Quem é usuário do famoso navegador de internet Firefox, ou do versátil gerenciador de e-mail, o Thunderbird, com certeza conhece a Mozilla. Pois além dessas duas poderosas ferramentas, a empresa lança um projeto muito interessante que permite o desenvolvimento de sites, sem que o usuário tenha necessariamente conhecimento aprofundado sobre programação, o Mozilla Webmaker.

Trata-se de um projeto voltado exclusivamente para a criação de sites, onde tudo é online. Se você é muito, digamos, “cru” quando o assunto é programação, não tem com que se preocupar, pois o serviço ensina de um modo interativo e divertido alguns passos de como desenvolver seus projetos. Clique na aba Projects na parte superior da página principal do serviço, escolha seu nível de conhecimento, tipo de projeto que quer aprender, as ferramentas a serem utilizadas e aprenda brincando.

E por falar em ferramentas, a que mais me chamou atenção foi com certeza o Thimble. Com ele, você cria seu site em HTML e CSS e vai observando, em tempo real, seus resultados obtidos. Conforme vai-se inserindo os códigos, o serviço vai orientando com dicas de formatação e alertando sobre possíveis erros. Veja um exemplo aí na imagem abaixo (clique nela para ampliar):

Usando Thimble. Clique na imagem para ampliar.

 

Infelizmente, e até por ser novidade, o serviço é todo em inglês, mas é bem intuitivo. Acesse o Mozilla Webmaker e teste. Vale a pena conferir, principalmente blogueiros ou quem tem interesse em trabalhar e investir na carreira web.

 

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.