Manter um blog não é uma das coisas mais fáceis de fazer. Além de escrever é preciso administrar diversas coisas, redes sociais, e-mails e muito mais.
E falando em escrever surge sempre aquela dúvida, qual o tamanho ideal para o meu artigo? 200 ou 1300 palavras? Isso é uma dúvida de muitos blogueiros, principalmente os iniciantes, e até mesmo de quem já está há tempo na blogosfera.
Os adeptos das 200 palavras dizem que as pessoas de hoje não estão mais dispostas a ler longos artigos. Já os adeptos das 1300 palavras dizem que em 200 palavras é impossível dizer tudo o que há para ser dito.
Mas a verdade é que tanto faz se o artigo tem 200 ou 1300 palavras, isso depende muito. Depende do assunto abordado, de quem é o público e se é possível dizer o que quer dizer apenas naquelas poucas palavras.
Outra coisa importante nisso é que não importa o número de palavras que existem neste artigo, muitos blogueiros se esquecem disso, não importa o tamanho do seu artigo, e sim a qualidade que o seu texto tem.
Voltando as aulas de redação, para quem já terminou o 2º grau, é como se analisássemos se o tema foi bem abordado, os recursos de texto foram bem utilizados, se houve adequação gramatical e vocabular, e se o texto teve as famosas coesão e coerência.
Então resumindo, não importa quantas palavras têm o seu texto, e sim se dentro destas palavras há qualidade.
Gostei do seu artigo… passou bem a mensagem.
Mas tenho uma dúvida! O google na hora de posicionar o artigo no mecanismo de busca, não levará em conta a quantidade de palavras do post? Pelo que falam quanto mais palavras melhor o posicionamento não é isso?
Olá Luciano,
Ótimo o seu artigo e sua abordagem em pouco mais de 200 palavras, sendo especifico, 246. Há assuntos que é mesmo necessário mais de 1000 palavras, mas alguns podem ser ditos com pouco mais de 200. A maioria dos artigos grandes são apenas ilustração de um certo modo, já os artigos pequenos vão logo ao assunto, sem cansar o leitor.
Abraços
Este é sempre um tema pertinente. Na minha opinião deve-se procurar sempre a qualidade de conteúdo, tendo em vista os leitores e o nicho.
Concordo que textos muitos longos pode ser um entrave,como tudo deve ser alvo de estudo e teste.
Porque não perguntar aos leitores como preferem?
Acho que a ultima frase resume tudo :o)
Com toda sinceridade não fico muito ligado nessa questão da quantidade de linhas escritas faço o que vem na cabeça e vou sendo criativo.
Olá, Luciano!
Você escreveu um ótimo artigo em 246 palavras! 🙂
Gostei da sua abordagem: há artigos que merecem as 1.300 palavras (e até mais, se forem necessárias) e outros que podem se limitar a poucas palavras. Assim, não há um número mágico a ser perseguido.
O importante sempre será a qualidade do texto – e a concisão é um dos fatores de qualidade. Assim, se a mensagem pode ser transmitida com 200 palavras, não há porque usar mais do que isso.
Um abraço!
Adelson,
Obrigado, e minha intenção era mesmo fazer um artigo com poucos palavras para mostrar que é possível passar a mensagem mesmo em um texto curto.