8 passos para criar um blog de sucesso

Criar um blog de sucesso não é uma tarefa simples. Com esse artigo quero te ajudar a entender os passos necessário para criar um blog de sucesso e começar a estruturar seu negócio online baseado nesse tipo de ferramenta online.

Criei meu primeiro blog em fevereiro de 2008 e esse blog no início de 2009. De lá pra cá já forma +100 blogs de sucesso criados com o passo a passo que vou te mostrar nesse artigo, então leia com calma e, qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário no final do artigo.

8 passos para criar um blog de sucesso

Vou relacionar os 8 passos para criar um blog de sucesso baseado no que já passei nesses 9 anos trabalhando com blogs, onde tive muitos sucessos e também fracassos. Espero que te ajude a criar também seu primeiro blog de sucesso.

1- Escolha do nicho ou micro nicho

A maneira correta de se começar um blog de sucesso é pensar primeiro no nicho ou micro nicho de atuação. Já monetizei muito blogs de nicho (como é o Quero Criar um Blog), mas hoje prefiro blogs de micro nicho, pois ainda existem milhares de micro nichos que não são explorados e assim, com menos concorrência, consigo me posicionar rapidamente e ganhar mais visitas.

Para definir um blog de micro nicho, começo relacionando os principais problemas do nicho em que pretendo atuar. Se você não sabe quais são esses problemas, recomendo que, primeiro, estude um pouco mais sobre o assunto. Um dos pontos que mais fazem blogueiros iniciantes desistir é não conseguir visitas e seguidores em seus blogs, e isso, geralmente, tem relação com produção de conteúdo em assuntos que não entendem nem um pouco.

Um conselho de quem já faz isso há quase 10 anos… trabalhe no que gosta e/ou no que entende. Suas chances de sucesso serão maiores.

→ Assista as aulas da Semana do Micro Nicho [GRÁTIS]

2- Registro do domínio

Depois da definição do micro nicho de atuação, é a hora de partir para a escolha e registro do domínio. Embora muitos vão dizer que não funciona, uso e dá resultados pra mim colocar a palavra chave principal do assunto abordado no blog na url.

Por exemplo, quando criei o Quero Criar um Blog (lá se vão 8 anos) o assunto principal seria “como criar um blog”, mas não consegui o domínio, então ficou Quero Criar um Blog. Procure seguir essa dica e será mais um fator a te ajudar a ter um blog de sucesso.

3- Escolha da plataforma

Quando criei meu primeiro blog, em fevereiro de 2008, só conhecia a plataforma Blogger, mas hoje existem várias plataformas para escolher, então vou falar um pouco sobre as duas que mais são utilizadas hoje.

Blogger

Comecei nessa plataforma, e ainda é a primeira escolha da maioria das pessoas que entram na internet pesquisando por como criar um blog. No artigo abaixo você aprende como criar seu primeiro blog no Blogger.

O Blogger permite criar um blog sem necessidade de registrar um domínio próprio, mas não recomendo, pois isso vai dificultar seu trabalho mais a frente.

WordPress

Depois que conheci o WordPress, cerca de 3 meses depois de criar meu primeiro blog no Blogger, estudei sobre ele e depois migrei meus projetos. Ainda fiquei com alguns blogs no Blogger, mas depois migrei todos e não trabalhei mais com o Blogger. É muito difícil ter tempo para estudar e conhecer sobre duas plataformas, então é melhor ficar apenas com uma.

O WordPress possui duas versões, uma é o wordpress.com, que na minha opinião é o concorrente direto do Blogger e a outra é o WordPress.org, que é a versão que uso e recomendo. Para instalar o WordPress.org é muito simples, basta contratar um serviço de hospedagem, registrar o domínio e fazer a instalação. No artigo abaixo mostro como instalar o WordPress numa hospedagem grátis (somente para testes).

O Blogger e o WordPress.org são dois sistemas muito bons, mas como trabalho há anos com o WordPress, é o que recomendo para criação de blogs profissionais.

4- Configuração profissional do blog

Após a criação do blog, é o momento de fazer a configuração profissional do seu blog, e é nesse ponto que muitos falham. É preciso conhecer bem a plataforma que está trabalhando e fazer as configurações da maneira correta.

Nesse ponto também você escolhe o template. O que recomendo nesse ponto é evitar templates que chamem mais a atenção que o próprio conteúdo, pois irá também tirar a atenção do visitante dos banners e links nos artigos, que vão gerar dinheiro para seu blog.

No WordPress ainda é necessário configurar alguns plugins que vão te ajudar a manter seu blog num nível profissional.

5- Foco na solução do problema

Esse é outro ponto essencial. Lembra do passo 1? Da lista de problemas do micro nicho? É aqui que você vai usar aquele conhecimento para gerar solução desses problemas através de artigos. As pessoas vão para os mecanismos de pesquisa em busca de solução de problemas, e é isso que você vai entregar para elas.

Chamo essa técnica de FSP, ou seja, Foco na Solução do Problema. E essa técnica sempre me deu muitos resultados em meus blogs, então sugiro que faça isso, selecione os problemas e comece a escrever artigos que solucionem esses problemas.

6- Seo onpage

Sem visitas seu blog não é nada, por isso é necessário entender o mínimo de Seo para não fazer feio e ficar sem visitas no seu blog profissional. O Seo onpage é tudo que você tem controle, ou seja, na criação do blog você vai fazer configurações necessárias para que os mecanismos de pesquisa possam te encontrar, e ainda cadastrar seu blog no Google e Bing.

Na hora de escrever os artigos, você também irá seguir algumas dicas para ficar dentro do que o Google recomenda para que ele o encontre e o classifique nas pesquisas. Nesse ponto o WordPress é muito superior, pois existem plugins que vão te ajudar a escrever os artigos dentro das regras. O plugin que uso para esse fim é o Yoast SEO. No Blogger, você pode usar esse sistema que criei anos atrás baseado no Yoast.

7- Seo offpage

Esse é o Seo que você não tem muito controle, pois é tudo que é feito fora do seu blog, como backlinks e outros pontos importantes para o ranqueamento do seu blog profissional. O Google é bem rigoroso com essa parte e se você não souber o que está fazendo, pode prejudicar seu blog a médio e longo prazo. Então tome cuidado.

Resumindo você precisa conseguir links de outros blogs ou então de web 2.0 para que o Google comece a perceber seu blog e comece a subir ele nas posições. Parece simples, mas não é, então estude muito bem essa parte antes de tentar colocar em prática.

8- Monetização do blog

Depois que tudo estiver pronto, chegou a hora de receber pelo seu trabalho árduo, então você já pode começar a estudar sobre monetização do seu blog. Hoje se fala muito aqui no Brasil sobre marketing de afiliação voltado para Infoprodutos, mas existem várias outras maneiras.

As que indico são, justamente a afiliação com infoprodutos usando a Monetizze e também trabalhar com o Google Adsense, o serviço de anúncios do Google que paga em dólar.

Dicas extras

Criar um blog de sucesso não é uma tarefa fácil, mas seguindo os 8 passos acima você vai conseguir chegar lá. Agora se quer diminuir esse tempo, posso te ajudar a ter um blog de sucesso com as duas dicas extras abaixo.

1- Blog Instantâneo

Lancei um serviço chamado Blog Instantâneo, onde você pode escolher um de meus blogs que já estão funcionando e comprar, para começar a trabalhar da maneira certa, com um projeto já em andamento.

Para entender como funciona basta acessar o link abaixo e tirar todas as suas dúvidas.

→ Quero conhecer o Blog Instantâneo

2- Clube do Marketing Digital

Se você quer aprender como criar um blog de sucesso usando o WordPress, recomendo que entre no Clube do Marketing Digital. Lá você encontra vários cursos para te ajudar a criar seu projeto online de maneira profissional como o WordPress para Blogueiros 2.0, o curso para encontrar micro nichos e o Google Adsense Experts, além de vários outros cursos que pode conferir no link abaixo.

→ Quero conhecer o Clube do Marketing Digital

Qualquer dúvida basta deixar um comentário.

8 passos para criar um blog de sucesso
4.7 (94.29%) 7 votes

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Website: https://querocriarumblog.com.br/

18 Comentários

  1. Trabalho com Marketing Digital a Muito tempo e li vários artigos relacionado a esse tema, primeira vez que vejo um artigo que explique nos mínimos detalhes. Obrigado Por ter compartilhado…

  2. muito bom para quem ta começando com blog, parabéns e obrigado pelo artigo, estou começando agora com blog e me ajudou muito

  3. Gostei dos 8 passos, estou com um projeto em mente, mas agora deu uma animada. Muito obrigado

  4. Muito Bom. Realmente são Dicas de muito boas me ajudou muito. Meu site não esta bem posicionado no google e tenho poucas visitas ainda. Teria alguma dica para me ajudar

    • Se ele está bem posicionado (nas 5 primeiras posições) e tem poucas visitas, ou o termo que posicionou tem poucas pesquisas ou então seu título não está atrativo e não está levando as pessoas a clicar. Precisa analisar isso.

  5. Me tirar uma duvida por fazer, seria alguém nicho especifico para essas dicas ? Ou posso usa essas dicas em qualquer nicho de sites ? (noticias, humor, dicas…)

  6. Muito bacana suas dicas e informações, obrigada.
    Eu fiz meu primeiro blog há mais ou menos 01 mês atrás, agora estou estudando a parte de SEO para tentar colocá-lo pelo menos na primeira página do Google, sem pagar, é trabalhoso mas vale a pena!
    Um Abraço.

  7. Gustavo Freitas,não consegui por email neste campo “Como EU ganho dinheiro na internet” ,da um erro 404 de mail chiping….

  8. Micael de Alcamin

    Muito bom o artigo. Artigo bem explicativo parabéns professor.

Deixe uma resposta