Para um blogueiro, controlar o seu rendimento financeiro é fundamental. Saber exatamente sua receita (valores recebidos) é o primeiro passo para entender-se o quanto pode ser investido, poupado, bem como utilizado para despesas pessoais.

Felizmente, dispomos de várias ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. O Excel é uma delas. Há algum tempo, o Paulo Faustino, da Escola Dinheiro, falou sobre a importância do blogueiro controlar seus rendimentos. Inclusive ele disponibilizou uma planilha, a qual realizei alguns ajustes para publicá-la aqui (com sua autorização, claro!), justamente se adequando melhor às necessidades dos brasileiros, trabalhando somente com o Real como moeda e também inserindo outros tópicos citados pelo Paulo.

NA PLANILHA ORIGINAL

Na planilha original, disponibilizada pelo Paulo, o blogueiro pode informar os valores mensais de cada uma das maneiras que realiza para ganhar dinheiro no seu blog (Programas de afiliados, banners, publieditoriais, etc.). Os rendimentos são calculados em um total anual e são representados em porcentagem quanto cada forma de rentabilização corresponde no faturamento. Os valores são computados em Euro e convertidos em Real, de acordo com a taxa de câmbio, que deve ser informada pelo usuário.

NA PLANILHA MODIFICADA

Na planilha modificada e disponibilizada aqui no Quero Criar um Blog, com autorização do Paulo Faustino, os valores em Euro foram retirados, prevalecendo a moeda brasileira Real.  Também foi aplicado cores e bordas para melhorar o visual. Além de corrigir a fórmula da coluna porcentagem que exibia uma mensagem de erro por não ter valores informados na planilha.

Outras mudanças foram realizadas de acordo com questões abordadas pelo Paulo no artigo que ele disponibiliza a planilha. Onde o mesmo sugeri que o blogueiro disponibilize 20% do rendimento bruto para realização de investimentos e aproximadamente 10% para poupança. Ou seja, foram inseridos os campos que calculam essas porcentagens.

Por fim, resta o rendimento líquido, aquele que o blogueiro fará uso para manter suas despesas pessoais. Os valores estão destacados tanto mensalmente, como anualmente. Um gráfico também foi criado para melhor entendimento, além da inclusão de um calendário.

FAÇA DOWNLOAD DA PLANILHA

Venho fazendo uso da planilha e a mesma está funcionando perfeitamente. Para conferir suas funcionalidades e utilidade, faça agora mesmo o download dela clicando no link abaixo:

Use-a e compartilhe sua opinião conosco!

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, fique à vontade para entrar em contato através dos comentários ou até mesmo do Twitter.

Até a próxima!

Crédito Imagem: Escola Dinheiro.

Laurentino Mello

Instrutor de cursos profissionalizantes na área de Informática, Blogueiro Part-time e Cursa Gestão da Tecnologia da Informação. Adora compartilhar o seu conhecimento na Web. Você encontra ele também...

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.