Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre o conteúdo do blog. Se o seu blog é um blog profissional, você precisa escrever conteúdo de qualidade, não importando o nicho no qual esteja inserido.

Se você ainda não leu os outros artigos da série Blog Profissional, sugiro que leia antes de continuar, pois eles estão sendo escritos em sequência e poderá ser confuso iniciar por esse artigo.

  • O que é um blog profissional
  • Como criar um blog profissional
  • Como escolher um assunto para seu blog de nicho
  • Como escolher um domínio próprio para seu blog profissional
  • Como criar um layout de qualidade para seu Blog Profissional
  • Crie páginas especiais para seu blog profissional

conteudorelevante

Como produzir conteúdo de qualidade para um blog profissional

O primeiro passo para escrever conteúdo de qualidade num blog profissional é entender do assunto, do nicho ao qual seu blog está inserido.

Você pode se enganar (pensando que pode enganar seus leitores), mas os leitores saberão logo se o que você está falando é com conhecimento do assunto, ou é apenas um Control + C, Control + V de algum conteúdo publicado por outros autor.

Mas somente entender do assunto não é o suficiente. A concorrência é grande e você precisa cativar seus leitores. Uma das melhores maneiras para isso é criar conteúdo relevante, ou seja, criar artigos que contenham os assuntos mais importantes para seu nicho. Aos poucos seu blog pode se tornar uma referência no assunto, o que não é fácil, mas se você se dedicar ao blog e ao assunto isso pode se tornar realidade.

Cuidado com os erros de português

Não importa de qual assunto seu blog trate, se você está utilizando a Língua Portuguesa precisa tomar cuidado com os erros de português. Uma boa maneira de evitá-los é utilizando um corretor ortográfico, ou um dicionário, outro é se aperfeiçoar no português, fazendo um curso online.

Claro que todos podemos errar no português, mas o que você precisa evitar é os erros que irritam as pessoas, como falta de acentos, falta de pontuação (dificulta muito a leitura, a torna cansativa para o cérebro humano) e o miguxês, esse deve ser evitado, ninguém leva um blog a sério com esse “estilo de escrita”.

Conclusão

Para ter um blog profissional você precisa se aperfeiçoar. Tanto no assunto que deseja escrever como nas técnicas de escrita para aquele assunto específico. Consulte os links deixados no artigo, aperfeiçoe seu português, salve um dos dicionários online no seu navegador e comece a produzir conteúdo de qualidade, pois é o conteúdo que irá atrair e reter seus visitantes. Até o próximo artigo da série!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Antonio,
    obrigado pelo comentário. Conteúdo de qualidade deve sempre ser o objetivo de um blogueiro.
    abraço.

  2. Olá, Gustavo!
    Parabéns pelo ótimo post. Contém informações simples mas essenciais para o sucesso.
    Em relação à cópia de conteúdo, já vi muitos blogueiros copiando conteúdo de qualidade, com um português limpo e sem erros e, quando escrevem, o fazem cheio de problemas. Isso é um ponto que muitos blogueiros não percebem e, por isso, acabam não atingindo o sucesso que almejam.

  3. Excelente artigo.
    è essencial saber-se que o mais importante num blog de sucesso é a qualidade dos artigos!

    1. Concordo contigo Antônio!

      Conteúdos de Qualidade é a principal causa de sucesso de um blog.

      Vou acrescentar algo.

      Existe uma pergunta interessante que realizo afim de escrever conteúdo de qualidade em meu blog. Antes de iniciar a produção de uma postagem , perguntar: ” O que posso escrever que ajudará alguém a solucionar um problema?”

      Creio que a Missão de nós blogueiros seja ajudar pessoas a solucionar seus problemas.

      A Minha Fórmula é :

      — Conteúdo de Qualidade = Conhecimento Solucionador de problema—-

      Abraços!!

  4. Leonardo,
    o conteúdo é essencial, pois é o que o leitor está procurando.
    obrigado pelo comentário.
    abraço.

  5. Concerteza um dos fatores que eu acho mais influentes em um blog é o conteúdo, a escrita em si e a organização em geral.

    Ótimo artigo. Abraços!