentar fazer a atualização, aparece a resposta: An automated WordPress update has failed to complete. please attempt the update again now.
    Ao tentar fazer a atualização novamente, apareceu outra resposta:
    Fatal error: Allowed memory size of 262144 bytes exhausted (tried to allocate 1015256 bytes) in /home/lcvimove/public_html/wp-admin/includes/update.php on line 292.
    Estou querendo fazer um blog para meu irmão, que trabalha como corretor (eu não entendo praticamente nada de configurações e ele, menos ainda), com o painel de controle em português, para facilitar a postagem de conteúdo.

    Por favor, poderia me dizer o que estou fazendo de errado? Ou como conseguir deixá-lo em portugues?
    Já procurei de todas as formas e não achei solução.
    Desde já agradeço.
    Grande abraço.

    1. Ola Edson,

      Então pelo que vi está com 2 problemas. Vamos resolvê-los:

      Problema 1 – erro ao atualizar: este erro acontece por causa do tamanho de memória disponível. Entre em contato com o suporte de seu plano de hospedagem, explique o erro a eles e peçam que aumentem a memoria, para que você consiga fazer a atualização.

      Atualização feita, vamos ao

      Problema 2 – Você fez a atualização mas está em inglês. Simples! Basta seguir esses passos: https://querocriarumblog.com.br/como-traduzir-o-wordpress-org-para-o-portugues-do-brasil/

      Grande Abraço!