Uma das melhores formas de fidelizar leitores pro seu blog é oferecendo opções pra que eles sigam-no através de feeds, seja via leitores on line ou pelo browser, ou também via assinatura por e-mail.

Mas começa a virar um problema quando você perde ou deixa de ganhar leitores desta categoria, que são muito importantes. Afim de evitar esse tipo de prejuízo, vou dar aqui algumas dicas que tem funcionado comigo.

Antes de ir direto ao assunto, vale lembrar que vou tomar por base o serviço de feeds do Google, e também mais popular; o Feedburner. E vamos dividir os problemas em duas categorias:

1 – Quando você deixa de ganhar assinantes de feed

Como disse no primeiro parágrafo do artigo, os assinantes de feed são leitores fiés do seu blog, o que os torna muito importantes. Pra evitar que seu blog deixe de ganhar esses leitores, é importante que se tome algumas atitudes:

  • Facilite a assinatura. Deixe o link de feed ou o de assinatura por e-mail bem visível no seu blog. Use um ícone chamativo, mas que combine com seu template.
  • O mundo, e principalmente o Brasil, ganha a cada dia milhares de novos usuários de internet, o que os torna leitores em potencial de seu blog. Por isso, muita gente ainda não sabe o que é um feed. Crie um artigo explicando o que é, as vantagens, e como fazer pra assinar, e coloque um link dele perto da área de assinatura. Deixe claro que é gratuito. Essa palavrinha tem força.

2 – Quando você perde assinantes

Esse é o problema maior, quando se perde assinantes. Mas é possível recuperar alguns leitores que “foram embora”, se prevenindo e agindo rápido:

  • Não forneça seu feed com o resumo dos artigos, e sim completo. Esse tipo de leitor preza pela praticidade. Forçá-lo a ir até o seu blog pode acabar virando um mau negócio. Essa prática funciona em casos especiais, dependendo do nicho ou do fluxo de postagens.
  • Não fique muito tempo sem postar. Quem assina feeds quer receber novidades com uma certa frequência.
  • Quando um leitor assina pra receber o feed por e-mail, ele recebe uma mensagem pra confirmar a assinatura. É um procedimento necessário, até pra se evitar spam. O problema é que muitos não fazem isso, e infelizmente o Feedburner não reenvia automaticamente pro leitor uma mensagem de alerta (fica a dica, Google). É trabalhoso, mas você pode fazer isso manualmente. No Feedburner, há uma opção de controle de assinantes por e-mail. Vá na aba Publicar, e depois em Subscription Management. Na lista, verifique os usuários com status “não verificado”. Crie uma mensagem padrão pra isso, e envie pra esses usuários. Observem o modelo que eu criei pro meu blog, o Caixa do Junior. Se quiser usar, substitua o nome do meu blog pelo seu:

Olá!

Recentemente você solicitou a assinatura do blog Caixa do Junior para receber as atualizações por e-mail.
Mas o motivo desta mensagem é avisá-lo de que você não confirmou a assinatura, o que te faz não receber.
Sugiro à você verificar na sua caixa de spam ou lixeira o e-mail com o pedido de confirmação da assinatura, que está sob o título “Ativação da sua assinatura de Email para: Caixa do Junior”, e seguir as instruções.
Qualquer dúvida, prontamente atenderei.

Obrigado e abraços.

  • Se alguém cancelar a assinatura, o Feedburner te alerta, com o e-mail do usuário. Apesar de haver a possibilidade do leitor ter encerrado a conta do serviço de e-mail dele, mando essa mensagem padrão mesmo assim, que você também pode usar:

Olá,

Recentemente você optou por cancelar sua assinatura de feed do blog Caixa do Junior.
Gostaria de saber o real motivo do cancelamento, pois serviria como ajuda para avaliar a decisão, afim de melhorar o serviço e/ou o conteúdo do blog.
Caso não tenha cancelado a assinatura, peço desculpas, e a desconsideração desta mensagem.

Obrigado e abraços.

  • Aconselho a você seguir esses procedimentos de envio de alertas no máximo duas vezes pra cada leitor, caso você não tenha notado o retorno dele ou uma mudança de staaus na sua lista de assinantes. Mais que isso pode afastá-lo de vez do seu blog.

Bom, esses são os procedimentos que adoto, e tem surtido efeito. Comece a adotá-los, e deixe um comentário sobre seus resultados.

 

 

 

 

 

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

1 Comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gostaei da dica de enviar email para quem não confirma o cadastro. Porém fiz uma pequena mudança em uma parte do texto que achei melhor.

    Mas o motivo desta mensagem é avisar que você não confirmou a assinatura, e não recebe as mensagens do site no seu email.

    E onde esta (a assinatura do blog Caixa do Junior para) coloquei é claro o nome do meu site mas com um link para o site sendo assim a pessoa lembra de qual era o site que visitou.